Blog da Cidha Cunha

domingo, 19 de março de 2017

São José - 19 de Março -

 SÃO JOSÉ – 19/03 -



O santo do dia 19 de março é mais que especial, é São José, o marido de Maria e pai adotivo do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Vida Simples
São José escolheu a maior de todas as missões a de acolher a Virgem Maria se casando com ela aos 30 anos de idade, além de criar Jesus, mesmo sendo um homem humilde e de poucas posses, sempre se apoiou em seu trabalho de carpinteiro.
O que afirma o fato de São José não ter possuído riquezas em vida foi quando levou Jesus ao templo para ser circuncidado e Maria para ser purificada ofereceu o sacrifício de um par de rolas ou dois pombinhos, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro. São José morreu aos 60, antes de Jesus iniciar sua vida pública, porém no período de 30 anos, ajudou e protegeu tanto Cristo, quanto Maria, sendo uma das passagens mais conhecidas, a da fuga para o Egito, pois Herodes queria acabar com a vida do Salvador que acabara de nascer.
Devoção a São José
Sua figura quase desapareceu nos primeiros séculos do cristianismo, para que se firmasse melhor a origem divina de Jesus. Porém na Idade Média, São Bernardo, Santo Alberto Magno e
São Tomás de Aquino lhe grande dedicação, devoção e entusiasmo, fazendo com que seu culto cresceu continuamente.
Atualmente São José é tido como Padroeiro da Igreja (Declarado pelo Papa Pio IX), Advogado dos Lares Cristãos (Papa Leão XIII), além de ser considerado o protetor dos operários.
História
São José era carpinteiro na Galileia e marido da Virgem Maria, protetor da Sagrada Família, foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém. Educou e protegeu o menino Jesus, com o amor de Deus-Pai. São José foi um homem justo, trabalhador e exemplo de pai. A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protetor escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para todos nós.
“O Anjo do Senhor manifestou-lhe, em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua Mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.” Mt 1,20
O significado do nome José
É “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou ”Deus multiplica”. O nome José tem origem no nome hebraico, Yosef, que significa “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus.

Terço de São José
Tomando-se um terço.
1) No lugar do Pai Nosso diz:-se: Meu glorioso SÃO JOSÉ nas vossas maiores aflições e tribulações não nos valeu o anjo do Senhor? VALEI-ME SÃO JOSÉ!
2) No lugar das Ave Maria diz-se: SÃO JOSÉ VALEI-ME! 3) No fim de cada dezena diz-se a jaculatória : JESUS, MARIA E JOSÉ.
Conclui se o terço com este oferecimento: A Vós, Glorioso São José, ofereço este terço e em louvor e glória de Jesus e de Maria, para que seja a minha luz, guia, minha proteção e defesa, minha fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos e tribulações e principalmente na hora de agonia.
Pelo nome de Jesus, pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo (pedido).
Falai em meu favor, advogai a minha causa no céu e na terra, alegrai a minha alma, para honra e glória vossa de Jesus e de Maria. Assim seja.

Oração a São José
A vós São José, 
Recorremos na nossa tribulação,
E depois de ter implorado 
O auxílio da vossa Santíssima Esposa,
Cheios de confiança, solicitamos o vosso patrocínio.
Por esse laço sagrado de caridade 
Que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, 
E pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus,
Ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno 
Á herança que Jesus Cristo conquistou com o seu Sangue, 
E nos assistais, nas nossas necessidades, 
Com o vosso auxílio e poder. Protegei, 
Oh! guarda providente da Divina Família, 
A raça escolhida de Jesus Cristo;
Afastai para longe de nós,
Oh! Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício; 
Assisti-nos do alto do céu, 
Oh! nosso fortíssimo sustentáculo, 
Na luta contra o poder das trevas;
E, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada, 
Do Menino Jesus assim também defendei agora
A Santa Igreja de Deus contra as ciladas dos seus inimigos
 E contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós, 
Com vosso constante patrocínio,
A fim de que a vosso exemplo
E sustentados com o vosso auxílio,
Possamos viver virtuosamente, 
Piedosamente morrer, 
E obter no Céu a eterna bem-aventurança.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário