Blog da Cidha Cunha

sábado, 15 de abril de 2017

SANTA ANASTÁCIA E SANTA BASILISSA

SANTA ANASTÁCIA E SANTA BASILISSA
 -15 de Abril -



Duas nobres romanas, Anastácia e Basilissa foram convertidas para o cristianismo pelas pregações dos apóstolos São Paulo e São Pedro. Após os dois apóstolos terem sido martirizados em Roma, Anastácia e Basilissa encontraram os seus corpos e os enterraram secretamente a noite. Isto teria enfurecido as autoridades que acabaram descobrindo quem havia enterrado os apóstolos e foram presas e eventualmente foram diante do tribunal de Nero para renunciarem a sua fé e confessarem onde teriam enterrado os dois. Nenhuma das duas confessaram o local, e foram martirizadas.
HISTORIA
Essas duas mártires romanas eram discípulas dos apóstolos Pedro e Paulo. As duas confortam, pois, com sua presença, os últimos momentos do príncipe dos apóstolos e do apóstolo dos gentios, dando, depois, sepultura aos seus corpos maltratados e martirizados.
Tal gesto simples de piedade fez com que as expusessem à vingança dos perseguidores. Naquele ano de 68, elas foram presas e levadas diante do tribunal de Nero para renunciarem à sua fé e confessarem onde teriam enterrado os dois. Porém, nenhuma delas confessou o local e pagaram com o martírio sua aberta profissão de fé.
Junto com outras mulheres, elas tinham sepultado o apóstolo Pedro não tão longe do circo de Nero, aos pés do monte Janículo, onde hoje se encontra a basílica que traz seu nome. São Paulo foi enterrado na propriedade de Lucina, junto ao Tibre, na via Ostiense. Os corpos foram encontrados mais tarde e levados ao cemitério da via Ápia, nas catacumbas de São Sebastião.
No lugar do sepulcro originário, onde havia se erguido um memorial, o imperador Constantino construiu a basílica de São Pedro, e os imperadores Valentiniano II, Arcádio e Honório construíram a de São Paulo, para nelas colocar as preciosas relíquias.

Oração a Santa Anastácia e Santa Basilissa
Ó Gloriosas Santas Anastácia e Basilissa 
Com humildade e devoção vêm aos vossos pés 
Render-vos as nossas homenagens 
e suplicar-vos que diante de Deus
 Intercedais por nós a fim de que a nossa fraqueza 
Se converta em força,
 A nossa doença se transforme em saúde,
 O nosso defeito se mude em virtude,
 A nossa tibieza se transforme 
Em fervor pela imitação de vossas vidas heróicas 
Que vos fez mártires na terra e feliz na eternidade.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário