Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 14 de abril de 2017

SANTA LUDUVINA

 SANTA LUDOVINA 
- 14 de Abril -



Hoje vamos falar sobre Santa Ludovina, nascida na Holanda em 1380, em uma família pobre no sentido material, mas rica espiritualmente.
Mesmo sendo uma criança aparentemente normal, brincalhona, cheia de vida, porém dentro de si trazia um lindo chamado a uma consagração ao Senhor.
Como era comum no período Santa Ludovina recebeu muitas propostas de casamento antes dos 15 anos de idade, mas recusou todas, por seu amor a Jesus e sua fidelidade a Deus, pois já sentia sua vocação, optando pelo celibato muito cedo.
Abraçando a Cruz de Jesus Cristo
Aos 15 anos, Santa Ludovina sofreu um acidente no gelo, ficando praticamente paralisada. Esta se tornaria sua cruz, que carregava junto de sua família e seu diretor, se unindo a cruz de Cristo, deixando se iluminar pela ciência de Jesus.
Apesar de acusada de mentiras, sendo incompreendida por muitas pessoas, e do que muitos acreditavam ser um castigo de Deus. Santa Ludovina abraçou a mesma atitude de Jesus na cruz: o amor e o perdão.
Sua consagração
Santa Ludovina chegou a passar sete anos sem comer ou beber nada, vivendo apenas do Jesus Eucarístico como seu alimento.
Morte e Canonização
Faleceu no ano de 1433, sendo considerada santa por seus sacrifícios e força de vontade mediante ao sofrimento, e ao julgamento das pessoas.
HISTÓRIA
Depois do trágico acidente, apareceram complicações e outras doenças, numa sequência muito rápida. Apesar dos esforços, os médicos declararam que sua enfermidade não tinha cura e que o tratamento seria inútil, só empobrecendo ainda mais a família.
Os anos se passavam e Ludovina não melhorava, nem morria. Ficou a um passo do desespero total, quando chegou em seu socorro o padre João Pot, pároco da igreja. Com conversas serenas, o sacerdote recordou a ela que: 'Deus só poda a árvore que mais gosta, para que produza mais frutos; e aos filhos que mais ama, mais os deixa sofrer'. E pendurou na frente da sua cama um crucifixo. Pediu que olhasse para ele e refletisse: se Jesus sofreu tanto, foi porque o sofrimento leva à glória da vida eterna.
Ludovina entendeu que sua situação não foi uma fatalidade sem sentido, ao contrário, foi uma bênção dada pelo Senhor. Do seu leito, podia colaborar com a redenção, ofertando seu martírio para a salvação das almas. E disse ao padre que gostaria de receber um sinal que confirmasse ser esse o seu caminho. E ela o obteve, naquela mesma hora. Na sua fronte apareceu uma resplandecente hóstia eucarística, vista por todos, inclusive pelo padre Pot.
A partir daquele momento, Ludovina nunca mais pediu que Deus lhe aliviasse os sofrimentos; pedia, sim, que lhe desse amor para sofrer pela conversão dos pecadores e pela salvação das almas. Do seu leito de enferma ela recebeu de Deus o dom da profecia e da cura pela oração aos enfermos. Após doze anos de enfermidade, também começou a ter êxtases espirituais, recebendo mensagens de Deus e da Virgem Maria.
Em 1421, as autoridades civis publicaram um documento atestando que nos últimos sete anos Luduvina só se alimentava da sagrada Eucaristia e das orações. Sua enfermidade a impossibilitava de comer e de beber, e nada podia explicar tal prodígio. Nos últimos sete meses de vida, seu sofrimento foi terrível. Ficou reduzida a uma sombra e uma voz que rezava incessantemente. No dia 14 de abril de 1433, após a Páscoa, Luduvina morreu serena e em paz. Ao padre e ao médico que a assistiam, pediu que fizessem de sua casa um hospital para os pobres com doenças incuráveis. E assim foi feito.
Em 1890, o papa Leão XII elevou santa Luduvina ao altar e autorizou o seu culto para o dia da sua morte. A igreja de Schiedan, construída em sua homenagem, tornou-se um santuário, muito procurado pelos devotos que a consideram padroeira dos doentes incuráveis.

Oração à Santa Ludovina:
Deus Pai de Bondade,
 Perdoe-nos pela nossa fraqueza 
E desespero nos momentos da dor. 
Concedei-nos, pelas preces de Santa Ludovina, 
Que soube manter a serenidade durante sua enfermidade,
 A paciência para enfrentar com coragem
 E paz as dores e as tristezas.
Por Cristo nosso Senhor.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário