Blog da Cidha Cunha

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Santa Irene , Santa Ágape e Santa Quiônia - 03 de Abril -

 Santa Irene, Santa Ágape e Santa Quiônia  - 03/04 -



As santas Irene, Ágape e Quiônia  são consideradas mártires e viveram no 4º século da era cristã, quando a Igreja Católica era perseguida, sob o império de Diocleciano. As mártires Ágape, Irene e Quiônia eram irmãs e moravam perto da cidade de Aquiléia, no norte da Itália, no final de seculo III. Ainda meninas, elas ficaram órfãs, decidiram não casar e levavam uma vida piedosa.

Essas três irmãs foram martirizadas por volta do ano 304, durante perseguição de Diocleciano por haverem escondido grande parte de livros cristãos em casa. O imperador Diocleciano começou perseguir implacavelmente os cristãos, de modo que todas as prisões eram superlotadas por eles.

O imperador baixou um decreto obrigando as pessoas a queimarem os livros que falassem sobre jesus e sua religião. Os soldados invadiam as casas dos cristãos para verificarem se as ordens do imperador estavam sendo cumpridas. Na casa das três irmãs havia muitos livros religiosos. Quando os soldados chegaram elas disseram estar prontas para enfrentar o imperador. Elas foram condenadas a morrer violentamente.

Diante do imperador Diocleciano elas disseram não estarem com medo de perder a vida pela causa de Jesus. Elas disseram ter encontrado nos livros que falavam de Jesus o caminho que as levaria para a vida eterna. O imperador ofereceu riqueza para que elas colocassem incenso para os falsos deuses, mas elas permaneceram firmes na fé, sem nenhum medo da morte. saber que foram denunciadas ao imperador, Irene e suas irmãs tentaram refugiar-se nas montanhas, porém foram encontradas e condenadas a morrer queimadas vivas. Foram levadas à presença do governador da Macedônia e submetidas a interrogatório, confessaram sua fé. Ágape e Quiônia foram imediatamente levadas ao martírio e queimadas vivas. Santa Irene foi interrogada novamente. Como manteve firme sua profissão de fé foi colocada nua em um bordel, como ninguém ousou tocá-la foi levada novamente ao imperador que a condenou a morte, sendo queimada viva juntamente com seus livros.

Na missa dedicada a elas, é feita menção de que elas não tiveram medo nem de feras, nem de mutilações, nem de outras torturas. Santa Anastácia, chamada de Livradora dos Acorrentados, porque ela aliviava as dificuldades dos prisioneiros cristãos, sepultou as santas relíquias numa capela em Milão, na Itália.

Oração da Santa Irene, Santa Ágape e Santa Quiônia

Deus, nosso Pai, é o vosso espírito que dentro de nós dá testemunho de que somos vossos Filhos e que Jesus ressuscitado é o mesmo ontem, hoje e através dos séculos. Por isso rezamos: Espírito Santo, que reinais nos céus, sois nossa força! Espirito de verdade, presente em toda a parte, plenificando o universo, tesouro de todos os bens e fonte de vida, vida habitar em nossos corações! Libertai-nos de toda a culpa e conduzi-nos, por vossa bondade, à salvação. Na força de vosso amor, uni todos os que creem em Cristo! Santificai-os com fogo de vosso amor. Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós! Curai nossas feridas, por amor de Vosso nome, e recebei-nos, enfim, no Vosso Reino.

Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário