Blog da Cidha Cunha

sábado, 9 de junho de 2018

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA - 09 De Junho -

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA - 09/06 -

 JOSÉ DE ANCHIETA


Hoje 9 de junho é dia de São José De Anchieta, nasceu nas Ilhas Canárias no ano de 1534, e logo na sua adolescência foi estudar na cidade de Coimbra em Portugal, onde se distinguiu por suas virtudes. Com apenas 16 anos diante de uma imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho fez um voto de castidade consagrando sua virgindade à Virgem Maria.
Após alguns anos São José  de Anchieta ingressou na recém-fundada Companhia de Jesus, onde participou de várias missas, desenvolvendo uma piedade eucarística, aprendendo a adorar o Senhor na hóstia consagrada.
Chegando ao Brasil São José  de Anchieta teve como sua primeira missão ajudar a organizar o Colégio de Jesus. Ainda neste ano o padre faria sua primeira visita à aldeia de Reritiba.
Após árduo trabalho na Bahia Padre Anchieta seguiu para o litoral paulista, e lá presenciou uma grande humilhação e injustiça sofrida pelos nativos, então ele se posiciona em favor dos humilhados, ofendidos e dos indígenas.
Em 25 de Janeiro de 1554 São José  de Anchieta junto com Manuel de Nóbrega, Anchieta fundou outra escola Jesuíta, o Colégio Piratininga, núcleo do que mais tarde veio a ser cidade de São Paulo.
No dia 9 de julho de 1597, São José de  Anchieta morreu vítima de um acidente fatal, ao tentar descer a escada da cela para socorrer um índio doente
O frágil e desengonçado adolescente da Espanha tinha se tomado um gigante em terras brasileiras.era chamado de 'paizinho' pelos indígenas; agora é chamado de "Apóstolo do Brasil". Foi beatificado por João Paulo II em 1980 e canonizado pelo Papa Francisco em 3 de abril de 2014.

ORAÇÃO Á SÃO JOSÉ DE ANCHIETA
São José de Anchieta,
Apóstolo do Brasil,
Poeta da Virgem Maria,
Intercede por nós hoje e sempre.
Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus
Como tu 
O serviste nos mais pobres e necessitados.
Protege-nos de todos os males
Do corpo e da alma.
E, se for vontade de Deus,
Alcança-nos a graça que agora te pedimos
(pede-se a graça)
São José de Anchieta, rogai por nós!
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário