Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 13 de junho de 2018

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - 13 De Junho -

Santo Antônio de Pádua - 13/06 -

 SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


Hoje dia 13 de Junho é o dia de Santo Antônio de Pádua, conhecido também pelo título de "O Martelo os Hereges"
Nascido no ano de 1195 na cidade de Lisboa, Santo Antônio era de uma família rica ligada à nobreza, logo cedo sentiu a vocação para a vida religiosa, ingressando na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho em Coimbra, onde fez seus estudos filosóficos e teológicos, e lá foi ordenado sacerdote.
HISTÓRIA
Ao nascer em Lisboa recebeu o nome de Fernando, desde pequeno se dedicava a fazer orações pedindo proteção à Deus. Era de família rica, de sobrenome Bulhão/Bulhões, mas por volta dos 15 anos de idade abriu mão dessa vida e entrou para um convento da ordem agostiniana e aos 20 anos ingressou na Ordem dos Franciscanos.
Nesse tempo, mostrou muito interesse ao estudo da Bíblia e dos padres mas nada foi mais forte que um fato isolado que mudaria a a vida de Santo Antônio e seus objetivos na Igreja Católica: após ver as relíquias de missionários franciscanos que foram para o Marrocos, Fernando ficou decidido a seguir o exemplo deles e pediu para fazer o mesmo. Foi aí que mudou o seu nome para Antônio e teve seu pedido aceito. Mas Deus já tinha outros planos para ele.
Santo Antônio ficou muito doente e teve que voltar para a Itália, onde encontrou São Francisco e passou a viver em clausura em um convento no norte da Itália. A convite de Francisco fazia algumas pregações e o seu dom e sabedoria eram tantos que não demorou muito para que graças a ele, uma grande atividade católica crescesse na Itália e na França. Suas pregações foram responsáveis por trazer muitas pessoas que estavam afastadas da igreja.
A saúde de Santo Antônio foi sempre muito debilitada e por conta disso teve que se recolher em um convento perto de Pádua e lá ficou até os seus últimos dias. Enquanto esteve ali, escreveu muitos sermões que posteriormente seriam publicados. Antônio morreu em 13 de junho de 1231 após uma grave crise de hidropisia e foi canonizado apenas 11 meses após a sua morte pelo Papa Pio XII.

O SANTO CASAMENTEIRO
A fama de “santo casamenteiro” vem de longa data e muitas histórias são contadas mas ninguém sabe ao certo a origem da devoção. Conta-se que pode ter sido por conta de um milagre realizado em favor das mulheres (fez um recém-nascido falar para defender a mãe injustamente acusada de infidelidade pelo pai) mas a história mais famosa e a mais provável está associada à história de uma senhora, que cansada de passar fome, decide prostituir a própria filha. A garota não aceita a vontade da mãe e reza muito para Santo Antônio ajudá-la. Em uma de suas orações, agarrada à imagem do Santo, ela orou tanto que repentinamente um bilhete caiu em suas mãos. No papel, endereçado a um comerciante, estava escrito: “Senhor, por favor, dar a essa moça o equivalente ao peso desse bilhete em moedas de prata. Assinado: Antônio.” A garota correu até o estabelecimento e entregou o bilhete ao comerciante, que desacreditando resolveu ceder ao pedido da jovem e colocou o bilhete de um lado da balança e uma moeda de prata do outro. Para a sua surpresa, o bilhete pesou mais. O comerciante só conseguiu equilibrar a balança ao colocar 400 moedas de prata ali e foi então que o episódio tornou-se muito conhecido. A partir de então, a jovem começou a receber muitos pedidos de casamento, inclusive de bons rapazes, o que não tardou a desfrutar de um casamento feliz e duradouro. Desde então, muitas moças começaram a rezar para o santo toda vez que o assunto era casamento.
MILAGRES
Os milagres de Santo Antônio, ainda em vida, lhe valeram a canonização, em 13 de maio de 1232, apenas onze meses depois de sua morte, pelo papa Gregório IX.
Um dos milagres de Santo Antônio é relatado quando o frei pregava aos hereges em Rimini, na Itália, e estes não quiseram escutar e deram-lhe as costas.Sem desanimar, Santo Antônio vai até a beira do rio e continua pregando, momento que ocorre um milagre, quando vários peixes se aproximam e colocam a cabeça fora d’água em ato de escuta.Os hereges ficam tão impressionados que logo se converteram. Esse milagre é citado em várias publicações, entre elas, um sermão de Padre Antônio Vieira que é considerado uma obra-prima da literatura portuguesa.
Outro milagre de Santo Antônio é aquele que ele salva o pai da forca. Conta-se que estando o frei a pregar em Pádua, sentiu que sua presença era necessária em Lisboa.
Recolhe-se a seus aposentos, e cobre a cabeça em silêncio e reflexão. Ao mesmo tempo, se encontra em Lisboa, onde seu pai tinha sido condenado pelo homicídio de um jovem. Este, ressuscitado pelo frei, afirma a inocência de seu pai.Após ver seu pai inocentado, Santo Antônio subitamente volta para Pádua e recomeça sua pregação. Nesse ato, ocorrem dois fatos miraculosos em um só: Esteve em dois lugares ao mesmo tempo e provou o poder de reanimar os mortos.
Outro dom de Santo Antônio só foi revelado após a sua morte, como havia pedido ao conde Tiso, que o acolheu em sua casa em Pádua. Certa noite, ao ver alguns raios de luz saindo das frestas da porta do quarto, o conde se aproximou e olhou pela fresta.Compreendeu que se tratava de um milagre ao ver a Virgem Maria entregando o menino Jesus nos braços do frade. Enquanto ainda observava, o Menino desapareceu.Saindo do quarto e percebendo que o conde havia presenciado a cena, pede a ele que só conte o visto após a sua morte. Por esse fato, o santo passou a ser representado carregando nos braços o Menino Jesus.
O DIA DE SNATO ANTÔNIO
O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho, data de sua morte, e faz parte das comemorações juninas. A veneração ao Santo é difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil.
No Brasil, Santo Antônio é conhecido como Santo Casamenteiro, sendo o dia dos namorados comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio. Nesse dia, são realizadas simpatias para o santo, com orações e pedidos de casamento.

ORAÇÃO Á SANTO ANTÔNIO
Ó Deus, pai bondoso e misericordioso,
Que aceitou Santo Antonio como testemunha do Evangelho
E mensageiro da paz em meio a seu povo
Escuta a prece que te rogamos pela tua intercessão.
Santifica cada família e ajuda-as a crescer dentro da fé;
Conserve nessa unidade, a paz e a serenidade.
Abençoe nossos filhos, proteja os jovens.
Socorre todos aqueles que passam pela doença,
Pelo sofrimento e pela solidão
Dai-nos forças nas dificuldades de todos os dias, 
Doando-nos o teu amor.
Por Cristo, Nosso Senhor,
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário