Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 28 de março de 2017

São Xisto lll - 28 de Março -

São Xisto - 28/03 -



Pouco se conhece sobre as origens de São Xisto III, porém sabe-se que nutria grande
amizade por Santo Agostinho, além de travar uma árdua luta contra heresias que
ameaçavam o futuro da Igreja.
Por muito tempo São Xisto III foi neutro quanto às situações da Igreja, porém advertido por Santo Agostinho e o então Papa Zózimo abraçou a luta contra o pelagianismo que pregava que negava o pecado original, bem como a fragilidade e a corrupção inerente à natureza humana, chegando inclusive a defender a ideia de que o homem tinha a capacidade de por sua própria força pecar sem precisar da graça de Deus. Sendo assim no ano de 428 ao assumir o posto de Papa, Xisto III agiu com grande firmeza, tendo inclusive um pedido de moderação em suas atitudes feitas por Santo Agostinho. Assim então colocando o fim naquela doutrina herege.
Além de suas lutas contra inúmeras heresias, São Xisto III também foi conhecido por em 431 no Concílio de Éfeso aclamou a Mãe de Jesus como Mãe de Deus, além de mandar ampliar a basílica dedicada à Santa Mãe das Neves, que se situava no monte Esquilino, sendo mais tarde nomeada: Santa Maria Maior (sendo esta conhecida como a Igreja mais antiga do ocidente dedicada a Nossa Senhora).
Além do mais São Xisto III deu origem a tradição do Presépio (tendo trazido para a montagem do primeiro presépio tábuas de jerusalém que se encontravam em uma gruta que diz a tradição ter acolhido Jesu, além da Missa do Galo.
Morreria no dia 19 de agosto de 440m deixando como sucessor indicado Leão Magno. A Igreja indicou sua celebração para o dia 28 de março, após a última reforma oficial do calendário litúrgico.
Intervenção na política
O papa Xisto III demonstrou ainda forte autoridade papal numa disputa com um patriarca chamado Proclo. O imperador romano do Oriente queria que a região da lliría passasse para o governo de Constantinopla. Para tanto, contava com o auxílio de Procolo. Xisto III escreveu muito e trabalhou para que a região fosse mantida sob o governo romano do Ocidente. E conseguiu.
Santa Maria Maior
No Concílio de Éfeso, ocorrido em 431, a Virgem Maria foi proclamada Mãe de Deus. Por isso, o Papa Xisto III, depois de eleito, ampliou e enriqueceu uma basílica que era dedicada à Santa Mãe das Neves. Esta, ficava no alto do monte Esquilino. Mais tarde ela passou a ser chamada de Basílica de Santa Maria Maior. O notável é que esta igreja é a primeira igreja do Ocidente dedicada a Nossa Senhora. Assim, os fiéis católicos receberam um maravilhoso monumento dedicado ao culto da Virgem Maria.
Tábuas da manjedoura e missa do galo
Havia na Palestina algumas tábuas guardadas e veneradas como tendo pertencido à manjedoura que acolheu o salvador quando ele nasceu em Belém. O Papa Xisto III pediu que essas relíquias fossem trasladadas para a mesma Igreja em Roma. Assim, ele deu origem à tradição do presépio que, mais tarde, São Francisco aprimorou. Xisto III também Introduziu na cultura ocidental a Missa do Galo, que passou a ser celebrada na noite do Natal. Esta missa já era celebrada na cidade de Jerusalém, na Terra Santa, desde os primórdios da Igreja.
Grande construtor
Durante todo o pontificado, o Papa Xisto III realizou uma enorme atividade na área da construção. Construiu inúmeras igrejas e reformou outras tantas. Dentre elas se destaca a esplendorosa basílica de São Lourenço, situada em Lucina, na Itália.
Morte
São Xisto III faleceu no dia 19 de agosto do ano 440. Antes de morrer, indicou aquele que, segundo o seu coração, deveria ser seu sucessor: Leão Magno. Este, de fato, o sucedeu e se tornou um dos papas mais importantes para a Igreja dos primeiros séculos. A Igreja instituiu sua festa no dia 28 de março.

Oração a São Xisto III
Ó  Deus,
Que destes a São Xisto III
 A graça de governar a Igreja com sabedoria,
 Firmeza, fidelidade e austeridade,
 Dai também a nós a graça de governar nossa vida 
 Conforme a vossa vontade, com sabedoria e fidelidade à vossa Palavra. 
 Por nosso Senhor Jesus cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, 
 Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário