Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Santa Escolástica - 10 de Fevereiro -

Santa Escolástica - 10/02 -



Nasceu na Itália e era irmã gêmea de São Bento. Solicitado por São Bento foi construído uma cela para Escolástica perto do mosteiro, onde ela viveu com regras semelhantes aos monges. Este novo estilo de vida chamou atenção. Por isso, foi construído um mosteiro para acolher as noviças e Santa Escolástica foi a primeira superiora geral. Uma vez por ano, os irmãos se encontravam dentro da propriedade do mosteiro. Certa vez, já sabendo que sua partida estava próxima, a santa pediu ao irmão que desta vez ficasse até o amanhecer, mas ele se recusou, pois precisava voltar ao mosteiro. Então, Escolástica orou a Deus e uma tempestade começou. São Bento perguntou o que estava acontecendo e Santa Escolástica, disse-lhe: “Eu pedi para conversar, você não aceitou. Então, pedi para o Senhor e Ele me atendeu”.
Invocada contra raios e para obter chuva, a vida de Santa Escolástica é  ligada à de São Bento, fundador dos monges beneditinos.
Nasceu provavelmente por volta do ano 480 na Úmbria (Itália), e dedicou-se junto a seu irmão, São Bento, ao culto e louvor de Deus. Segundo conta a tradição, São Bento, que era extremamente rigoroso à Regra, recebeu uma demonstração do poder divino. Deus quis lhe provar que o que vale mais é o amor.
Uma noite, Escolástica pediu a Bento que ficasse em seu mosteiro para continuarem a conversa que estavam tendo sobre assuntos espirituais. Bento recusou por causa das regras de sua ordem. Escolástica rezou, e logo uma forte tempestade se abateu sobre toda a região. Seu irmão foi obrigado a ficar, mas culpou-a pelo fato. E ela disse: Pedi a você e você não me ouviu. Pedi ao Senhor e ele me ouviu. Pode ir embora para o seu mosteiro. Vá, se você puder!
Três dias após este milagre, Santa Escolástica morria, e um pouco mais de um mês depois, São Bento também morria, no ano 547.


Oração á Santa Escolástica

Ó Deus, Pai de misericórdia,
Santa Escolástica mostrou que nossa missão é servir, 
É carregar os fardos uns dos outros, 
É promover a harmonia e a paz entre todos os homens.
 Dá-nos compreender em profundidade esses teus desígnios,
 Para que nos aproximemos de Ti, 
Para que Te reconheçamos nos irmãos
 E para que Te louvemos e bendigamos sem cessar. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário