Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 14 de março de 2017

Santa Matilde - 14 de Março -

Santa Matilde - 14/03 -



Santa Matilde nasceu em 895 e casou-se aos 14 anos com o Rei Henrique da Germania, tendo dois filhos: Oton e Henrique. Além de ser muito dedicada aos trabalhos aos mais necessitados utilizando seu patrimônio, era também bastante atuante nas questões políticas junto a seu marido. Porém no ano de 936 Henrique faleceu, e Oton é coroado imperador em Roma. Santa Matilde que era uma mulher muito dedicada palavra de Deus, sempre repetindo aos seus filhos as seguintes palavras: "Meus queridos filhos, gravai bem no vosso coração o temor de Deus. Ele é o Rei e Senhor verdadeiro. Feliz aquele que prepara sua eterna salvação".
O Cavlário
Após a morte de seu marido Santa Matilde foi traída pelos seus filhos, sob a falsa acusação de que estaria esbanjando os bens com os pobres. Ela acabou exilada e com seus bens confiscados. Porém Santa Matilde sempre foi uma mulher de fé, e buscou em Deus suas forças e se entregando em muita oração durante este período, tanto que anos mais tarde seus filhos se arrependeram e lhe concederam a anistia devolvendo a ela todos seus bens.Retirou-se a um convento, e faleceu no dia 14 de março de 968 sendo sepultada ao lado de seu marido.
História
Matilde aprendeu a ler e escrever depois de casada, um fato inédito, a nobreza nos bancos escolares. Utilizava seu patrimônio em favor dos necessitados, sendo também bastante atuante nas questões políticas; empenhava-se para que o filho Henrique sucedesse o trono. Em 936 morre Henrique, seu marido, e Oton é coroado imperador em Roma. Ela foi exilada e seus bens confiscados sob o pretexto de esbanjar seu patrimônio em favor dos pobres, porém na realidade o motivo do exílio da rainha era político. Mais tarde, seus filhos a anistiaram e lhe devolveram os bens. Santa Matilde empregou seu patrimônio na construção de hospitais, mosteiros e igrejas. Retirou-se para o convento de Nordhausen, depois em Quedlinburg, onde faleceu a 14 de março de 968, sendo sepultada ao lado do marido.
A imagem de Santa Matilde traz uma igreja e uma carteira nas mãos, representando a caridade para com os pobres.

Oração a Santa Matilde
 Senhor Jesus,
 A falta de solidariedade é o grande mal da humanidade.
 Quantas vezes, Senhor, 
Muito podemos construir ao nos unirmos em prol de um ideal 
Se colocarmos a serviço dos irmãos nossos talentos e aptidões.
Perdoai-nos por nos fecharmos em nós mesmos, 
Por nos preocuparmos somente com o que nos rodeia,
 Nos negando-nos a estender a mão
 Até  mesmo àqueles que nos são mais caros.
Perdoai-nos pelo sorriso que não demos, 
Pela mão que não estendemos,
 Pela palavra de consolo e estímulo que não proferimos.
Pelos méritos de Santa Matilde, 
Nobreza de pessoa e de alma, 
Nós Vos rogamos a graça
 De bem administrarmos os talentos 
E bens que de nosso Pai Celeste recebemos. 
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário