Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PLANO DE AULA do berçário ao 1º ano-(seis anos)

Atividades que podem ser trabalhadas no Berçário I,Berçário II,Jardim,Pré e 1º Ano.










Berçário I ( 4 meses a 1 ano e meio)

Objetivo: Transmitir um ambiente acolhedor e seguro, possibilitando ao bebê um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

Conteudos:• Cuidados básicos de higiene e saúde;
• Estimulação tátil, através de carícias e afago ao bebê;
• Estimulação visual, por meio de objetos coloridos, vídeos e livros de bebê;
• Estimulação verbal, por meio de conversas, sons de brinquedos e músicas;
• Estimulação motora básica do bebê, incentivando a criança a buscar um objeto primeiro com as mãos, depois se arrastando ou engatinhando até que ele consiga andar;
• Estimulação do próprio corpo, mostrando e nomeando partes do corpo;
• Introdução de alimentos com alegria e paciência;
• Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário;
• Banhos agradáveis, acompanhados de conversas, livros e músicas;
• Músicas gestuais e cantigas de roda;
• Incentivo à fala.

Berçário II (1 ano e meio a 2 anos)

Objetivo: promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, bem como dar ênfase à musicas, à artes e ao desenvolvimento da linguagem, por meio de estórias, rodas e conversas.

Conteúdos:
• Brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-monta;
• Estimulação do próprio corpo;
• Trabalhos manuais com massinhas e argila;
• Garatujas: pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta;
• Incentivo ao uso do banheiro/ penico (controle de esfíncteres);
• Incentivo ao uso de escova de dentes;
• Incentivo a alimentar-se sozinho;
• Integração social, por brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
• Incentivo e desenvolvimento da fala, procurando ampliar o vocabulário;
• Traçados simples: coordenação motora;
• Apresentação das cores;
• Contos de histórias curtas;
• Atividades de músicas e cantigas de rodas;
• Brincadeiras de imitação;
• Brincadeiras livres no parque;
• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar a si próprio e/ou ao outro em perigo.

Maternal (2 anos e meio a 3 anos)Objetivo: Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora fina, introduzir conceitos disciplinares.

Conteúdos:
1 – Coordenação motora ampla;
2 – Coordenação motora fina;
3 – Discriminação auditiva e visual;
4 – Expressão oral (historias, músicas, contos, teatro, etc);
5 – Estudo do nome próprio;
6 – Apresentação das vogais;
7 – Reconhecimento, discriminação e contagem dos numerais de 1 até 10;
8 – Reproduzir seqüências e seriações;
9 – Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
10 – Desenvolver a lateralidade;
11 – Introduzir o raciocínio lógico e suas estruturas;
12 – Estimular o conhecimento da história brasileira, por meio das datas comemorativas;
13 – Desenvolvimento da socialização;
14 – Desenvolver noção de hoje, ontem, amanhã, bem como dia e noite;
15 – Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância;
16 – Estimulação do meio ambiente;
17 – Desenvolver a capacidade de auto-higiene corporal, localizando e nomeando as partes do corpo;
18 – Estimulação dos 5 sentidos;
19 – Desenhos livres.


Jardim (4  anos)
Objetivo: Desenvolver habilidades para uma futura alfabetização, assim como o fortalecimento da auto-estima e o gosto pelo aprendizado.

Conteúdos:
1 – Coordenação viso-motora;
2 – Percepção visual;
3 – Estudo do alfabeto partindo do nome próprio;
4 – Orientação temporal/espacial;
5 – Números e quantidades de 0 à 20;
6 – Estruturas lógicas;
7 – Formas Geométricas;
8 – Medidas;
9 – Eu, família, casa
10 – Escola;
11 – Meios de transporte/ trânsito;
12 – Meios de comunicação;
13 – Profissões;
14 – Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;
15 – Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade da auto-higiene e identificação e nomeação das partes do corpo;
16 – Importância dos seres vivos;
17 – Natureza e horticultura;
18 – Estimulação de desenhos livres, artes,trabalhos com sucatas com o objetivo de desenvolver a criatividade e auto-confiança.


Pré (5 anos)
Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico e iniciar o processo de alfabetização da criança através do estudo do alfabeto.

Conteúdos:
1 – Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento da escrita;
2 – Estudo do alfabeto na formação da palavra;
3 – Desenvolvimento da leitura;
4 – Estruturas lógicas;
5 – Numerais de 0 à 50;
6 – Desenvolver raciocínio lógico – matemático introduzindo a noção de adição;
7 – Animais e plantas;
8 – Partes do corpo / higiene e saúde / órgãos do sentido;
9 – Eu, família, casa
10 – Escola;
11 – Meios de transporte/ trânsito;
12 – Meios de comunicação;
13 – Profissões;
14 – Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;
15 – Desenvolvimento da criatividade, através de atividades de pintura, desenho e música.


1º ano - 6 anos
Objetivo: Amadurecer o processo de alfabetização, incentivando a aquisição da leitura e da escrita da criança.

Conteúdos:
1 – Desenvolver coordenação viso-motora cursiva;
2 – Formação de palavras;
3 – Formação de frases;
4 – Desenvolvimento da leitura;
5 – Estruturas lógicas;
6 – Numerais de 0 a 50;
7 – Desenvolver raciocínio lógico – matemático introduzindo a noção de adição e subtração;
8 – Animais e plantas;
9 – Partes do corpo / higiene e saúde / órgãos do sentido;
10 – Eu, família, casa
11 – Escola;
12 – Meios de transporte/ trânsito;
13 – Meios de comunicação;
14 – Profissões;
15 – Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;


Espero que possam servir de uma ajudinha pra o seu planejamento.
OK! Tenha uma excelente aula!

EXEMPLOS DE AVALIAÇÃO DESCRITIVA:

DEZ EXEMPLOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º TRIMESTRE

 1.O aluno está bem adaptado à rotina do berçário. Está habituado aos horários de soninho e alimentação. É um pouco resistente na hora do almoço e nessa hora pede bolacha. Demonstra muito interesse por música e gosta de dançar. Está sempre observando a movimentação em sala de aula, gosta de livros e nas aulas de estimulação está sempre bem disposto. Já arrisca ficar de pé, mas para andar se apoia nas barras ou com um pouco de auxílio da professora, estamos tendo muito progresso.

2.O aluno adaptou-se com tranqüilidade ao nosso berçário. Desenvolvemos um laço de carinho e confiança. É um menino carinhoso e gosta de chamar a atenção. Conhece a rotina do berçário e sabe os momentos de soninho e alimentação. Adora brincar no parque e de faz de conta e está sempre sorrindo! É um menino muito querido.

3.O aluno adaptou-se muito bem, integrando-se à turma. Conhece e respeita os horários de refeição e soninho. É uma criança tranquila é atento em sala de aula. Relaciona-se bem com os colegas e professores (busca afeto e carinho), gosta de dançar e está sempre animado e sorridente. Desenvolvemos uma relação de carinho e confiança.

4.A aluna adaptou-se bem à turma. É uma criança tranquila e querida, relaciona-se bem com os colegas e professores (temos um vínculo afetivo de carinho e segurança), é um pouco tímida, mas gosta se exibir dançando sempre que os avós chegam para buscá-la. Ao explicar algo a ela, sempre acata e não se esquece de nossos combinados.

5.A aluna é uma menina muito sorridente, meiga e carinhosa. Está sempre fazendo carinhas para chamar a atenção das professoras. Gosta de dançar e está sempre chamando a atenção para si. Gosta que festejem suas brincadeiras, ficando bastante alegre. Está se empenhando muito para aprender a andar. Temos uma relação de confiança e carinho.

6.A aluna é uma criança que busca carinho e atenção. Sua adaptação foi tranquila. Quando chega, vai logo brincar, mas gosta de ficar sozinha. Às vezes, fica próximo dos colegas. Está aprendendo a dividir a atenção que recebe com os demais colegas.

7.A aluna adaptou-se com tranqüilidade ao berçário. Demonstrou choro nos primeiros dias, mas logo integrou-se à turma. Desenvolvemos uma relação de afeto e confiança. Ela está adaptada à rotina da sala, participa das atividades e sabe expressar suas vontades e necessidades.

A aluna é uma criança que demonstra muita segurança e está bem adaptada à rotina do berçário. Tem uma relação tranquila com os colegas, consegue se comunicar para expressar suas vontades e necessidades. Temos um vínculo afetivo de carinho e segurança.

9A aluna foi uma grande aliada durante a adaptação dos colegas, sempre receptiva e alegre fazendo festa para cada aluno que chegava. Sempre buscando carinho e afeto reforçando nossa relação confiança e segurança.

10.A aluna é uma criança muito carinhosa. Aprende fácil e demonstra interesse em tudo que lhe é apresentado. Já consegue se expressar com algumas palavras as suas vontades e necessidades. Temos um relação de afeto e confiança.



32 comentários:

  1. oi, adorei a forma como programaste os assuntos,valeu me ajudou bastante, se puder me envie algumas atividades de jardim 2.meu msn é: ceicajorge2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...Desculpa por responder somente agora...O motivo da demora, é que eu não ativei os avisos de comentário,mas agora está tudo funcionando.

      Obrigada pelo carinho!😘❤

      Excluir
  2. Ola boa tarde! Amei seu blog, e parabéns pela sua dedicação,gostaria de lhe pedir atividades de movimento para berçario, meu e-mail é gaisvp@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo vc tem muita sorte acho que vou te mandar agora na verdade acho que já mandei né????

      Excluir
    2. Que bom que gostou!Fique á vontade pra fazer uso das atividades do blog. basta clicar nas imagens que aparecerão.
      obrigada pela ajuda em compartilhar atividades.
      Desculpa por responder somente agora...O motivo da demora, é que eu não ativei os avisos de comentário,mas agora está tudo funcionando. Obrigada pelo carinho!😘❤

      Excluir
  3. adorei o seu blog. sou Enfermeira mais trabalho em um Berçario, e fiquei responsavel pelo plano de aula dos bebês de 4 meses a 1 a no, se for possivel gostaria que me enviasse algumas ideias de atividades para o plano. meu email é diheneassis@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!Espero que seu plano de aula tenha dado certo. No próprio blog você encontra o plano de aula dos bebês,está em "MEU PORTIFÓLIO",Fique á vontade.
      ah! Desculpa por responder somente agora.O motivo da demora, é que eu não ativei os avisos de comentário,mas agora está tudo funcionando. Obrigada pelo carinho!😘❤

      Excluir
  4. Olá, bom dia! sou pedagoga e trabalho em um berçário. seu blog está muito bom, as atividades são muito criativas. Gostaria se possível que me enviasse outras idéias, pois este é meu 1º ano com os pequenos. Meu email é karolsydy@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou, infelizmente só agora consegui te responder.O motivo da demora, é que eu não ativei os avisos de comentário,mas agora está tudo funcionando. Obrigada pelo carinho!😘❤

      Excluir
  5. Fantático....me ajudou muito.

    muitíssimo obrigada

    ResponderExcluir
  6. ola adorei seu blog por favor se pude me ajudar preciso de um plano de aula pro berçario 2 anos meu email é marlipalmerio@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...Desculpa por responder somente agora...O motivo da demora, é que eu não ativei os avisos de comentário,mas agora está tudo funcionando.Espero que tenha conseguido encontrar as atividades . No próprio blog ,no post “MEU PORTIFÓLIO” que tem mais atividades
      Obrigada pelo carinho!😘❤

      Excluir
  7. Oi! Estou pra iniciar aulas de inglês em berçário, maternal, jardim e mini maternal, mas só tenho experiência com pré. Não tenho idéia do que nem como ensinar para bebês de 4 meses em diante. Se alguém puder dar alguma ajuda, ficarei grata!!
    Ass.: Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...Desculpa por responder somente agora...O motivo da demora, é que eu não ativei os avisos de comentário,mas agora está tudo funcionando.Certamente você se saiu nito bem com os bebês na época.Espero que tenha conseguido encontrar as atividades . No próprio blog ,no post “MEU PORTIFÓLIO” que tem mais atividades,Obrigada pelo carinho!😘❤

      Excluir
  8. Olá... parabens pelo blog, é muito bom! Estou trabalhando pela primeira vez com o berçario II, será que voce poderia me ajudar com algumas ideias de atividade? ro_driane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. foi ótimo entrar nesta aula
    me ajudou muito
    obrigada
    q Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  10. Amei suas dicas, parabén...

    ResponderExcluir
  11. sem duvidas esses planos de aula para essa faixa etaria,é de suma importancia para o bom desenvolvimento da criança em todo o seu intelecto. Parabens...
    Prof.carlos mt

    ResponderExcluir
  12. sem duvidas amei seu relátorio ... vc é uma profissional , amei entrar nesta aula, se poder mandar algumas dicas para eu, agradeço mto , boa sorte. adriana. meu i-mael cnsadriana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei!!! esse blog é maravilhoso!!!

    pois como educadora dessa faixa etária sei como é dificil fazer o plano diário para essa turminha de berçario l.

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  14. olá é meu primeiro ano como eduacadora em berçario,gostaria muito de receber algumas orientações sobre quais ativadades desenvolver com a turma de 6 meses a 1,6 meses. meu email é nilvacipaes@hotmail.com.........desde agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Estou maravilhada com seu blog,adorei suas atividades para desenvolver com as crianças.Elas me ajudarao bastante este ano.Parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Parabens pela dica, pois é a partir de dicas como essa que passamos a rever mudar nossa metodologia em sala de aula. Pessoas como você não tem outro papel que não seja a de um anjo.

    ResponderExcluir
  17. OBRIGADO POR AJUDAR COM DICAS TÃO UTEIS ,VOU APROVEITA-LAS PARA USAR NOS MEUS TRABALHOS E PLANOS DE AULA.

    ResponderExcluir
  18. Elessandra Benincá31 de maio de 2012 às 17:10

    estou lencionando este ano em berçario, não tenho muita ideia para trabalhar com bebes, gostaria que me enviasse algumas ideias diferentes para poder fazer um bom trabalho com os bebes, estou muito presa,agradeço desde ja sua colaboração

    ResponderExcluir
  19. eu dou aula a minha irmazinha eu tenho 10 anos ela estuda no imaculada conceição mais ela e atrasada eu gostei muito do site e estou passando pra ela bastante coisa de cada vez um dia uma coisa de portugues matematica ciencias e assim vai ... amo muito ela quero que ela fique esperta então resolvi ajudar ela e foi uma boa ideia muito obrigada criadora desse site!! fique com Deus!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde! estou estagiando no berçario 1 das crianças de 6 meses a 1ano, vc poderia me mandar ideias p eu fazer meu plano, to achando assim, difícil para desenvolver algo que me dê retorno, ja trabalhei musica, vídio..obrigada saniassis.lima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Muito bom seu blog se possível podes me enviar mais atividades pra berçário 1 pois começarei estagiar e tô tendo dificuldades de planejar minhas aulas

    ResponderExcluir
  23. bom dia, parabéns pelo blog vc tem modelo de plano de aula para o berçário.

    ResponderExcluir