Blog da Cidha Cunha

sábado, 18 de fevereiro de 2017

São João de Fiesole - 18 de Fevereiro -

São  João de Fiesole  (FRA ANGÉLICO) - 18/02 -



Seu nome de batismo era Guido, ou Guidolino. Nasceu na Toscana no final do século XIV e, desde sua juventude praticou a arte da pintura em Florença. Sentindo a vocação, ele e seu irmão Bento se apresentaram no convento dominicano de Fiesole. Após alguns anos de preparação, foi ordenado sacerdote assumindo o nome de Frei João de Fiesole – após sua morte se popularizou o costume de chama-lo de “Fra Angélico”.

Giovanni de Fiesole, no civil Guido de Pietro, conhecido como Beato Angélico, dizia sempre: “Quem faz as coisas de Cristo, está sempre com Ele”. Sua convicção era de que “todas as ações deviam ser orientadas para Deus”. A pintura - da qual era um excelente artista - era vista como “expressão da experiência contemplativa, instrumento de louvor e de elevação da mente às realidades celestes”.

Angélico nasceu em Vicchio del Mugello, na Toscana, em fins do século XIV; desde criança, demonstrou uma grande predisposição pelo desenho e as miniaturas. A aspiração pelo “belo” tornou-se, cada vez mais, obstinada na alma do jovem artista. Em um primeiro momento, esta aspiração reforçou seu talento natural pela arte; mais tarde, tornou-se uma clara e inconfundível chamada à vocação religiosa, por parte de Deus, que é Beleza por excelência.

Oração ao Beato Angélico 

Bendito sejais Deus, que concedestes ao beato Angélico,a graça da santidade. 

Dai também a nós, o espírito de tranquilidade e amor por vós. 

Concedei-nos hoje e sempre a firmeza da fé e a fortaleza nas adversidades. 

Por Cristo Nosso Senhor.

 Amém. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário