Blog da Cidha Cunha

domingo, 23 de abril de 2017

SÃO JORGE

SÃO JORGE -23 de Abril -




Dia 23 de Abril, comemora-se o dia de São Jorge. Ele é um santo muito famoso, mas pouca gente sabe a real história por trás desse guerreiro que além de padre foi também um soldado romano.
História
A história de São Jorge é cheia de lendas e controvérsias devido a grande popularidade do santo não só na religião católica. Há muita polêmica envolvida em torno da sua existência pelo fato de não existir nada concreto sobre ele, mas o que sabemos é que na época em que foi nomeado santo era comum a canonização acontecer através da votação popular mesmo que sua vida não fosse exemplar.
Mas o que se sabe é que Jorge era filho de pais cristãos, nascido na região da Capadócia e criado na Palestina onde foi promovido capitão do exército romano aos 23 anos de idade. Como se é conhecida, essa época ficou marcada pela constante perseguição do imperador Diocleciano aos cristãos e Jorge da Capadócia (como era conhecido) não escapou.
Por diversas vezes Diocleciano tentou fazer com que Jorge desistisse de sua fé, torturando-o de várias maneiras, mas ele permaneceu firme e forte.
Depois de inúmeras tentativas frustradas, Diocleciano não viu outra saída a não ser mandar degolar o Jorge no dia 23 de abril de 308. Foi um verdadeiro guerreiro da fé e lutou bravamente até o fim no seu propósito cristão e tal atitude teve tanta repercussão que serviu de exemplo para a conversão de diversas pessoas ao cristianismo, inclusive a esposa do próprio imperador.
O culto
Apesar das diversas lendas criadas em torno de São Jorge, ele foi nomeado padroeiro de muitos países como Inglaterra, Lituânia, Portugal e algumas regiões da Espanha e o que se tem conhecimento é que, para a Igreja Católica, o simbolismo do dragão pode ser visto como o mal e a sua vitória sobre ele representa a vitória por ter resistido as tentações do imperador Diocleciano em fazê-lo desistir de sua fé.
Independente das lendas e versões criadas, devemos celebrar e venerar São Jorge como um símbolo de força e mártir da fé cristã.

Símbolos

A Armadura
Não simplesmente a armadura de um soldado, mas a armadura de São Jorge é o simbolismo para a armadura do cristão descrita por São Paulo na carta aos Efésios (6 : 10-18). A armadura sobre o corpo representa a justiça, o capacete é a certeza da salvação, seu cinturão é a verdade, e seu sapato é a prontidão em anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.
Ao vestir-se desta forma São Jorge representa um oficial do reino de Deus, um guerreiro vestido para a batalha espiritual contra o mal.
A capa vermelha
O vermelho da capa de São Jorge representa o martírio, o sangue derramado por se negar a desistir de sua fé em Deus.
As armas de São Jorge
São Jorge é representado carregando duas armas: a "Espada de São Jorge" e a "Lança de São Jorge", sendo a lança a arma que fere mortalmente o dragão, estas armas representam a Palavra de Deus como no escrito de São Paulo: "A palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes, e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12), e com este poder de Deus o santo guerreiro vence o mal.
O cavalo branco
O cavalo branco de São Jorge representa a pureza e santidade, que são as armas indispensáveis na luta contra o mal. Além disso, o branco nos remete a vitória sobre a morte e a ressurreição de Jesus na Páscoa. Sendo a grande luta de São Jorge contra Roma que quis acabar com os cristãos.
O dragão na imagem de São Jorge
Além da imagem do próprio São Jorge, um dos elementos que mais nos chama a atenção é o Dragão, conta a tradição católica que este animal assolava a cidade de Salone la Líbia, até que em dado momento os moradores começaram a oferecer sacrifícios tentando acalmar o monstro. Porém nada saciava o animal, no momento em que o povo iria oferecer a filha do rei, a pequena Saibra de 13 anos, São Jorge foi para salvá-la do dragão, apenas pedindo em troca a conversão de todo ao cristianismo. Então o santo enfrentou o monstro e o trouxe morto para a cidade.
Através da imagem de São Jorge podemos ver a luta do bem contra o mal, uma história de santidade e heroísmo, de um santo mártir da Igreja, que deve ser seguida de exemplo por nós ao enfrentarmos os dragões em nossas vidas com fé e perseverança.
Mas mais do que simplesmente um animal o Dragão representa a vitória da vida sobre a morte, da Igreja sobre o demônio.

Oração à São Jorge
Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro,
Invencível na fé em Deus, q
Que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, 
Abre meus caminhos.
Tendo mãos não peguem,
Tendo olhos não me enxerguem 
E nem pensamentos possam ter para me fazerem mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, 
Facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, 
Cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, 
Estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, 
Defendendo-me com vossa força e grandeza.
Ajudai-me a superar todo desânimo e
A alcançar a graça que vos peço (pedido).
Dai-me coragem e esperança, 
Fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário