Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 27 de junho de 2018

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO - 27 De Junho -

 NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO - 27/06 -

 NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

O nome escolhido pela própria Virgem Maria é “Mãe do Perpétuo Socorro”. É também o nome pelo qual o Papa Pio IX pediu aos missionários redentoristas que a fizessem conhecida no mundo inteiro.
Sua história é a história de como Deus orienta os acontecimentos humanos para os desígnios divinos.Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é representada por uma pintura de semblante melancólico, é a senhora da morte e rainha da vida, o auxílio aos cristãos, o socorro seguro e certo dos que invocam seu amor.
História
Em 1496 essa pintura, que encontrava-se em uma igreja da Ilha de Creta. Um homem, pensando em conseguir algum dinheiro com a venda dela, a roubou e levou-a para Roma. Durante o trajeto, pelo rio, conta-se que ele e sua tripulação só foram salvos devido a intervenção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O homem em questão, um comerciante de Roma, ficou muito doente e a beira do leito de morte se arrependeu de seu feito e pediu para um amigo devolver o quadro a uma igreja. O quadro ficou em posse de sua família, principalmente por vontade da esposa do homem e foi aí que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro interviu e fez algumas aparições pedindo para que a imagem fosse levada a uma Igreja.
Tal ação só aconteceu quando Nossa Senhora apareceu para a filha caçula da família onde com os dizeres “Avisa à tua mãe que Santa Maria do Perpétuo Socorro quer que a tireis desta casa.” Em uma outra ocasião, Nossa Senhora também pediu que o quadro fosse levado a Igreja de São Mateus. E foi aí que, em 1499, seus pedidos foram finalmente atendidos e a imagem foi encaminhada para lá.
A história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se espalhou de tal maneira que no caminho da casa da família até a Igreja de São Mateus formou-se uma enorme procissão para acompanhar a imagem e demonstrar sua fé e devoção e já era esperado que o local tornou-se um lugar sagrado de peregrinação de vários fiéis que diziam-se agraciados pelas intenções e milagres de Nossa Senhora.
Mas no final do século XVIII a Igreja foi destruída e tomada pelos franceses e o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi levado para outro lugar. Foi então que em 1866 a imagem foi confiada pelo Papa Pio IX aos Padres Redentoristas para ficar no mesmo local onde a Igreja de São Mateus foi destruída.
No local da igreja destruída ergueu-se uma nova Igreja e também a proposta de renovação de fé e propagação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para que o objetivo fosse cumprido, o Papa ainda mandou fazer algumas cópias da imagem e espalhou-as entre outras igrejas para que sua popularidade aumentasse ainda mais e desde então não parou mais.
SÍMBOLOS
A Imagem
A imagem original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro era uma pintura feita em nogueira com o fundo folheado a ouro, sendo venerado em Roma desde 1499. Além disso também é um ícone da Igreja Ortodoxa, lá é conhecida como Virgem da Paixão ou "Theotokos"(Mãe de Deus) da Paixão.
Ou seja a devoção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é antiga e partilhada por muitos cristãos, sendo muito importante, por isso também devemos saber os significados e símbolos contidos neste ícone mariano tão importante para nós católicos.
Véu e manto Azul
Na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro podemos observar o Manto Azul de Nossa Senhora, o véu azul escuro é a representação da virgindade, pois este era o manto utilizado apenas pelas mulheres virgens em Israel.
A Túnica em vermelho escuro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A Túnica vermelha na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro remonta a tradição daquele período em Israel, que era utilizada para identificar as mães.
A Estrela
Na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é possível ver uma estrela no topo do seu véu, nos ensina que a Virgem Santíssima é a "Estrela do Mar". Sendo o "mar" representando os não judeus que se tornaram cristãos. O número de cristãos era tão grande como se formassem um mar, e Maria é a estrela que os guia para Jesus Cristo.
A Túnica verde de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
O Menino Jesus é retratado com uma túnica verde na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e é a cor que representa a vitória da vida sobre a morte.
As mãos do Menino Jesus
Na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro às mãos do Menino Jesus são voltadas para baixo sobre as mãos de Maria, simboliza a concessão a Virgem Santíssima do poder de distribuir graças a todos aqueles que a ela pedirem. Mostrando que assim como protegeu Jesus Cristo, hoje no céu ela protege a todos nós.
A Expressão de Maria
Na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Maria não olha diretamente para Jesus Cristo, mas sim para nós que estamos olhando o ícone. Esta expressão tem um significado profundo, pois Maria olha para nós com o significado de: "Olhem para Jesus e sigam seus ensinamentos".
O manto amarelo dourado do Menino Jesus
O amarelo é a cor da luz e da divindade, como o ouro. O manto amarelo dourado do Menino Jesus representa sua divindade.
Os Arcanjos
Na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é possível ver nos cantos superiores a imagem dos Arcanjos São Gabriel Arcanjo representado pelas cores vermelho e verde anunciando a Paixão e a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, e São Miguel Arcanjo com as mesmas cores de São Gabriel, porém segurando uma a lança, que perfurou o lado de Cristo e a esponja com vinagre, que lhe será dada antes de sua morte. Ele também segura estes objetos através do manto, mostrando que estes objetos são sagrados.
O ouro ao fundo
O ouro ao fundo de todo o quadro simboliza o céu, onde Jesus e Maria estão entronizados. O ouro representa também a alegria celeste que espera todos aqueles que recorrerem à Virgem Maria e praticarem aquilo que seu Filho ensinou.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Mãe. Por ela vencerás” (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
Ó Mãe do Perpétuo Socorro
Eis aqui diante de vossos pés um pobre pecador,
Que recorre a Vós e põe em vós a sua confiança.
Ó Mãe de Misericórdia, tende piedade de mim. 
Sei que todos Vos chamam de refúgio e esperança dos pecadores.
Sede também o meu refúgio e a minha esperança.
Socorrei-me, pelo amor de Jesus Cristo.
Louvo e agradeço a Deus que, 
Pela sua misericórdia me inspirou uma grande confiança em vós. 
Confesso Ter caído muitas vezes no pecado,
Por não Ter recorrido a vós,
Mas com o Vosso socorro serei sempre vitorioso.
Sei que haveis de me ajudar, se me recomendar a Vós;
Mas nas ocasiões perigosas temo não Vos invocar 
E causar assim a perda de minha alma. 
Peço -vos encarecidamente, me concedeis a graça
De Vos invocar nas necessidades e tribulações.
Nossa Senhora, rogai por nós. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário