Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 28 de abril de 2010

PROJETO DIA DO TRABALHO




O Projeto

JUSTIFICATIVA

Uma das tarefas mais difíceis hoje em dia é a escolha de uma profissão, pois esta escolha define nosso futuro. 
Todas as profissões são importantes, algumas dependem de formação em universidades, outras não, porém precisam da prática, ou seja, a pessoa precisa aprender como fazer determinada tarefa até que seu trabalho saia perfeito.
Todo trabalho é árduo, mas com dedicação poderá ser bem sucedido! 
Diante da complexidade de trabalhar com as crianças o Dia do Trabalho , optei  pelo tema "Profissões" para desenvolve-lo de forma significativa .

OBJETIVO
- Conhecer a diversidade das profissões.
- Valorizar a importância das profissões para a sociedade.
- Estimular o raciocínio lógico e a expressão oral.
- Desenvolver a coordenação motora e a percepção visual e auditiva. 
-Desenvolver a linguagem oral e escrita
-Desenvolver a criatividade;
-Utilizar a tecnologia na escolha das profissões.
- Combater qualquer preconceito com alguma profissão.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do projeto se dará mediante a criação de murais, dramatização das profissões, historia das profissões, textos, jogos, caça palavras, adivinhas, cruzadinha e ilustrações.

Para a culminância do projeto um dos pais poderá ser convidado para ir na escola falar da sua profissão para as crianças.

ATIVIDADES SUGERIDAS
TEXTO INFORMATIVO

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Imitando as Profissões

=> Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.

VAMOS CANTAR:

Passa, passa gavião Todo mundo é bom! 
A costureira faz assim 
A costureira faz assim, 
Assim, assim, assim, assim! 
Passa, passa gavião Todo mundo é bom! 
O motorista faz assim 
O motorista faz assim, 
Assim, assim, assim, assim!
 Passa, passa gavião Todo mundo é bom! 
A professora faz assim 
A professora faz assim, Assim, assim, assim, assim!
 (médico/piloto/dentista/cozinheira etc.)

=> Comentar sobre cada personagem da música, apresentando o nome da profissão. Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho?Listar os nomes das profissões no quadro. 
=> Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula. 
=> Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam. (dar exemplos de profissões) 
=> Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.

Conhecendo as Profissões dos Pais.

Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criar um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.

Livro da Profissões

Para a confecção do livro ,serão escolhidas dez a doze profissões relevantes

Exemplo

· Professor

· Medico

· Carteiro

· Pintor

· Motorista

· Padeiro

· Dentista

· Bombeiro

· Soldado

· Costureira

· Cozinheiro

· Cabeleireiro

Cada dia o professor apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças.

Após isso, será elaborado um mine livro, com a descrição básica de cada profissão e espaço para ilustração feita  pelas crianças, com colagens e desenhos. 


BRINCADEIRAS


=>Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever no quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula. O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda. 

Sugestões: Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; Faz comida; ensina crianças etc.



DICA: Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos. • Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar? • Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma criança que trabalha. Se ela estuda ou somente trabalha.


Atividades Impressas





























LEMBRANCINHAS









Nenhum comentário:

Postar um comentário