Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Santa Ângela de Foligno - 04 de Janeiro -

 

Santa Ângela de Foligno - 04/01 -


Nascida em família bastante abastada, mas indiferente a Deus e à igreja seguiu com o matrimônio, teve filhos, mas todos morreram e ela se afundou na vida das vaidades e festas até o dia em que sentiu o toque da misericórdia do Senhor e recorrendo a Virgem Maria buscou a reconciliação. Com quarenta anos doou todos os seus bem e entrou para a família franciscana onde permaneceu até o final da sua vida.

História

Nasceu por volta de 1248, perto de Roma, de família relativamente rica. Ainda muito jovem casou-se com um nobre e levou uma vida de festas e vaidades.

Foi assim até os 37 anos, quando perdeu, um a um, os pais, o marido e todos os filhos. Mas nessa enorme perda, encontrou sua fé e força em Deus. Então, em 1291, fez votos religiosos e doou todos seus bens para os pobres, entrando para a Ordem Terceira de São Francisco.

O dom místico começou a se manifestar quando Santa Ângela recebeu em sonho a orientação de São Francisco para que fizesse uma peregrinação a Assis. Ela obedeceu, e a partir daí as manifestações não pararam mais.

Conta-se que ela sentia toda a dor da crucificação de Cristo no corpo. Todas as manifestações foram escritas num livro “Experiências espirituais, revelações e consolações da Bem-Aventurada Ângela de Foligno” por ela e pelo seu diretor espiritual Santo Arnaldo de Foligno. Livro que é essencial para a formação de religiosos e a deu o título de “Mestra dos Teólogos”.

Morreu, em 04 de janeiro 1309, já sexagenária, sendo enterrada na Igreja de São Francisco, em Foligno, Itália. Papa Clemente XI que reconheceu seu culto, em 1707. Porém ela já tinha sido descrita como Santa por vários outros pontífices, à exemplo de Paulo III em 1547 e Inocente XII em 1693.

Oração á Santa Ângela de Foligno

Oração: Deus, nosso Pai, quando o sofrimento vier nos visitar, e, na aflição, não quisermos aceitá-lo, dai-nos força para não cairmos no desespero. Pela intercessão de santa Ângela, conservai viva e inabalável a nossa esperança. Por Cristo Nosso Senhor, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário