Blog da Cidha Cunha

quinta-feira, 13 de abril de 2017

São Martinho l - 13 de Abril -

São Martinho l - 13 /04 - 




São Martinho nasceu em Todi, e foi diácono da igreja, acabou sendo eleito sumo pontífice após a morte do papa Teodoro em 13 de maio de 649, se mostrando um homem firme ao guiar a Igreja. Subindo ao poder mesmo antes do referendo do imperador quanto a sua eleição.

Apesar de seu pulso forte São Martinho I sabia que sua atitude traria consequências como perseguição, torturas e grandes humilhações, pois naquele período os reis como o imperador Constante II achavam que poderiam interferir na igreja, como se a fé e as doutrinas fossem submissas ao Estado.

Um ano antes de São Martinho assumir como Papa, Constante II publicou um documento "Tipo", que apoiava heresias monotelistas que negavam a condição humana do Cristo, se opondo diretamente as principais raízes do cristianismo, inclusive resultando na convocação de um Concílio pelo imperador, que ao contrário do que ele esperava todas as teses monotelistas foram condenadas, assim provocando uma ira mortal em Constante II.

A Perseguição

Não contente com o ocorrido no grande Concílio, Constante II ordenou que Olímpio, seu representante em Ravena prendesse o papa, porém o homem decidiu que iria matar o Santo Padre, e ordenou que seu escudeiro o apunhalasse no momento da comunhão em uma missa do qual São Martinho estava pessoalmente comungando com os fiéis, eis que no momento que o assassino tentou apunhalar-lo, ficou completamente cego saindo correndo daquele local. Após este incidente Olímpio decidiu que acompanharia São Martinho para tomar Constantinopla. Porém devido à peste que assolava a Europa naqueles tempos Olímpio acabou morrendo vítima da doença.

Prisão e Martírio

O imperador herege Constante II então ordenou a prisão de São martinho I, que foi levado de barco em uma longa viagem, sem direito a água para se lavar, enclausurado no porão, rumo a cidade de Bósforo, sendo um cruel martírio contra o Santo Padre.

Sob acusações falsas de que o pontífice havia subido ao cargo sem ser seu por direito, Constantino II ordenou que fosse esticado em uma praça de Constantinopla, onde seria humilhado e apedrejado pelo povo, após isso São Martinho I, foi levado para uma prisão onde viveu grande sofrimento a mando do imperador.

O papa Martinho I foi julgado e condenado ao exílio na Crimeia, sul da Rússia, sendo levado para lá em março de 655, em outra angustiante e sofrida viagem que durou dois meses. Ele acabou morrendo de fome quatro meses depois, em 16 de setembro daquele ano. Foi o último papa a ser martirizado e sua comemoração foi determinada pelo novo calendário litúrgico da Igreja para o dia 13 de abril.

Oração á São Martinho 

“São Martinho em oração, erguemos nossos corações cheios de confiança e devoção. Certos de sua caridade ilimitada e útil para todos os níveis da sociedade e também de sua mansidão e humildade de coração, lhe oferecemos nossas súplicas." Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário