Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

SANTA TEREZA DE CALCUTÁ- - 05 De Setembro

SANTA TERESA DE CALCUTÁ - 05/09 -


Hoje relembramos o exemplo de fé e amor de Santa Teresa de Calcutá, nascida em 27 de agosto de 1910 na Albânia em Skopje, sendo batizada apenas um dia após seu nascimento, com o nome de Agnes Gonxha Bojaxhiu.
Existem poucos registros sobre a infância e juventude de Santa Teresa de Calcutá, pois ela não gostava de falar muito sobre si. Se sabe que apenas com 18 anos, sentiu o chamado para consagrar-se totalmente na vida religiosa com Deus, mediante consentimento de seus pais.
HISTÓRIA
No dia 29 de setembro de 1928 com a orientação de um sacerdote que a orientava ingresso na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, na Irlanda.
Apesar de estar bem situada na Europa, o sonho de Santa Teresa de Calcutá era o trabalho com os pobres na Índia. Sendo assim as superioras enviaram-na para fazer o noviciado no campo do apostolado. Ainda com o nome de agnes, partiu para a Índia em 24 de maio de 1931, e tomou o nome de Teresa. Houve na escolha deste nome uma intenção, como ela própria dissera: a de se parecer com Teresa de Jesus, a humilde carmelita de Lisieux.
Em 1948 Santa Teresa recebeu permissão de suas superioras para deixar a escola no convento para devotar-se ao trabalho entre os mais pobres nas "favelas" de calcutá. Realizando um excelente trabalho recebendo em 1979 o prêmio Nobel da Paz em reconhecimento ao seu trabalho.
Mesmo doente Santa Teresa, trabalhou até morrer, de ataque cardíaco, em Calcutá, aos 87 anos. O mesmo veículo que, em 1948, transportara o corpo do Mahatma Gandhi foi utilizado para realizar o cortejo fúnebre da mãe dos pobres.
Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Mundial das Missões.
 
No dia 04 de setembro de 2016, foi canonizada pelo Papa Francisco. A canonização da missionária foi decidida após a Igreja Católica ter aprovado seu segundo milagre, a “cura extraordinária” de um brasileiro
Religiosa indiana de origem albanesa (27/8/1910-5/9/1997). Prêmio Nobel da Paz de 1979 pelo trabalho de solidariedade para com os pobres e doentes, foi chamada em vida de a "santa dos desamparados". Nasce em Skopje, hoje capital da Macedônia, filha de um próspero comerciante albanês, com o nome Agnes Gonxha Bojaxhiu.
Aos 18 anos faz a opção pela vida religiosa e vai para a Índia, onde leciona durante 16 anos em um colégio religioso para moças ricas. Em 1944 muda-se para Calcutá e passa a dar assistência a pobres e doentes, dizendo obedecer a um chamado de Deus.
 
Em 1949 funda a Ordem das Missionárias da Caridade. Sob sua orientação, a ordem constrói uma colônia para leprosos perto de Asansol, na Índia, que recebe o nome de Shantinagar (Cidade da Paz). Suas obras sociais se multiplicam pelo mundo todo, e hoje a ordem mantém missões em 111 países, entre eles o Brasil.
 
Em 1979, Madre Teresa ganha o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento a seu trabalho. Recebe críticas em vida por não se importar com a origem do dinheiro arrecadado para financiar sua cruzada, aceitando doações de pessoas como Jean-Claude Duvalier, ex-ditador do Haiti. Mesmo doente, trabalha até morrer, de ataque cardíaco, em Calcutá, aos 87 anos.


ORAÇÃO A SANTA TEREZA DE CALCUTÁ
“Senhor, quando eu tiver fome, dá-me alguém que necessite de comida”
Senhor, quando eu tiver fome,
dá-me alguém que necessite de comida.
Quando tiver sede,
dá-me alguém que precise de água.
Quando sentir frio,
dá-me alguém que necessite de calor.
Quando tiver um aborrecimento,
dá-me alguém que necessite de consolo.
Quando minha cruz parecer pesada,
deixa-me compartilhar a cruz do outro.
Quando me achar pobre,
põe ao meu lado alguém necessitado.
Quanto não tiver tempo,
dá-me alguém que precise
de alguns dos meus minutos.
Quando sofrer humilhação,
dá-me ocasião para elogiar alguém.
Quando estiver desanimada,
dá-me alguém para lhe dar novo ânimo.
Quando sentir a necessidade
da compreensão dos outros,
dá-me alguém que necessite da minha.
Quando sentir necessidade de que cuidem de mim,
dá-me alguém que eu tenha de atender.
Quando pensar em mim mesma,
volta minha atenção para outra pessoa.
Torna-nos dignos, Senhor,
de servir nossos irmãos
que vivem e morrem pobres e com fome
no mundo de hoje.
Dá-lhes, através das nossas mãos,
o pão de cada dia e dá-lhes,
graças ao nosso amor compassivo,
a paz e a alegria.
(SANTA Teresa de Calcutá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário