Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

SÃO FELIX E SANTO ADAUTO - 30 De Agosto -

 SÃO FELIX E SANTO ADAUTO - 30/08 -



   "São Félix e Santo Adauto, que estão entre os mártires mais antigos da Igreja."

Muito pouco se conhece sobre a história de São Félix e Santo Adauto, boa parte pois estes registros datam dos primeiros tempos do cristianismo, o que se tem certeza é que viveram no século IV, e morreram no ano de 303 por ordem do imperador Diocleciano.
Uma das versões mais aceitas é que São Felix era padre e foi condenado pelo imperador pagão, e quando Félix caminhava para o seu martírio foi interrompido por um estranho que espontaneamente disse ser cristão pedindo para ser sacrificado junto do padre.
Após decapitarem São Félix, em seguida decapitaram o homem com a mesma lâmina por ter desafiado o decreto do imperador. Sendo assim aquele homem foi nomeado de Adauto, que significa: adjunto, pois foi "aquele que junto de São Félix recebeu a coroa do martírio".
HISTÓRIA
Origens
Os registros existentes sobre os santos Félix e Adauto são poucos. A história desses dois chegou até nós através da Tradição (com “T” maiúsculo) cristã, que remonta aos primeiros tempos do cristianismo. Sabe-se que São Félix foi um sacerdote cristão que viveu no tempo do imperador Diocleciano por volta do ano 300, em Roma. O pouco que se sabe sobre Santo Adauto é surpreendente e inquietante.
Mártires oferecendo suas vidas por Jesus
A história conta que São Félix foi preso pelos soldados do imperador Diocleciano, um dos maiores perseguidores dos cristãos, pelo simples fato de se declarar cristão e exercer o ministério sacerdotal em Roma. Com efeito, no tempo de Diocleciano, esta era uma razão forte de condenação à morte. Como São Félix não renunciou à sua fé em Cristo, foi condenado à morte por decapitação.
Santo Adauto aparece e se oferece para morrer com Félix
Condenado à morte, São Félix estava sendo levado para ser executado pelos soldados romanos. Nesse caminho, eis que aparece um homem que afronta os soldados e se declara cristão. Os soldados, a princípio, estranham a atitude daquele homem. E o estranho insistiu, oferecendo-se para ser morto junto com São Félix. Determinados a exterminar cristãos, os soldados prenderam o homem e o levaram junto com São Félix.
Martírio
Os soldados, então, chegando ao local determinado, decapitaram primeiro a São Félix e, logo em seguida, com a mesma espada, decapitaram o estranho que desafiou o imperador. Nenhum daqueles que assistiram à decapitação tinha ideia de quem seria aquele homem. Por isso, passaram a chama-lo de “Adauto”, nome que quer dizer “adjunto”, ou seja, aquele que morreu junto com São Félix e, junto com ele, recebeu a glória do martírio, entregando sua vida por Jesus.
Culto
Segundo a Tradição, os dois foram sepultados num túmulo do cemitério chamado Comodila, em Roma. Tal cemitério ficava próximo à Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Mais tarde, o Papa Sirício fez construir uma Basílica no lugar onde eles foram sepultados. A basílica veio a se tornar um local de enorme peregrinação até depois de passada a Idade Média. Com o passar do tempo, o culto aos dois santos foi diminuindo até ficar quase esquecido pelos cristãos. Somente em 1903 a pequenina basílica dedicada a São Félix e Santo Adauto foi restaurada definitivamente. A história dos dois santos ficou tão marcada na história da Igreja que foi dedicado o mesmo dia de celebração aos dois mártires. Há algumas fontes descobertas mais tarde, que afirmam que os dois seriam irmãos. Sendo irmãos de sangue ou não, eles eram irmãos pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração a São Félix e Santo Adauto
Concedei-nos, Ó Deus Onipotente,
A graça de sermos sempre firmes na fé, 
E pela intercessão de S. Félix e de Santo Adauto, 
Dai-nos, Senhor, a graça que vos pedimos. 
Por Cristo Nosso Senhor, 
Amém. 

São Félix e Santo Adauto, rogai por nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário