Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

JUVENTUDE CAMINHO ABERTO- 1992

CAMPANHA DA FRATERNIDADE  DE 1992

Há 20 anos atrás ,eu participava de um grupo de jovens, o "MJC" e essa campanha da fraternidade do ano,marcou muito os jovens daquela época. Não tínhamos muito recursos,somente  o disco vinil e o gravador em fita k7 BASF. Comprava o disco da Campanha assim que saia  pra venda,  nas Edições Paulinas no centro de Florianópolis(loja de artigos religiosos católicos),gravava as músicas e  repassava para os demais jovens poderem cantar também. Era uma festa quando saíamos, pois cantávamos nos grandes encontros das comarcas da juventude, assim como cantávamos quando  saiamos com o grupo para passeios diversos. Com a música na ponta da língua, além de cantar, a gente observava a letra, que  batia com a nossa realidade na época e até se perceber nos tempos atuais. Hoje passei para minha TURMA DE CRISMA,os 24 jovens da minha turma cantaram,se divertiram e participaram com vontade. Claro que para eles foi normal,,já pra mim teve outro sentido,foi mais emocionante,pelas lembranças.Pelo menos fizeram uma releitura das letras e compreenderam a mensagem,que foi o mais importante.


"JUVENTUDE CAMINHO ABERTO"


Boas recordações de um tempo em que eramos todos jovens.Essa campanha só me fez bem,como um verdadeiro bálsamo em minha vida.Cantávamos nas Missas,nas caminhadas, nos retiros e até mesmo quando tínhamos que ir para jogar em alguma comunidade,cantávamos á caminho, dentro do ônibus.
Tempo bom!

PARA RELEMBRAR E MATAR A SAUDADE,SEGUE ABAIXO O DISCO AS MUSICAS E LETRAS!








EM ORDEM O TEMPO DAS MÚSICAS:


01 = 00:00 Canto de Abertura - Juventude e Fraternidade.
02 = 02:18 Salmo Responsorial - Felizes os que em vós tem sua força.
03 =-03:53 Aclamação ao  Evangelho - Jesus Cristo vem falar/ Sempre fala com amor.
04 = 04:50 Canto do Ofertório - De braços erguidos.
05 = 06:19 Canto da Comunhão- A beira do lago.
06-= 09:26 Canto Final - Os Jovens.

Letras das músicas

1. Entrada:      JUVENTUDE E FRATERNIDADE

Juventude e fraternidade/
Forte apelo de renovação/
Juventude e fraternidade/
Esperança de um mundo irmão.

Quero ver a juventude reunida em mutirão/ Para abrir caminhos novos nos chamando a conversão/ Nossos jovens atuantes na sofrida sociedade/Semeando um novo reino de justiça e de verdade.

Quero ver a juventude espalhando amor e luz/Convidando toda gente nos caminhos de Jesus/ Combatendo os falsos deuses do poder e do dinheiro/Vendo em todas as pessoa, outro cristo um companheiro.

Quero ver a juventude fermentando essa nação/ Ao lutar por seus direito na cidade e no sertão/ Conquistando mais espaço/ Injetando sangue novo/ Nas escolas, no trabalho animando o nosso povo.



2. Salmos        FELIZES OS QUE EM VÓS TEM SUA FORÇA

Felizes os que em vós tem sua força /
E se Poe com alegria a caminho.

Quem habita ao abrigo do altíssimo e vive a sombra do senhor onipotente. Diz ao senhor sóis meu refugio e proteção. Sois o meu Deus do qual confio inteiramente.

Nenhum mal há de chegar perto de ti. Nem a desgraça baterá á sua porta.Pois o senhor deu uma ordem aos seus anjos.Para em todos os caminhos te guardarem.


3. Evangelho-    JESUS CRISTO VEM FALAR

Jesus cristo vem falar/ Sempre falas com amor/
Nas feições da juventude/ Eu te vejo meu senhor.

O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.

4. Ofertório -   DE BRAÇOS ERGUIDOS

Ofertar nossa vida queremos,como um gesto de amor doação.
Procuramos criar  mundo novo, trazer para o povo a libertação.

De braços erguidos a Deus ofertamos/
Aquilo que somos e tudo  que amamos/
Os dons que nós temos compartilharemos/
 Aqueles que sofrem sorrir os faremos.

A injustiça que fere e que mata, tanto homem criança e mulher.
Faz o jovem viver sem sentido frustrado e perdido  distante da fé.

5. Comunhão -    O TEMPO NÃO PARA CHEGOU MINHA HORA

1.A beira do lago dos teus afazeres, Eu abro horizontes de luta e esperança. A  pescas maiores convoco teus braços: Que leves a paz, onde impera a vingança.(Mt 4, 18-22)

O tempo no para, chegou minha hora/
Eu vou para o Pai, mas eu fico por perto/ 
Eu sou este pão, este vinho, este amor/
Refaz o caminho que encontras aberto.
   
 2.A história dos homens tem tanta cobiça, Inveja, opressão e desdém pelos fracos. Chegou novo tempo, de plena mudança: Sou luz, boa nova aos teus olhos opacos.(Lc 4, 1-13)

 3.Revelo outro lado, que é pleno de brilho: assim que meu Pai quer a vida de todos! Pois, vai, transfigura essa terra dos homens: Implanta a justiça, demite os engodos!(Lc 9, 28b-36)

4.Não penses que a dor dos céus um castigo. Meu Pai não se move por vil julgamento, Mas quer corações bem féis, renovados: Não fere o caído, lhe dá seu sustento.(Lc 13, 1-9)

 5.Te quero comigo. Proclama bem alto: '' ó vós que esbanjastes, voltai para casa! Plantemos de novo o sustento de todos, Que a vida se alegra, que a paz não se atrasa!''(Lc 15, 11-32)

6.Supera estas leis que tem dupla medida: Condenam o pobre, o mais fraco, o pequeno, Enquanto mantém a opresso e a mentira. Em vez de mil pedras, semblante sereno!(Jo 8, 1-11)

6. Final.      OS JOVENS
1. Queremos ser jovens, libertos, doados  na causa da vida e do amor empenhados,
Abertos, conscientes, bem esclarecidos,juntar nossas mãos, caminhar mais unidos.

ÔÔOs jovens, teus irmãos, Jesus Senhor.
Têm fome de justiça e de amor!
Sustenta sua luta, seu vigor
na força de teu pão libertador!

2. Em nossa família, na comunidade, queremos ser luz para a sociedade,
Formando Igreja, formando teu povo na fraternidade, na busca do novo.

3. Estamos dispostos – que Deus nos ajude –a abrirmos espaço para a juventude.
Que jovem algum seja, pois, excluídode participar, de também ser ouvido!

4. Nas leis da Nação, no trabalho e estudo,comunicação, arte, esporte...em tudo,
que, sem leviandades, engano ou violênciarespeite-se o jovem e sua consciência!

5. Os jovens são teus! Dá-lhes força e ternura!Sustenta teu povo na luta tão dura!
E juntos andemos, em fraternidade,sejamos irmãos, não importa a idade!

6. Se somos felizes, no amor repartido,daremos apoio ao mais pobre e sofrido;
nas lutas da vida, com Deus cantaremos,aos outros unidos, com Deus venceremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário