Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

SÃO CAETANODE THIENE - 07 De Agosto -

 SÃO CAETANO DE THIENE - 07/08 -


São Caetano de Thiene, nasceu na Itália em outubro de 1480 em uma família cristã, demonstrando desde cedo um grande zelo e preocupação pelos mais pobres e necessitados.
São Caetano ficou conhecido por abrir asilos para os idosos, e hospitais para os enfermos, principalmente os que não tinham mais cura ou se encontravam desenganados.
São Caetano teve sua formação em direito na cidade de Pádua onde se formou com 24 anos de idade,  porém sua vida mudaria bastante ao trabalhar como secretário particular do Papa Júlio II.
Durante seu período com o Papa Júlio II, São Caetano de Thiene fez contato com inúmeros cardeais famosos, aprendendo muito sobre eles, devido a sua grande humildade preferia observar antes de reprovar o mal alheio.
São Caetano participou do movimento laical Oratório do Divino Amor, que buscava se manter sempre na prática das Sagradas Escrituras. Então aos trinta e seis anos de idade foi ordenado sacerdote, e celebrou sua primeira missa na Basílica de Santa maria de Maior.
Em 1523 fundou a Ordem dos Teatinos Regulares, que tinha como objetivo a renovação do clero. A nova congregação começou somente com quatro pessoas, depois passou para doze e esse número aumentou em pouco tempo. São de vida ativa, vivendo em obediência, sob uma regra de vida comum.
Morreu aos sessenta e seis anos de idade em Nápoles, no ano de 1547.

CURIOSIDADES SOBRE SÃO CAETANO DE THIENE

1. Inspirou-se nos apóstolos para fundar sua ordem.
Em 1524, São Caetano fundou a Ordem dos Clérigos Regulares, ou Teatinos, junto com João Pedro Carafa (que depois seria o Papa Paulo IV), Bonifácio de Colle e Paulo Consiglieri. Propôs-se a renovar o clero em sua vida apostólica, espiritual e na pregação da doutrina, tomando como modelo a vida dos Apóstolos.
2. Preparou-se 3 meses para celebrar sua primeira Missa.
O amor e respeito que tinha pela Santa Missa foi tão grande que, para celebrá-la pela primeira vez, desde sua ordenação, passou três meses se preparando o melhor possível. Quando o dia chegou, ficou impressionado pelo dom tão maravilhoso do qual não se considerava digno.
3. Promoveu a comunhão frequente.
Seu amor por Cristo na Eucaristia era muito profundo, estabeleceu a bênção com o Santíssimo Sacramento e promoveu a comunhão frequente. Em um de seus escritos assinalou: “Não estarei satisfeito até que veja os cristãos se aproximarem do banquete celestial com simplicidade de crianças famintas e alegres, e não cheios de medo e falsa vergonha”.
4. Impulsionou uma reforma na Igreja começando pelos próprios católicos.
A crise na Igreja vivida na época de Lutero motivou São Caetano a impulsionar uma verdadeira reforma de vida e costumes dentro da Igreja, mas sem dividi-la. Quando muito queriam atacar e criticar a Igreja Católica, São Caetano lhes dizia: “A primeira coisa que deve fazer para reformar a Igreja é reformar-se a si mesmo”.
5. Teve uma grande confiança na providência divina.
Os membros de sua ordem costumavam repartir todos os seus bens entre os mais pobres, a ponto de muitas vezes ficar sem ter o que comer. Um dia, São Caetano se aproximou do altar e bateu na porta do sacrário, onde estavam as hóstias consagradas e, com muita confiança, disse ao Senhor: “Jesus amado, lembro-te que hoje não temos nada para comer”. Após um momento, algumas mulas chegaram com comida e os homens que levaram os alimentos não queriam dizer de onde os tinham enviado.
6. Escolheu morrer em um madeiro como Cristo.
Muito doente e desgastado de tanto dedicar sua vida ao trabalho pela santificação das almas, os médicos aconselharam que na cama de tábuas onde São Caetano dormia fossem colocado um colchão, mas o santo recusou, dizendo: “Meu salvador morreu na cruz; deixe-me pois morrer também sobre um madeiro”.Assim, sendo superior de sua ordem, em 7 de agosto de 1547, São Caetano foi chamado à Casa do Pai. Suas relíquias estão na Igreja de San Paolo, em Nápoles.
7. Foi canonizado com Santa Rosa de Lima, São Luís Beltrão e São Francisco de Borja.
Em 12 de abril de 1671, São Caetano foi canonizado junto com Santa Rosa de Lima, primeira santa da América Latina; São Luís Beltrão, evangelizador da Colômbia; e São Francisco de Borja. Foi assim que São Caetano começou a se tornar muito popular na América Latina.
8.Sua festa é celebrada com solidariedade.
São Caetano é muito querido na Argentina e, desde 1970, milhares de devotos vão desde a noite anterior à sua festa ao Santuário de Liniers, em Buenos Aires, onde muitos trocam as tradicionais velas e flores por alimentos e roupa que são levados às regiões mais necessitadas do país.
O Papa Francisco tem um carinho especial pelo santo e, como Arcebispo de Buenos Aires, presidiu durante vários anos a Missa central de sua festa em Liniers.

Oração a São Caetano para conseguir trabalho urgente
Você está numa situação desesperada? Repita esta oração ao santo do trabalho, todas as noites, durante 9 dias seguidos:
ORAÇÃO Á SÃO CAETANO DE THIENE
Glorioso São Caetano,
Aclamado por todos os povos
Pai de providência porque socorre 
Com grandes milagres aqueles que 
Te invocam nas suas necessidades: 
Venho ao seu altar, suplicando que 
Apresente ao Senhor os desejos 
Que confiadamente deposito em suas mãos.
Faça que estas graças, que agora te peço, 
Me ajudem a buscar sempre o Reino de Deus e sua Justiça,
Sabendo que Deus que veste de formosura as flores do campo
E alimenta com generosidade as aves do céu 
E dará as outras coisas por acréscimo.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário