Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 17 de março de 2017

São Patrício - 17 de Março -

São Patrício - 17/ 03 - 


Nascido na Inglaterra São Patrício era de uma família cristã que vivia em uma região rural, porém aos 16 anos foi capturado e levado para a Irlanda como escravo, onde faria por 6 longos anos o trabalho de pastor.
Fuga para a França
Quando jovem São Patrício apesar de ser de família cristã não era ligado aos estudos e a oração, mas neste período de grandes dificuldades recorreu a Deus como seu refúgio, se colocando em constante oração.
Por não aguentar mais aquela situação um dia São Patrício conseguiu fugir, e guiado com sua fé e força de vontade rumou para a França, buscando refúgio em um mosteiro onde receberia as orientações de São Germano .
Conversão da Irlanda
Durante seu período no mosteiro e recebendo orientações São Patrício se colocou a orar, e recebeu um chamado a converter todo o povo da Irlanda, e para lá partiu.
Após realizar um trabalho árduo São Patrício começou a colher os frutos, ao converter o povo da Irlanda, sem necessidade de lutas ou mesmo de apoio político dos líderes da região, apenas com sua iluminação e o dom de levar a palavra de Deus para as pessoas, inclusive ocorrendo a necessidade do envio de três bispos pela Igreja, em sua confissão ele dizia: “meus irmãos e filhos a quem batizei no Senhor – milhares de pessoas”. Neste período São Patrício visitou vários locais, mesmo locais mais ermos, inclusive convertendo os druidas (sacerdotes pagãos) na fé em Cristo.
Quando ele chegou a Irlanda como evangelizador, a ilha era apenas um país pagão. Ao final de sua vida, trinta anos após sua chegada, em 461, “a fé em Cristo fora firmada em todos os lugares” (Grande horologion).
Conta a tradição católica que São Patrício além de converter a Irlanda fez o milagre de expulsar todas as serpentes da ilha, sendo considerado por muitos religiosos uma parábola em ter extinguido da região por completo os cultos pagãos, e convertendo mesmo sacerdotes temidos por muitos.
Morte e Canonização
Após sua morte São Patrício foi canonizado, e considerado o Padroeiro da Irlanda, sendo um santo muito popular mesmo fora do seu país.
São Patrício confiou na força e no poder do Evangelho que move e converte os corações. Que a palavra semeada em nossos corações produza abundantes frutos e transforme a nossa vida.
Transforme-a num hino de louvor a vós que nos chamais a participar de vossa glória já aqui neste mundo. E a vossa glória é que o homem viva.
Uma poderosa oração de proteção contra inimigos dos mundos físico e espiritual
Aassim chamada “Couraça de São Patrício”, que reproduzimos abaixo, é uma oração popular atribuída a um dos mais queridos santos padroeiros da Irlanda. De acordo com a tradição, São Patrício a teria escrito por volta do ano 433 para invocar a proteção divina, depois de converter com êxito, do paganismo ao cristianismo, o rei irlandês e seus súditos.
O termo “couraça” se refere a uma peça de armadura que se usa para uma batalha; em sentido simbólico, ele se refere a essa oração como uma verdadeira couraça espiritual de proteção na luta contra o mal.
Estudos recentes sugerem que o autor desta oração não seria de fato São Patrício, mas, de qualquer modo, ela reflete muito bem o espírito com que o Apóstolo da Irlanda levou a fé católica a esse país.

A Couraça de São Patrício
Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força, pela invocação da Trindade,
Pela fé na Tríade,
Pela afirmação da unidade
Do Criador da Criação.
Levanto-me neste dia que amanhece,
Pela força do nascimento de Cristo em Seu batismo,
Pela força da crucificação e do sepultamento,
Pela força da ressurreição e ascensão,
Pela força da descida para o Julgamento Final.
Levanto-me, neste dia que amanhece,
Pela força do amor dos Querubins,
Em obediência aos Anjos,
A serviço dos Arcanjos,
Pela esperança da ressurreição e da recompensa,
Pelas orações dos Patriarcas,
Pelas previsões dos Profetas,
Pela pregação dos Apóstolos
Pela fé dos Confessores,
Pela inocência das Virgens santas,
Pelos atos dos Bem-aventurados.
Levanto-me neste dia que amanhece,
Pela força do céu:
Luz do sol,
Clarão da lua,
Esplendor do fogo,
Pressa do relâmpago,
Presteza do vento,
Profundeza dos mares,
Firmeza da terra,
Solidez da rocha.
Levanto-me neste dia que amanhece,
Pela força de Deus a me empurrar,
Pela força de Deus a me amparar,
Pela sabedoria de Deus a me guiar,
Pelo olhar de Deus a vigiar meu caminho,
Pelo ouvido de Deus a me escutar,
Pela palavra de Deus em mim falar,
Pela mão de Deus a me guardar,
Pelo caminho de Deus à minha frente,
Pelo escudo de Deus que me protege,
Pela hóstia de Deus que me salva,
Das armadilhas do demônio,
Das tentações do vício,
De todos que me desejam mal,
Longe e perto de mim,
Agindo só ou em grupo.
Conclamo, hoje, tais forças a me protegerem contra o mal,
Contra qualquer força cruel que ameace meu corpo e minha alma,
Contra a encantação de falsos profetas,
Contra as leis negras do paganismo,
Contra as leis falsas dos hereges,
Contra a arte da idolatria,
Contra feitiços de bruxas e magos,
Contra saberes que corrompem o corpo e a alma.
Cristo guarde-me hoje,
Contra veneno, contra fogo,
Contra afogamento, contra ferimento,
Para que eu possa receber e desfrutar a recompensa.
Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim,
Cristo em mim, Cristo em baixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar,
Cristo ao me sentar,
Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.
Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força, pela invocação da Trindade,
Pela fé na Tríade,
Pela afirmação da Unidade,
Pelo Criador da Criação

Oração de São Patrício
Deus, nosso Pai,
Jesus vosso Filho é a luz do mundo.
Quem o segue não caminha nas trevas,
 Mas tem a luz da vida!Fazei-nos Senhor,
Caminhar na claridade da vossa luz 
E vos buscar na alegria, na esperança 
Que nos concedeis pela fé.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário