Blog da Cidha Cunha

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Santos: Elias,Jeremias,Isaias,Samuel e Daniel - 16 de Fevereiro -

 Santos Elias, Jeremias, Isaias, Samuel e Daniel - 16/02 -




Eram todos de nacionalidade egípcia. Convertendo-se ao cristianismo, assumiram nomes de grandes figuras bíblicas do Antigo Testamento. Sabendo da presença de cristãos que estavam sendo perseguidos no sul da Turquia, para lá rumaram a fim de levar consolação e conforto para os neófitos, isto é, aqueles que haviam sido recém batizados e que haviam sido condenados ad metalla: a condenação no império romano aos trabalhos forçados nas minas. Era, portanto, tempo das grandes e terríveis perseguições contra os cristãos que os imperadores Diocleciano e Galério estavam promovendo. Ao retornarem de sua visita, Elias e seus companheiros foram presos pelos guardas imperiais, nas proximidades de Cesareia. Os cinco foram levados diante do governador para ser terrivelmente torturados. Ao serem perguntados de onde vinham, qual era sua cidade de origem, Elias, corajosamente disse que sua pátria era Jerusalém, isto é, a Jerusalém celeste. Após várias torturas foram sumariamente decapitados. Eusébio de Cesareia, o grande historiador eclesiástico, no mesmo dia em que os cinco mártires egípcios foram torturados e mortos, vários outros cristãos sofreram o mesmo fim. 

Em Cesareia da Palestina, os santos mártires Elias, Jeremias, Isaías, Samuel e Daniel, cristãos egípcios, que, por terem espontaneamente ajudado os confessores da fé condenados às minas na Cilícia, foram presos pelo prefeito Firmiliano, no tempo do imperador Galério Maximiliano, e, depois de crudelíssimas torturas, pereceram ao fio da espada. Depois deles receberam também a coroa do martírio Pânfilo, presbítero, Valente, diácono de Jerusalém, e Paulo, oriundo da cidade de Jâmnia, que tinham passado dois anos no cárcere; e ainda Porfírio, servo de Pânfilo, Seleuco da Capadócia, graduado no exército, Teódulo, ancião da família do prefeito Firmiliano, e finalmente Julião da Capadócia, que, chegando ali naquele momento, beijou os corpos dos mártires e, assim denunciado como cristão, foi mandado queimar a fogo lento pelo prefeito. Morreram em 309. 

Oração aos santos Mártires 

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo: olhai para o sacrifício e para o sangue que vossos Bem-Aventurados Mártires São Jeremias, São Elias, São Daniel, São Sanuel, e são Isaias, testemunhando seu amor, fé e fidelidade a Vós e à Vossa Santa Igreja fortalecei a nossa fé. 

“Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas” 

Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário