Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 24 de março de 2017

Santa Catarina da Suécia - 24 de Março -

Santa Catarina Da Suécia - 24/03 - 



Santa Catarina nascida na Suécia em 1331 em um berço nobre e cristão, sendo filha de Santa Brígida, ela recebeu educação para uma vida religiosa.
Logo aos 7 anos de idade Santa Catarina foi entregue às irmãs do Convento de Risberg, que lhe desenvolveram a vocação apenas confirmando os ensinamentos de sua mãe.
Casamento
Porém devido a situações políticas e sociais da época, a jovem Catarina teve que se casar com o nobre Edgard, porém este era um homem religioso de grande fé, além de sofrer de uma grave doença, assim sendo Edgard aceitou os votos de castidade que Catarina fizera, e acabou também por adotá-lo, e passariam a vida como irmãos.
A medida que o tempo passava a doença de Edgard se agravou, então Santa Catarina continuou cuidando dele com mais carinho, amor e generosidade.
Mãe e filha unidas
Após a morte do pai de Catarina, a mãe Brígida se voltou totalmente para a vida religião, iniciando-a com uma romaria aos túmulos dos apóstolos em Roma. Pouco tempo após o ocorrido Santa Catarina conseguiu autorização do seu marido para encontrar-se com a mãe, após chegar ao local, recebeu a notícia da morte de seu esposo, a partir daquele momento Brígida e Catarina decidiram fazer os votos e então vestiram o hábito de religiosas e a partir então não se separaram mais.
Dedicação a Deus
Após os votos Santa Catarina seguiu como assistente de Santa Brígida, seguindo-a em todas as viagens perigosas, tanto na Suécia quanto no exterior, sendo muitas vezes salvas por um cervo selvagem, que sempre aparecia para socorrer Catarina.
Durante uma peregrinação para à Terra Santa, Santa Catarina e Santa Brígida pararam em roma, e lá, Santa Brígida faleceu. Catarina acompanhou o corpo da mãe de volta para a Suécia, sendo recebida pela população e aclamada junto de sua mãe que já era venerada como Santa.
Após a morte de sua mãe Catarina foi eleita a nova abadessa do convento. Livros relatam vários fatos milagrosos ocorridos após sua intercessão. Porém mesmo assim apareceram pretendentes querendo se casar com Catarina depois da morte de Edgard, e propunham que ela abandonasse a vida religiosa e se casasse. Mas ela recusava. Conta-se que um dos pretendentes, sendo mais audacioso, tentou atacá-la, mas ficou cego, recuperando a visão quando se ajoelhou aos pés de Santa Catarina e pediu perdão. Nesse momento, narram os livros, ele viu um cervo selvagem ao lado de Catarina. Assim sendo, nas representações artísticas de Santa Catarina, ela sempre está perto de um cervo.
Morte e Canonização
Aos cinquenta anos Santa Catarina voltou para seu país sendo portadora de uma doença grave, vindo a falecer no dia 24 de março do ano 1381. Sua canonização foi celebrada em 1484, pelo Papa Inocente VIII. Antes disso, porém, seu culto já era bastante conhecido na Europa. Conta-se que, por sua intercessão, a cidade de Roma foi livre de uma grande inundação proveniente do rio Tevere.

Oração a Santa Catarina da Suécia
Senhor, de muitas bênçãos e virtudes.
Cumulastes Santa Catarina. 
Pelos méritos de tão querida Santa,
Nós vos rogamos por nossas famílias.
Que possamos ser, a exemplo de Brígida e Catarina,
Modelos de santidade e fidelidade
A vossa doutrina perante os nossos. 
Dai-nos a graça de, com alegria e paz, 
Semearmos o vosso reino entre 
Aqueles que nos recomendastes.
 Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário