Blog da Cidha Cunha

sábado, 10 de agosto de 2019

SÃO LOURENÇO - 10 De Agosto -

SÃO LOURENÇO - 10/08 -


São Lourenço, o santo espanhol, também conhecido como Lourenço de Huesta ou Valência.
Segundo Santo Agostinho o desejo de Lourenço de unir-se a Jesus era tanto que esqueceu da dor da tortura.
HISTÓRIA
Origem
Nasceu em 225 e morreu martirizado em 258, no dia 10 de agosto, em Roma. Está entre os diáconos do início da Igreja de Roma. Eles eram considerados os guardiões dos bens da Igreja e dispensadores de ajuda aos pobres. O nome Lourenço é o mesmo que Laurentius, que significa Coroa feita de Louro, como os vencedores recebiam após suas vitórias. Lourenço obteve a vitória em sua paixão. São Lourenço foi ajudante do Papa Sisto II e responsável por um centro dedicado aos pobres.
Diácono São Lourenço
No livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 6, vemos a preocupação dos mesmos quanto ao crescimento do número dos discípulos. Eles convocaram uma reunião e expuseram suas angústias, dizendo: Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus para administrar (Servir as mesas), pois muitos dos discípulos gregos queixavam-se que suas viúvas estavam sendo esquecidas  e negligenciadas pelos hebreus.
Foram escolhidos entre os irmãos, homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para administrar o cuidado com os pobres, órfãos e viúvas, ou seja, o tesouro precioso do Senhor. Estes homens foram chamados de Diáconos. São Lourenço era um deles.
Martírio: Testemunho de fé.
Em 257, os cristãos começaram a ser perseguidos e mortos por ordem do imperador Valeriano I. Em 258, o Papa Sisto II foi decapitado. Conta a história que, ao caminhar para o lugar da execução, São Lourenço caminhava junto ao papa e dizia: Aonde vai sem seu diácono, meu pai? Jamais oferecestes o sacrifício da Missa, sem que eu vos acolitasse (ajudasse)! O papa, comovido com essas palavras de dedicação filial, respondeu: Não estou te abandonando, meu filho! Deus reservou-te provação maior e vitória mais brilhante, pois és jovem e forte. Velhice e fraqueza faz com que tenham pena de mim. Em três dias você me seguirá.
Morte de São Lourenço.
Depois da morte do Papa, o imperador exigiu que a Igreja lhe entregasse todos os seus bens, dentro de 3 dias. Vencido o prazo, São Lourenço apresentou os pobres que eram acudidos pela Igreja e disse ao imperador: Estes são os bens da Igreja. Valeriano, então, com muita raiva, ordenou que Lourenço fosse queimado vivo. O santo manteve a alegria no momento da execução, mostrando sua profunda fé na vida eterna, no encontro com Jesus Cristo. Por isso, no momento mais angustiante de sua vida – aos olhos do mundo – Lourenço, feliz, dizia aos soldados: agora podem me virar, este lado já está assado. Uma multidão acompanhava o martírio de São Lourenço. E, no meio do povo, grande foi o número dos que se converteram a Jesus Cristo ao verem o testemunho do jovem São Lourenço.
São Prudentius, contemporâneo de Lourenço, confirmou este fato quando escreveu que o exemplo de São Lourenço levou vários romanos à conversão. Ele foi sepultado no cemitério de Siriaca, em Agro Verão, na Via Tiburtina, em Roma, onde mais tarde foi erigida uma basílica em sua honra. A basílica, por graça de Deus, que honra seus santos, foi construída por um outro imperador romano: Constantino.
Devoção a São Lourenço
Por causa de seu martírio e maravilhoso testemunho de fé, São Lourenço é mencionado na Oração Eucarística número um e na ladainha de todos os santos. São Lourenço é o padroeiro da cidade de Huesca, na Espanha. Ele é também o padroeiro dos diáconos.
Representação de São Lourenço
Na arte litúrgica da Igreja São Lourenço é representado como um diácono em uma grelha, com a Bíblia na mão. Sua paixão foi escrita um século após sua morte, mas desde o início a história de seu testemunho foi sendo passada oralmente nas igrejas e nas famílias cristãs. A igreja que o imperador Constantino construiu em sua homenagem, fica onde está hoje a igreja de São Lourenço Extramuros. É a quinta Basílica Patriarcal romana. A festa de São Lourenço é celebrada em 10 de agosto.
SÍMBOLOS
A estola vermelha de São Lourenço
A casula vermelha de São Lourenço ou, em outra representação, a estola vermelha, representa seu martírio. Este aconteceu de maneira bela e trágica. No ano 257 o Imperador Valeriano l decretou a perseguição e morte de todos os cristãos. Neste ano, o primeiro martirizado foi o Papa Sisto II, do qual São Lourenço era diácono e secretário. Em seguida o Imperador ordenou que São Lourenço entregasse toda a riqueza da Igreja ao Império romano. Ao invés disso, Lourenço distribuiu os bens da Igreja entre todos os pobres e necessitadas que encontrou. Três dias depois São Lourenço chegou diante do Imperador e disse que ele e todos os cristãos eram a riqueza da Igreja e de Jesus Cristo. O Imperador, então, mandou queimá-lo vivo. Enquanto estava sendo queimado, permaneceu em oração e brincou com seus algozes dizendo: 'Este lado já esta queimado, pode virar para o outro lado'. São Prudente, contemporâneo de São Lourenço, disse que neste momento vários romanos se converteram ao cristianismo.
A túnica branca de São Lourenço
A túnica branca de São Lourenço, que ele veste debaixo da estola vermelha representa a pureza de coração do Diácono, que dedicou sua vida inteiramente à Igreja e a Jesus Cristo. O martírio também é um sinal de purificação, pois todo cristão que dá sua vida por causa da fé em Jesus Cristo é considerado Santo.
A palma na mão de São Lourenço
A palma na mão de São Lourenço, como na mão de todos os mártires, representa a vitória da vida sobre a morte. Todos os mártires são vitoriosos sobre a morte porque preferiram morrer a renegarem sua fé em Jesus Cristo. Assim aconteceu com São Lourenço. Por isso ele tem a palma da vitória em sua mão.
O livro na mão de São Lourenço
O livro na mão de São Lourenço tem dois significados. Primeiro, representa o serviço de diácono. Mostra o cuidado que ele tinha com os bens da Igreja, anotando todas as doações recebidas, as dívidas que deveriam ser pagas e as doações que que Igreja fazia aos pobres e viúvas. Em segundo lugar, representa o Evangelho, o Ministério da Palavra, da pregação e de formação dos cristãos que também, a essa época, já era exercido pelos diáconos.
A fogueira de São Lourenço
A fogueira de São Lourenço, que aparece em algumas de suas representações, representa o instrumento de seu martírio. Como vimos, ele foi queimado vivo por causa de sua fé em Jesus Cristo.

Oração a são Lourenço
Ó Deus, todo poderoso, 
Que concedestes a São Lourenço 
A graça de vencer os tormentos da perseguição
E do fogo abrasador, 
Apagai em nossos corações as chamas dos nossos vícios. 
Por Jesus Cristo, nosso Senhor. 
Amém!
São Lourenço, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário