São Constâncio - 29/01
Constâncio foi o primeiro bispo de Perugia. Salvou-se, uma vez, do martírio, durante as perseguições de Marco Aurélio. Ao ser preso, converteu seus carcereiros e recobrou a liberdade; mas foi novamente preso e decapitado em 170. A primeira catedral da cidade foi construída no lugar da sua sepultura.
São Constâncio foi um jovem cristão, notável pelo espírito de mortificação e penitência e pelo grande amor aos pobres. Aos 30 anos, foi chamado para assumir a Igreja de Perúgia, na Itália, função que desempenhou com fidelidade.
Foi um pastor zeloso e cumpridor de seus deveres. Por se ter recusado a prestar culto aos ídolos romanos, o então imperador de Roma, Marco Aurélio, mandou prendê-lo e encerrá-lo em s termas que foram aquecidas até a temperatura mais alta. São Constâncio enfrentou esse suplício com serenidade, e o fato da alta temperatura não lhe ocasionar qualquer mal, deixou perplexos os guardas que o soltaram e lhe pediram que os instruísse na fé cristã.
O fato irritou as autoridades romanas que o chamaram uma segunda vez, acusaram-no de haver pervertido os guardas e o condenaram a andar sobre carvão em brasa. Nenhum suplício, porém, o fez renegar sua fé em Jesus. Liberto milagrosamente, foi preso pela terceira vez e finalmente decapitado, por volta do ano 178.
Oração De São Constâncio
Deus, nosso Pai, daí-nos simplicidade de coração
E entendimento para darmos às coisas e aos acontecimentos o justo valor que merecem.
Daí-nos o bom senso, o bom humor dos santos, a virtude de não nos escandalizarmos com nada,
Pois o maior escândalo foi a vossa morte na cruz.
Injusta e inocentemente fostes condenado, quando escribas, sacerdotes e anciãos do povo,
Chefes políticos, cumpridores da Lei, gente sábia e gente ignorante, todos julgavam com a vossa morte prestar um tributo a Deus e a César.
Daí-nos um ânimo altivo, que nada esmoreça a nossa esperança e nada arrefeça a nossa alegria,
Pois nem a tristeza, nem a dor nem o sofrimento, nada é maior do que o mistério da ressurreição
operada em vosso Filho Jesus.
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário