Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

SÃO MATEUS - 21 De SETEMBRO -

SÃO MATEUS - 21/09 -

São Mateus nasceu com o nome de Levi, filho de Alfeu, trabalhou como cobrador de impostos, porém ao receber o convite de jesus largou tudo de sua antiga vida: sua banca, a vida ligada ao dinheiro e aos apegos materiais. Assim descobriu sua vocação. Mais tarde o santo apóstolo mudaria seu nome para Mateus que significa "dom de Deus"

O primeiro Evangelho canônico, que tem o seu nome, apresenta-no-lo no elenco dos Doze com uma qualificação bem clara: “o publicano” (Mt 10, 3). Desta forma ele é identificado com o homem sentado no banco dos impostos, que Jesus chama ao seu seguimento: “Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: “Segue-me!”. Ele levantou-se e seguiu-o” (Mt 9, 9).Também Marcos (cf. 2, 13-17) e Lucas (cf. 5, 27-30) narram a chamada do homem sentado no posto de cobrança, mas chamam-no “Levi”.

São Mateus ficaria mais conhecido pelo seu evangelho que era guiado por um enorme carisma, escrito entre os anos 80 e 90 na Síria e na Palestina, mais do que pela sua obra missionária no Oriente.

 São Mateus morreu por ordem do rei Hitarco, sobrinho do rei egípcio, no altar da igreja em que celebrava o santo ofício da missa. Isso aconteceu porque não intercedeu em favor do pedido de casamento feito pelo monarca, e recusado pela jovem Efigênia, que havia decidido consagrar-se a Jesus. Inconformado com a atitude do santo homem, Hitarco mandou que seus soldados o executassem.

Oração a São Mateus
São Mateus!
Que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre,
 Fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus
 Intercedei por mim, que me encontro em aflição. 
Vós que ouvistes do Mestre as palavras: 
“Não ajunteis para vós os tesouros da terra, a onde a traça e o caruncho os destroem,
 E onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!
” Ensinai-me ó São Mateus
 O verdadeiro valor das coisas terrenas 
E não permiti que a ganância e a soberba dirijam meus atos.
 Protegei o que é meu e de minha família da ganância 
E do alcance alheio, para que as minhas posses não lhes causem cobiça
Nem ensejem atos ilícitos desvairados.
 Ensinai-me por fim, a ajuntar tesouros no céu e a servir a Deus e não ao dinheiro.
Escutai a minha oração.
Senhor nosso Deus, 
Que, na vossa infinita misericórdia escolhestes o publicano Mateus para vosso Apóstolo, 
Concedei-nos que, ajudados pelo seu exemplo e intercessão,
 Vos sigamos fielmente e nos entreguemos a Vós de todo o coração. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário