Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 16 de maio de 2017

SÃO SIMÃO STOCK -16 De Maio -

SÃO SIMÃO  STOCK – 16/05



Hoje, 16 de Maio é dia de São Simão Stock, a quem Nossa Senhora apresentou o escapulário que deveria ser utilizado por devotos para obterem proteção.
São Simão Stock nasceu em Kant na Inglaterra, no berço de uma família religiosa, porém movido pelo Espírito Santo de Deus abandonou sua família para viver como eremita no deserto com apenas 12 anos.
Ao chegar ao Deserto São Simão Stock fez do tronco de uma árvore sua morada, vindo desta o "Stock" em seu nome, que no inglês stock significa tronco. Consagrou-se na árvore em que vivia fazendo penitência e buscando a salvação das almas.
Conta a história que São Simão Stock descia da árvore diariamente para o povoado para visitar e ajudar no cuidado dos doentes e evangelizar, após isso voltava ao seu retiro.
Após alguns anos com a chegada da ordem carmelita na Inglaterra, São Simão se uniu a eles, tornando-se um religioso desta ordem,  profundamente Mariano que se dedicava aos serviços e aos seus irmãos.
Conforme a história ,Nossa Senhora apareceu diante de São Simão Stock, lhe apresentando o escapulário para aqueles que o usarem com devoção, e dizia "Quanto mais Marianos, mais cristãos".

História
Eremita adolescente 
Tendo apenas doze anos, Simão saiu do castelo da família e foi viver vida de eremita. Para sua nova morada encontrou um oco de um velho e grande carvalho na floresta vizinha a Oxford. A notícia do adolescente eremita espalhou-se rapidamente e o povo passou a chama-lo de Simão "Stock" por causa de sua casa no carvalho oco. Ali Simão viveu durante vinte anos, dedicado à oração, à contemplação e à penitência.
Sonho profético
Certa noite, Simão teve um sonho com a Virgem Maria. No sonho, a Virgem lhe disse para unir-se aos monges que viriam do mosteiro de Monte Carmelo. Nossa Senhora lhe falava da Ordem dos Carmelitas, a primeira fundada em homenagem a ela e uma das mais antigas da Igreja. Simão não compreendeu perfeitamente tal sonho, mas obedeceu. Retornou ao castelo e voltou a estudar. Formou-se teólogo e foi ordenado padre.
A profecia se cumpre
Enquanto esperava na fé que os monges prometidos chegassem, Padre Simão Stock percorria as aldeias da região fazendo visitas aos doentes e aos pobres, evangelizando o povo. No ano 1213, finalmente os carmelitas chegaram às terras da Inglaterra. Assim, Padre Simão Stock pôde ingressar na Ordem dos Carmelitas. Depois de dois anos, por causa de suas virtudes, capacidades e amor à ordem, os irmãos nomearam-no colaborador na direção da ordem. Pouco tempo depois, em 1216 ele foi eleito vigário geral de todas as províncias carmelitas da Europa.
Perseguições à Ordem Carmelita
A Ordem Carmelita passava por um período muito difícil e chegou a ser quase extinta. Outras ordens religiosas os perseguiam. Diante disso, o prior geral São Simão Stock, enviou emissários ao papa de então, chamado Honório III.  Estes tinham a missão de informá-lo sobre a situação difícil da Ordem e pedir a proteção do Santo Padre. Ao mesmo tempo, São Simão convocou a todos os carmelitas, pedindo que rezassem a Nossa Senhora pelas intenções urgentes da Ordem. Eles deveriam fazer isso até que chegasse a resposta do Papa.
A primeira resposta
A primeira resposta veio de Nossa Senhora. São Simão, estando em oração profunda, teve uma visão de Nossa Senhora do Carmo rodeada de anjos. Ela mostrou a ele o santo escapulário da Ordem  Carmelita e disse-lhe: "Este será o privilégio para ti e todos os Carmelitas; quem morrer vestindo-o, se salvará". A virgem mandou que ele o distribuísse aos monges da Ordem para que eles fossem tranquilizados. Conforme a tradição Carmelita, tal aparição aconteceu em 16 de julho de 1251.
A segunda resposta
A resposta do Papa chegou sete meses depois, numa carta com data de 13 de janeiro de 1252. Na carta, o Papa declarou a existência da Ordem dos Carmelitas era legal e, além disso, autorizava os carmelitas a continuarem com a criação de mosteiros pela Europa. Depois disso, São Simão Stock promoveu uma grande mudança estrutural na Ordem. Esta, da forma de vida monástica oriental, para a forma vivida no Ocidente, dos frades mendicantes ou evangelizadores, chamados apostólicos.
A devoção ao Escapulário
A devoção ao santo escapulário rapidamente se difundiu por toda a cristandade, do Ocidente ao Oriente. Desde o início ele foi tido como sinal da proteção de Nossa Senhora, bem como do esforço próprio em seguir a Jesus Cristo.
Morte
São Simão Stock faleceu quando tinha quase cem anos de idade. Era o dia 16 de maio de 1265. Ele estava, então, no mosteiro da cidade de Bordeaux, França. Lá, ele foi sepultado. A celebração litúrgica de São Simão Stock foi instituída oficialmente pela Igreja para o dia de sua morte.

São Simão rezava esta oração quando recebeu o escapulário de Nossa Senhora:
Oração
“Do Carmo a Flor vide floridado céu esplendor.
Virgem fecunda,singular
Mãe sem par
De homem ignorada!
Ao Carmo vem dara tua ajuda.
Estrela do mar!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário