Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 30 de maio de 2017

SANTA JOANA D'ARC - 30 De Maio -

SANTA JOANA D’ARC  - 22/05-



Hoje dia 30 de maio é dia de Santa Joana D'arc. Conhecida como a "Dama de Orleans", que liberou a França de um longo domínio dos ingleses. Joana D'arc nasceu na França na região de Lorena, no dia 6 de janeiro de 1412 na zona rural daquela província. Era conhecida por todos por ser piedosa, muito devota, porém analfabeta, tanto que assinava seu nome utilizando uma cruz. Aos 13 anos de idade Santa Joana D'arc viveria suas primeiras experiências místicas, porém era mal compreendida e acabou sendo taxada de louca inclusive por seus pais. Quando o  rei foi deposto e os ingleses tentavam cada vez mais tomar o trono, Santa Joana D'arc neste período recebeu mensagens para que expulsasse os invasores e reconduzisse o rei Carlos VII de volta ao seu trono.
Porém o Rei Carlos VII só concordou em seguir os conselhos de Joana D'arc ao perceber que aquela mensagem era um verdadeiro sinal de Deus, então Joana vestiu uma armadura e empunhou com sua arma uma bandeira com a cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordados, pedindo para que os comandantes lutassem pela pátria e por Deus.
Após uma difícil batalha Joana conseguiu levar o rei Carlos VII de volta ao trono, sendo coroado na catedral de Reims conforme a tradição. Mas  o destino de Joana foi mais cruel, sendo traía e vendida aos ingleses que a julgaram por heresia e bruxaria em um grotesco processo religioso completamente ilegal, foi queimada na fogueira aos 19 anos no dia 30 de maio de 1431 enquanto murmurava os nomes de Jesus e Maria.
Vinte anos após sua morte injusta, o Papa Calisto III revisou os processos envolvendo Joana D'arc, e a reabilitou, e seria canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV, se tornando assim a padroeira da França.
História
A história da vida desta heroína francesa é marcada por fatos trágicos. Quando era criança, presenciou o assassinato de membros de sua família por soldados ingleses que invadiram a vila em que morava. Com 13 anos de idade, começou a ter visões e receber mensagens, que ela dizia ser dos Santos  Miguel, Catarina e Margarida. Nestas mensagens, ela era orientada a entrar para o exército francês e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra.
Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes e o reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja em outros líderes militares da França. Estes começaram a conspirar e diminuíram o apoio de Joana D’arc. Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira. Foi queimada viva na cidade de Rouen, no ano de 1431.

Oração á Santa Joana D'Arc
Ó Santa Joana D’Arc, vós que, 
Cumprindo a vontade de Deus,
 de espada em punho, vos lançastes à luta, 
por Deus e pela Pátria, 
ajudai-me a perceber, no meu íntimo, 
as inspirações de Deus. 
Com o auxílio da vossa espada,
 fazei recuar os meus inimigos 
que atentam contra a minha fé
 e contra as pessoas mais pobres 
e desvalidas que habitam nossa Pátria.
Santa Joana D’Arc, 
ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, 
no emprego, no estudo e na vida diária. 
Ó Santa Joana D’Arc atenda ao meu pedido (pedido).
 E que nada me obrigue a recuar, 
quando estou com a razão e a verdade, 
nem opressões, nem ameaças, 
nem processos, nem mesmo a fogueira.
Santa Joana D’Arc, iluminai-me, guiai-me, 
fortalecei-me, defendei-me. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário