Blog da Cidha Cunha

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Santa Martinha - 30 de Janeiro -

 Santa Martinha - 30/01 -



Com pai muito famoso e nobre, Martinha cresceu em meio a popularidade, sempre com comportamento muito alegre e caridoso. Educada dentro dos preceitos cristãos, assim que o pai morreu, doou a fortuna herdada aos pobres e ingressou na vida religiosa.

Durante as perseguições do imperador Alexandre, o Severo, Santa Martinha foi reconhecida, entre os praticantes do cristianismo, e mesmo tendo a chance de ser poupada, reafirmou sua fé cristã e exigiu receber o mesmo tratamento que seus irmãos.

Martinha tinha um pai rico, cristão, nobre e fora eleito três vezes cônsul de Roma.

A Santa cresceu nesse meio, muito religiosa, samaritana e devota de Jesus Cristo. Quando seu pai faleceu, ela dividiu com os mais pobres a herança que recebeu e se tornou diaconisa da igreja de sua cidade.

Mas a época em que viveu foi muito difícil para os católicos. O imperador Alexandre Severo havia mandado prender os cristãos para serem julgados e condenados a morte.

Quando o imperador viu Martinha em meio aos Cristãos, tentou afastá-la, mas ela não renegou. Afirmou sua religião e quis ter o mesmo fim que os outros amigos.

Alexandre ordenou que fosse açoitada, mas ela havia rezado com tanto amor e força, que comoveu os carrascos e muitos deles foram tocados pela fé. Nenhum teve coragem de agredi-la.

Então, o imperador mandou que fosse jogada para os leões, mas eles não a atacaram. Ordenou que fosse queimada na fogueira, mas o fogo não a queimou. Por fim, em 224, Martinha foi decapitada. A história conta que no momento de sua morte, Roma passou por um grande terremoto.

No século IV, o Papa Honório mandou erguer a conhecida igreja do Foro, em Roma, para ser dedicada a ela.

Oração á Santa Martinha

Ó gloriosa Santa Martinha, entrego-me confiante em vossas mãos, esperando o vosso amparo. Acolhei-me sob a vossa proteção, consolai-me nos meus sofrimentos. Em prova do meu afeto e devoção, ofereço-vos esta luz (acende-se uma vela), a acenderei todas as terças-feiras desta novena.

Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do mundo, consolai- me em minhas penas. Intercedei hoje e sempre por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Todo-Poderoso nas dificuldades da nossa vida.

Suplico-vos, gloriosa santa, que em vossa grande bondade, me consigais especialmente a graça que ardentemente vos peço e que tanto preciso (fazer seu pedido).

Rogo-vos que me ajudeis a vencer todos os obstáculos que se apresentarem em meu caminho, com a mesma sinceridade e fortaleza que vós tivestes ao transpassar o dragão que tendes em vossos pés.

Santa Martinha, rogai por nós. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário