Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 3 de março de 2017

Santa Teres de Verzeri - 03 de Março -

SANTA TERESA EUSTOCHIO VERZERI - 03/03 -



Ana Maria Teresa Eustochio Josefa Catarina Inácia Verzeri era a mais velha de sete irmãos, filhos de Antonio Verzeri e da condessa Elena Pedrocca-Grumelli, vinda de uma família devota, aprendeu desde cedo com sua mãe sobre o amor a Deus acima de todas as coisas.
História
Mulher Inteligente e Livre
Teresa era dotada de grande inteligência e espírito aberto, realizando seus estudos iniciais em sua residência, porém tinha o sonho de que queria ser rapaz, pois sua vontade era estar nas fileiras de Cristo, espalhando a palavra de Deus como missionária a exemplo de Santo Inácio de Loyola.
Provação
Sendo uma mulher de grande fé Santa Teresa Verzeri buscou sempre o caminho de Deus e da libertação, buscando “Deus só”, porém neste período viveria a experiência de um vazio como se Deus tivesse se esquecido dela, ou simplesmente não existisse.
Mas apesar de todas estas experiências Teresa não se deixaria abalar, mesmo sem a “sensação de conforto” ou um preenchimento para o seu vazio, decide seguir o exemplo de Cristo e usar sua solidão e dor como profunda oferta de seu amor.
Vocação
Buscando agradar a Deus e fazer apenas a Sua Vontade, ingressou em um mosteiro de monjas beneditinas de Santa Grata, na cidade de Bérgamo.
Na sua missão, Teresa Verzeri revela seus dons especiais de mestra espiritual, de apóstola, de pedagoga, e assume, claramente, os princípios do sistema preventivo: "Cultivai e preservai, com muita atenção, a mente e o coração de vossas jovens, enquanto ainda pequenas, para evitar, na medida do possível, que entre nelas o mal, sendo melhor, preservá-las da queda com vossas advertências do que levantá-las com correções".
Após esta experiência, Santa Teresa percebeu que sua verdadeira vocação não era para a vida contemplativa, porém sim para o apostolado. Sendo assim, ingressou aos 25 anos iniciando a um trabalho missionário de assistência à crianças abandonadas e desvalidas, sendo orientada pelo Monsenhor Giuseppe Benaglio.
Sua Obra
Nos anos de 1800 a Itália vivia um período de enormes transformações e crises, em meio a tudo Isso Santa Teresa Verzeri percebeu a necessidade de auxiliar as carências do seu tempo. Assim sendo fundaria a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, atraindo consigo várias jovens que assim como ela partilhavam de grande generosidade e disponibilidade para se entregar a esta obra.
Morte e Canonização
Santa Teresa Eustochio Verzeri faleceu no dia 03 de março de 1852, sendo este dia escolhido em sua homenagem.
Porém seria beatificada apenas no ano de 1946 pelo Papa Pio XII, sendo esta canonização celebrada no ano de 2001 pelo Papa João Paulo II.
As relíquias de Santa Teresa Verzeri são expostas e veneradas na capela do colégio das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Bérgamo.

ORAÇÃO a SANTA TEREZA VERZERI
Ó Santa Teresa Verzeri, 
A luz do Espírito e na escuta da Palavra,
Compreendeste a tua pobreza 
E a grandeza de Deus na tua vida,
Com uma fé pura, procuraste somente Deus, 
Confiaste plenamente na sua bondade
E com amor convicto o serviste nos irmãos. 
Sob teu exemplo e com a tua ajuda,
O Senhor nos dê crer firmemente, esperar confiante, 
Amar generosamente, para que cresça, em nós e entre nós, a caridade.
E porque a Vontade de Deus foi o teu grande amor,
Ajuda-nos também a procurá-la com sabedoria
E abandonar-nos a ela com ânimo livre e coração simples.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário