Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 19 de abril de 2017

SANTO EXPEDITO

SANTO EXPEDITO - 19 de Abril -



Muitas pessoas conhecem Santo Expedito por conta do seu título de “santo das causas justas e urgentes”, mas poucos sabem da sua real história.

História
Expedito foi mártir da fé, nasceu na Armênia e comandou a 12ª Legião Romana, conhecida como “Fulminata” (ou fulminante, em português) com sede em Melatia. Essa região foi local de inúmeras perseguições aos cristãos por conta do imperador Deocleciano, responsável por determinar a destruição de inúmeras igrejas e livros sagrados, suspender assembleias cristãs e obrigar a renúncia de todos os cristãos.
Enquanto no exército romano, levava uma vida de excessos até que um dia teve um encontro com Deus e se converteu. Sua fama de “santo das causas justas e urgentes” veio de um episódio onde um espírito do mal lhe apareceu em forma de corvo dizendo: “crás..! crás...! crás...!” (em latim: “Amanhã...! amanhã...!amanhã...!”) Enganador que é, eis a proposta do maligno: Deixe para amanhã. Não tenha pressa! Adie sua conversão!
E rapidamente, Expedito pisoteou o corvo, esmagando-o e gritando: HODIE! , Que quer dizer: “HOJE”! Nada de adiamento! É para já! Agora! E é daí que vem a associação a soluções imediatas das causas  urgentes. Expedito é um santo que desde seu martírio tem atraído inúmeros devotos pelo mundo, pois além de padroeiro das causas urgentes é também padroeiro dos militares, estudantes e viajantes. Também é conhecido como o santo dos negócios que precisam de soluções  rápida
Santo Expedito o Soldado Romano
Santo Expedito guardava as fronteiras orientais do império contra ataque de bárbaros da Ásia e seus constantes ataques ao império Romano com coragem e se apoiando em sua fé.
Expedito, o nome do chefe, era um apelido romano que exprimia o traço dominante de sua personalidade: presteza e prontidão, agindo e se portando desta forma no cumprimento do seu dever e na defesa da religião que professava.Generoso soldado, Expedito e sua situação de chefe de legião chamaram a atenção de Deocleciano enquanto defendiam as fronteiras orientais contra os ataques de bárbaros asiáticos. Quando as perseguições começaram muitos mártires pagaram a lealdade cristã com a vida, entre eles Maurício, Marcelo e Sebastião - hoje conhecido como São Sebastião. Expedito lutou até o fim mesmo depois de ser flagelado até derramar sangue e ter a cabeça decepada.
O culto
O culto à Santo Expedito atravessou o Oriente, passou para a Alemanha meridional e de lá se espalhou pela Itália, Espanha, França e Bélgica. Em várias igrejas do mundo encontramos estátuas de Santo Expedito, com traje legionário, vestindo uma túnica curta e um manto jogado militarmente atrás dos ombros, tendo postura militar. Em uma mão segura uma palma e na outra uma cruz.Hoje e sempre é dia de cultuar esse santo que tanto fez por nós e pela religião cristã.
Dia 19 de Abril comemoramos o dia de Santo Expedito, que foi chefe de uma legião romana na Armênia, pois no momento o imperador Diocleciano, mostrou-se favorável aos cristãos, lhes confiando importantes postos na administração do exército devido ao seu caráter e prontidão.
Apesar de sua fidelidade ao império Romano, Santo Expedito e seus companheiros foram obrigados a passar pelo martírio em 19 de Abril de 309, quando Diocleciano mudou de ideia sobre os cristãos, por não negar sua fé em Jesus Cristo diante do imperador.
Símbolos
O ramo na imagem de Santo Expedito
O Ramo é o símbolo que é utilizado nas imagens de todos os mártires ao longo da história, por isso na imagem de Santo Expedito o encontramos, já que ele passou por terríveis dores que levaram a sua morte por não negar a Jesus Cristo.
Auréola na cabeça de Santo Expedito
Na imagem de Santo Expedito encontramos uma auréola que circunda sua cabeça, e esta representa e atesta a santidade desse mártir que encontrou uma verdadeira conversão em Jesus Cristo Nosso Senhor.
O manto vermelho
Na imagem de Santo Expedito encontramos um lindo manto vermelho que cobre parte de sua armadura, além de parte da indumentária do soldado romano, o manto vermelho neste ícone representa o amor de Deus que recai sobre aqueles que têm verdadeira fé no pai.
A cruz com a palavra HODIE
Na imagem de Santo Expedito encontramos uma cruz que é segurada por sua mão direita onde está escrito a palavra HODIE, que em latim significa: Hoje, que nos lembra quando é o dia da salvação e da verdadeira conversão, que é hoje, um compromisso para com Deus que jamais devemos adiar.
A palavra Cras aos pés
Aos pés de Santo Expedito encontramos a palavra CRAS que em latim significa Amanhã, ou seja, devemos pisar na procrastinação e adiamento da conversão e da vida em Deus, vivendo no hoje “HODIE”.
A armadura
Na imagem de Santo Expedito ele veste uma armadura, pois como sabemos ele era soldado do império romano.
Neste ícone também há um significado especial, nos lembrando que a proteção que Deus envolve seus filhos que a Ele oram com fé.
O capacete no chão
Na imagem de Santo Expedito encontramos o capacete colocado ao chão, o que demonstra que ele abandonou sua antiga vida mundana e de adoração aos falsos Deuses do imperador Diocleciano para viver a sua vida em Jesus Cristo e Deus.

Oração à Santo Expedito:
Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes,
socorrei-me nesta hora de aflição e desespero,
intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo,
vós que sois o santo guerreiro, vós que sois o santo dos aflitos,
vós que sois o santo dos desesperados, vos que sois o santo das Causas Urgentes.
Protegei-me, Ajudai-me, Dai-me forças, Coragem e Serenidade.
Atendei ao meu pedido (faça aqui o pedido).
Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos os que possam me prejudicar.
Protegei a minha família e atendei ao meu pedido com urgência.
Devolvei-me a Paz e a tranqüilidade.
Serei grato pelo resto de minha vida e levarei o seu nome a todos os que tem fé.
Obrigado
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário