Blog da Cidha Cunha

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

SANTOS DO DIA


OS SANTOS



Santo (do termo latino sanctu, "estabelecido segundo a lei", "que se tornou sagrado") é tudo aquilo que é sagrado, ou seja, que está conforme os preceitos religiosos e a divindade [Salmos 15/16, 3] [Mateus 5, 3-12].
Para o Cristianismo e Catolicismo, "santo" é todo aquele que já está no céu, junto de Deus, aguardando a parúsia (segunda vinda de Cristo) [Apocalipse 5, 7-10 e 8, 2-4] [2 Macabeus 15, 6-17]. Aqueles que a Igreja Católica reconhece como santos, através da canonização, [1] são as pessoas que desempenharam uma obra admirável, ou cuja vida serve de testemunho aos demais católicos [1 Cor 12, 31]. Na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana, pessoas reconhecidas por virtudes especiais podem receber, também, o título de Santo, porém a Igreja Católica foi a que mais gerou santos na sua História. Esse título denota que, além de grande caráter, a pessoa está na graça de Deus (no Céu), mas a falta desse reconhecimento formal não significa necessariamente que o indivíduo não seja um santo. Aqueles santos que não possuem o reconhecimento formal da Igreja Católica recebem o título de Santos Anônimos. Para celebrar a honra desses santos, foi instituído  DIA 2 DE NOVEMBRO o “Dia de Todos-os-Santos”  pelo Papa Gregório III.

Dia de todos os santos

Na Igreja Católica, o dia de "Todos os Santos" é celebrado no dia 1 de novembro e o de "Finados" no dia 2 de novembro. Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam, inicialmente, as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se, nelas, orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma. Posteriormente tornou-se habitual erigirem-se igrejas e basílicas dedicadas a sua memória nesses mesmos locais.

SANTOS DE CADA MÊS

JANEIRO






Nenhum comentário:

Postar um comentário