Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 5 de junho de 2018

SÃO BONIFÁCIO - 05 De Junho -

SÃO BONIFÁCIO - 05/06 -

 SÃO BONIFÁCIO


Hoje dia 05 de Junho, é comemorado o dia de São Bonifácio, nascido na Alemanha no ano de 675 com o nome de Wilfrido, e com o passar do tempo sentindo o chamado se tornou um monge beneditino.
São Bonifácio era conhecido por seu coração sereno, porém mesmo assim sofria uma grande inquietação por conta do seu ardor missionário, então decidiu apresentar-se ao Papa e recebeu a investidura de missionário. Neste período Wilfrido mudou seu nome para Bonifácio, em memória ao mártir. O Então Bispo São Bonifácio era um homem conhecido por sua docilidade, firmeza, coragem, mas ao mesmo tempo timidez, além de muita ação e oração presentes sempre em seu apostolado. Porém ele não estava contente apenas com o trabalho na Alemanha, e decidiu partir para o Norte da Europa, na região de Dokkin, onde recebeu um convite para celebrar o Crisma, porém Bonifácio assim como outros cristãos foram atacados por pagãos no ano de 754.

HISTÓRIA
Winfrido nasceu em 672 e pertencia a uma rica família de nobres ingleses. Como era o costume da época, foi entregue ao mosteiro dos beneditinos ainda na infância para receber boa educação e formação religiosa. Logo percebeu que sua vocação era o seguimento de Cristo. Aos dezenove anos professou as regras na abadia, iniciando o apostolado como professor.
Em seguida decidiu iniciar seu trabalho missionário para a evangelização dos povos da Alemanha. Em 718 fez uma peregrinação à Roma onde conseguiu o apoio do Papa Gregório II para reiniciar sua missão na Alemanha. Além disso, o Papa o orientou também a assumir, como missionário, o nome de Bonifácio, célebre mártir romano.
Durante três anos percorreu quase toda a Alemanha e, numa segunda viagem à Roma, o Papa o nomeou bispo de Mainz. Bonifácio fundou o mosteiro de Fulda, centro propulsor da cultura religiosa alemã e muitos outros mosteiros masculinos e femininos. Acabou estendendo sua missão até a França.
No dia 05 de junho de 754 foi ao encontro de um grande grupo de catecúmenos, que receberiam o Crisma. Mal iniciou a Santa Missa o local foi invadido por um bando de pagãos frísios. Os cristãos foram todos trucidados e Bonifácio teve a cabeça partida ao meio por um golpe de espada. São Bonifácio iniciou a evangelização da Alemanha e lançou as bases para a completa cristianização das terras germânicas. São Bonifácio é venerado como o “Apostolo da Alemanha”, seu corpo foi sepultado na igreja do mosteiro de Fulda, que ainda hoje o conserva, pois em vida havia expressado essa vontade. Que este santo inspire nossos ideais missionários.

Oração a São Bonifácio
Deus eterno e todo-poderoso,
Que destes a são Bonifácio a graça de lutar pela justiça até a morte,
Concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades
E correr ao encontro de vós que sois a nossa vida.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho,
Na unidade do Espírito Santo.
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário