Blog da Cidha Cunha

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Setembro Amarelo ,mês de prevenção ao Suicídio




Setembro Amarelo é uma campanha que foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos  crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília; mas já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.
A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, que é a data na qual é comemorada como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.

Quando falamos em suicídio, ficamos admirados com a situação e questionamos :Nossa, fulano se matou!O que o levou a fazer isso? Uma linda vida, tantos sonhos pra alcançar,pra que interrompe-los dessa maneira tão trágica e triste?O que precisamos compreender,é que podemos ter algum amigo suicida neste momento que não encontram forças para nos contar sobre isso. Pode ser  que não nos contam ,porque sabem que vivem em um mundo cruel, mal preparado para ajudá-los sem julgá-los. É preciso muita coragem para falar sobre o desejo de se suicidar, especialmente quando você está passando por isso. Não nos falam, porque na maioria o medo de ser rotulados como frágeis ou problemáticos ,podem acompanhá-los diariamente pelo resto de suas vidas.
Qualquer pessoa pode apresentar risco de suicídio,jovens,famosos,religiosos,tios,pais, mães... Muitas pessoas podem ter em mente um momento suicida. Porém há alguns grupos que são mais propensos ao suicídio do que outros.De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, lésbicas, gays e bissexuais têm quatro vezes mais probabilidade de tentar se suicidar do que pessoas heterossexuais.E 25% dos jovens transgêneros relataram terem tentado tirar a própria vida.
Suicídio manda recado, e o mesmo  parte de uma depressão,algo sério que tem que ser tratado com muito carinho sim,pois é muito mais comum que a gente imagina


Assim como um pequeno pensamento pode encher a nossa vida de valor e significado quando lembramos de bons momentos, da mesma forma, até mesmo um pequeno pensamento de morte pode significar muito sofrimento. O pensamento em sua própria destruição surge quando a pessoa acredita que não há solução para seus problemas. O que algumas pessoas não sabem é que se livrar dessa ideia e aprender a curtir a vida não é uma opção para aqueles que já estão verdadeiramente deprimidos

O suicídio manda recado,e quando  nos damos conta, já não há o que fazer.Alguns meses atrás tive que presenciar uma situação na minha família,pois  minha filha tentou o suicídio...TENTOU!Pra mim como mãe,foi uma dor terrível,principalmente quando você vê que se trata de uma  jovem que é muito amada por seus familiares e amigos, uma pessoa que faz faculdade de jornalismo,instruída e com um futuro brilhante a sua  espera.Por  sorte,ou como diz minha mãe, com muitas orações e carinho ela  saiu ilesa dessa primeira e acredito ultima tentativa! Mas estou ciente que ela tentou,se tentou teve coragem e isso ainda é preocupante. Minha filha agora está bem, mas mesmo assim ainda me pergunto onde eu errei que não percebi que era sério quando ela ficava quieta, quando não queria sair pra nada, quando se isolava, sua auto estima estava baixa.mas eu sempre pensava;vai passar, é coisa de jovens e daqui a pouco ela sai dessa...E sendo assim,vários sinais ela estava dando, pedindo socorro e Somente quando recebi o telefonema de uma amiga dela da faculdade avisando-me que já estava sendo encaminhada para o hospital que me dei conta de que  algo muito grave aconteceu.E  em dez minutos chegamos ao hospital. A espera por noticias é uma tortura.Depois de  duas horas aproximadamente, consegui falar com uma enfermeira e com meu apelo de mãe pedi se era possível, eu entrar e levar um casaco pra ela porque estava muito frio e sabia que ela precisaria.A enfermeira muito prestativa deixou eu entrar no quarto onde ela estava sendo medicada.Tive que ser forte, pois chorar ali, naquele momento não seria nada bem, pois notei nas palavras da minha filha, o quanto estava arrependida e com isso me pediu desculpas dizendo que havia feito tamanha  besteira. Falei  que era pra ela se recuperar que tudo vai ficar bem.O médico me chamou em seguida para uma outra sala,para uma conversa.Nesse momento fiquei sabendo tudo o que aconteceu.Lembro-me ainda das palavras dele. ”SUA FILHA TENTOU TIRAR A PRÓPRIA VIDA!” Fiquei sem palavras, parada ali, e em pensamentos me perguntava:Que motivos meu Deus,que motivos? Ele já havia conversado com ela antes,e  me pediu pra não me sentir culpada e continuar sendo a mãe que eu sou, pois o motivo maior, estava relacionado ao stress do trabalho e simplesmente a  depressão já fazia parte da vida dela.sim ela já havia apresentado um quadro de depressão, mas sempre ficava bem e fazia muito tempo que não se medicava,pois estava bem”aparentemente bem”.Em resumo, ela não teve forças pra resolver uma situação no trabalho e achou que seria mais fácil tirar a própria vida para obter a solução dos problemas, e com esse pensamento,ingeriu vários  comprimidos de Diazepan e Rivotril,para se tranquilizar....Graças a Deus não deixou  sequelas.Saindo do hospital ficou mais tempo comigo e ainda recebe as atenções merecidas.Minha filha nasceu novamente e a  cada dia que passa, percebo o quanto ela valoriza a vida e o problema grave do trabalho, passou,assim como tudo passa!Está em um outro emprego,  uma nova vida,se cuidando se amando e a cada dia sendo amada por mim e pelos amigos e familiares.




Vale a pena ver esse vídeo e  compartilha-lo



Número de apoio ao suicídio é 188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário