Blog da Cidha Cunha

segunda-feira, 6 de março de 2017

Santa Rosa de Viterbo - 06 de Março -

 Santa Rosa de Viterbo - 06/03 -



Nascida em uma família cristã no ano de 1233 na cidade de Viterbo, Rosa sempre foi muito devota.
Milagres
Segundo a tradição, com apenas 3 anos Santa Rosa se aproximou do corpo de sua tia materna que estava morta e a ressuscitou apenas com o som de sua voz, logo sendo considerada santa pelo povo.
Já mais velha, Santa Rosa auxiliava na distribuição de pães em sua pequena cidade, porém por muitas vezes acabava com todos os pães de sua casa, e acabou sendo advertida por seu pai por inúmeras vezes para que não repetisse mais aquela atitude, porém certa vez enquanto distribuiria os pães Rosa foi chamada por seu pai que pediu para conferir o que estava escondido no avental da garota, respondeu prontamente ao pai que eram rosas que ela havia acabado de colher, ao averiguar o conteúdo os pães haviam se transformado em rosas, e o pai deixou que a menina seguisse.
Ordem Franciscana
Santa Rosa sempre se manteve firme na fé, era muito rígida consigo inclusive se mantendo em jejum durante grandes períodos, o que faria com que ela ficasse gravemente doente. Porém mesmo ardendo em febre, e com sua vida por um fio Rosa nunca teve sua fé abalada, até que em 1245 teve uma visão da Virgem Santíssima que disse as seguintes palavras: “Levanta-se minha filha porque amanhã irás a Igreja de São João Batista, depois à de São Francisco, onde tomarás o hábito da Ordem Terceira”.
Após a visão de Maria, Santa Rosa levantou-se milagrosamente, e seguindo as palavras da Virgem Santíssima pediu sua admissão na: Ordem da Penitência de São Francisco – hoje chamada de Ordem Franciscana Secular.
Exílio
No período em que Santa Rosa de Viterbo ingressou na Ordem Franciscana a Europa passava por grandes conturbações causadas pelo rei herege Frederico II, que negava a autoridade do Papa, e para desafiar o pontífice o rei herege invadiu a Itália, protegendo os hereges e expulsando os cristãos.
Rosa teve outra visão, desta vez com Cristo que estava com o coração em chamas. Ela não se conteve, saiu pelas ruas pregando com um crucifixo nas mãos, convertendo muitos hereges e os trazendo de volta ao seio da igreja, porém por esta atitude seria expulsa por ordens do imperador herege Frederico II.
A morte
Santa Rosa de Viterbo, virgem de grandes poderes, capaz de curar os cegos e converter hereges obstinados, teve seu jovem corpo morto exposto por 18 meses e durante séculos permaneceu intacto, mesmo após um incêndio que lhe destruiu o caixão, demonstrou com certeza indiscutível a glória do pai e a certeza da vida eterna, interceda por nós, tão pequenos que somos ante a magia maravilhosa de sua vida. Fazemos da sua vida a base de nossa crença, porque séculos se passaram e sua memória ainda resiste e resistirá por todo o sempre, para continuar a converter seus pobres irmãos que ainda estão embrutecidos pela devassidão e pela vida em desespero constante. Seja para nós, gloriosa Santa Rosa, a flor perfumada que mantêm vivos os nossos sentidos, a doce esperança de merecermos um dia obtermos graça aos olhos do senhor e a certeza de que o céu se abrirá para nós com a chave do seu coração imaculado feito do mais puro amor e pura castidade. Deixe que caminhemos sobre os seus passos e que cheguemos com mérito ao coração do pai que a recebeu de braços abertos como uma ovelha querida que, por tão pouco tempo, deixara o seu regaço."

Oração á Santa Rosa de Viterbo 
Deus Pai de bondade,
Pelo exemplo de Santa Rosa, 
Comunicaste aos cristãos o desejo de vos servir 
E vos amar acima de todas as coisas. 
Dai aos corações sinceros a graça de conhecer-vos 
E propagar o vosso amor. Por Cristo nosso Senhor
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário