Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 6 de agosto de 2019

TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR JESUS - 06 De Agosto -

 TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR JESUS - 06/08 -


Os apóstolos Pedro, Tiago e João, viram a transfiguração de Jesus no alto do monte Tabor. O seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro ainda estava falando quando uma nuvem luminosa os envolveu e da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem pus toda a minha afeição. Ouvi-o!” Quando ouviram isso os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: levantem-se, e não tenham medo. Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus.
A Igreja celebra e comemora hoje a Festa da Transfiguração do Senhor. Momento em que Jesus se revela diante dos Apóstolos Pedro, Tiago e João, mostrando-lhes nesta revelação a Face de Deus e que Ele é realmente o seu Filho Predileto. Todos nós cristãos somos também chamados a contemplar a Face de Deus nos pobres, nos doentes, nos marginalizados, naqueles que sofrem todo tipo de perseguição e de morte.Deus se revela a nós em Jesus Cristo e precisamos de uma profunda intimidade com Ele para contemplarmos este Rosto maravilhoso de Deus, que é Amor e Misericórdia.
Anastácio Sinaíta, Bispo, nos fala em um de seus Sermões: ‘ Jesus manisfestou a seus discípulos este mistério no monte Tabor. Havia andado com eles, falando-lhes a respeito de seu Reino e da segunda vinda na glória. Mas talvez não estivessem muito seguros daquilo que lhes anunciara sobre o Reino.
Para que tivessem firme convicção no íntimo do coração e, mediante as realidades presentes, cressem nas futuras, deu-lhes ver maravilhosamente a divina manifestação do monte Tabor, imagem prefigurada do Reino dos Céus. (…) São estas as maravilhas da presente solenidade, é este o mistério de salvação para nós que agora se cumpriu no monte: ao mesmo tempo, congregam-nos agora a morte e a festa de Cristo.
Para penetrarmos junto àqueles escolhidos dentre os discípulos, inspirados por Deus, na profundeza destes inefáveis e sagrados mistérios, escutemos a voz divina que do alto, do cume da montanha, nos chama instantemente. (…)Para lá corramos cheios de ardor e de alegria; entremos na nuvem misteriosa, semelhantes a Moisés e Elias ou Tiago e João. Sê tu também como Pedro, arrebatado pela divina visão e aparição, transfigurado por esta linda Transfiguração, erguido do mundo, separado da terra, deixa a carne, abandona a criatura e converte-te para o Criador .

ORAÇÃO DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR
Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração de vosso Filho 
Confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias, 
E manifestastes de modo admirável a nossa glória de filhos adotivos, 
Concedei aos vossos servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado, 
E compartilhar da sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, 
Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário