Blog da Cidha Cunha

quinta-feira, 27 de abril de 2017

SANTA ZITA

 SANTA ZITA  - 27 de Abril -



Hoje 27 de Abril é dia de Santa Zita, a padroeira das empregadas do lar, que como uma simples empregada sem estudos, consagrou-se por inteira ao senhor, sem deixar sua vida simples.
Santa Zita nasceu em Lucca, Itália, em 1218, no berço de uma família de camponeses pobres, porém apesar disso era um lar cristão com muita fé em Deus.
Passou sua vida de maneira humilde, como empregada doméstica, sem estudos, porém isso não a impediu de consagrar-se por inteiro ao Senhor. O Segredo de Santa Zita era se questionar se suas atitudes agradavam ou não a Deus, abrindo-se desta forma para a santificação
Aos 20 anos de idade Santa Zita conseguiu um emprego em uma residência de Nobres, porém não deixou de participar de todas as Santas Missas da manhã, além de auxiliar os pobres e realizar visitas aos doentes em suas folgas, desta forma conquistando a admiração de seus patrões e de todos, além de trazer a uma verdadeira conversão ao Senhor inúmeras pessoas.
HISTÓRIA
Zita foi uma jovem italiana que viveu no século XIII e que cedo começou a trabalhar como empregada doméstica na casa de uma família da nobreza, tendo sido essa a sua profissão durante 30 anos. Não recebia salário, mas tinha casa e comida, embora os seus patrões, e até mesmo os seus colegas, fossem bastante cruéis com ela por ser tão bondosa. Ainda assim, Zita era uma mulher de fé e uma alma caridosa, tendo praticado a caridade e ajudado os pobres dando-lhes tudo aquilo que podia e que recebia. Nunca permitiu que as injúrias e maus tratos perturbassem a paz interior que a regia. Acabou por conquistar o respeito dos patrões, que lhe atribuíram mesmo a responsabilidade pelos demais empregados da casa.
Existe, ligada a Santa Zita, uma lenda muito semelhante à da nossa Rainha Santa Isabel, de Portugal. Diz-se que Zita fora acusada de levar objetos dos seus patrões para dar aos pobres e que, tendo sido interceptada pelo seu patrão, este lhe perguntara o que levava escondido no avental, ao que Zita respondera "são flores" e, abrindo o avental, dele se desprenderam belas flores.
Santa Zita acabou por ser canonizada, vários séculos depois da sua morte, por terem sido reconhecidos mais de cento e cinquenta milagres obtidos com a sua ajuda.
Santa Zita deixou-nos a importante mensagem de que, para sermos grandes, nos basta ser simples e puros. Que não é o dinheiro nem a condição social que nos faz ricos, mas sim aquilo que governa o nosso coração. Que é o amor com que nos dedicamos àquilo que fazemos, por mais humilde que seja a nossa condição, que nos engrandece. Santa Zita protege especialmente todas(os) empregadas(os) domésticas(os) e todos aqueles que se dedicam à lida da casa.

ORAÇÃO A SANTA ZITA
Ó Santa Zita,
Que no humilde trabalho doméstico
Soubestes ser solícita como foi Marta,
Quando servia a Jesus, em Betânia,
E piedosa como Maria Madalena, aos pés do mesmo Jesus,
Ajudai-me a suportar com ânimo e paciência
Todos os sacrifícios que me impõem os meus trabalhos domésticos:
Ajudai-me a tratar as pessoas da família
A que sirvo como se fossem meus irmãos.
Ó Deus, recebei o meu trabalho,
O meu cansaço e as minhas tribulações,
E pela intercessão de Santa Zita, dai-me forças
Para cumprir sempre os meus deveres,
Para merecer o reconhecimento dos que sirvo
E a recompensa eterna no Céu.
Santa Zita, ajude-me.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário