Justificativa
O futebol é uma das maiores paixões do
povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão.
Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país,
não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento.
Objetivo Geral
O desenvolvimento deste projeto
mostrará para o aluno a diferença entre os países, em relação ao modo
de se vestir, alimentação e música.
O desenvolvimento deste projeto tem em
vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos
conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em
nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países
sem a descriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.
Objetivos Específicos
- Divulgar, valorizar e conhecer as
culturas do Brasil, e de alguns paises classificados organizar trabalhos em grupo e apresenta-los. Visualizar danças, músicas, comidas,
roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
- Identificar os países através da
bandeira e cores;
- Compreender e Respeitar o trabalho
coletivo.
Período de Realização: Março à Agosto
2014.
Apresentação do Projeto: 24/08/2014
Metodologia
- Será usado o laboratório de
informática e data show.
- Exibição de fotos dos países e vídeos
de futebol.
Passeio do 2º Bimestre
- Visitar um campo de futebol
Temas transversais
Ética: Abordagem da união dos povos
através da copa, respeito entre os alunos e as regras, trabalhar o conceito de
que nem sempre se vence. Através das derrotas traçamos novas estratégias.
Meio Ambiente: Observar os lugares e as
mudanças por causa da copa (enfeites), localizar pontos positivos (torcida) e
negativos (sujeira).
Pluralidade Cultural: Verificar se
possui costumes dos outros países que nós herdamos. Pesquisar alguns ídolos e
montar um painel dos ídolos do futebol da vários países.
Matemática
- Construção de um campo de futebol
para localizar as formas geométricas;
- Quantidade de jogadores no campo de
futebol.
Língua Portuguesa
- Hino Nacional (confecção do hino com
figuras relacionadas às palavras).
Artes
- Criação de um mascote para a sala;
- Reprodução de uma obra de Candido
Portinari – Futebol;
- Música Partida de Futebol do Skank;
- Confecção de 1 jogador de futebol do
país trabalhado.
Desenvolvimento do Projeto
1ª Atividade
Em um primeiro momento será realizada a
seguinte pergunta:
Qual o significado da copa para a
família?
Para iniciar o projeto será apresentado
o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte
colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a identificação será
mostrada imagens sobre costumes, músicas, comidas e pontos turísticos.
Os alunos irão confeccionar a bandeira
do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas
geométricas).
Material: Globo terrestre,
1 papel cartão branco, guache (verde, azul, amarelo, branco).
2ª Atividade
Será realizada uma roda de conversa
perguntando para os alunos “O que é futebol?” Cada resposta será anotada para a
confecção de um painel.
Após a roda os alunos irão ver vídeos
de crianças, personagens e animais jogando bola.
Material: Cartolina, Data show.
3ª Atividade
Através do Globo terrestre os alunos em equipes escolherão dois países e identificarão suas respectivas localizações.
Após a localização será confeccionada a
bandeira do país que ficará exposta na sala (serão identificadas as formas
geométricas e as cores).
Material: Papel Cartão Branco (2),
guache (azul, verde, vermelho, branco).
4ª Atividade
Conhecimento das músicas de determinado pais, momento de muito aprendizado para o conhecimento de
um novo ritmo musical.
Material: Som e música.
5ª Atividade
Conhecendo um pouco da cultura desses países como: costumes, roupas e pontos turísticos.
Através de fotos e vídeos.
Material: Data show.
6ª Atividade
Culinária: os alunos irão conhecer um
pouco das comidas típicas :
Copiar receita,Ingredientes e modo de preparo...repassar em sala e produzir para o lanche coletivo.
7ª Atividade
Passeio para o Campo de Futebol. Os
alunos terão um momento de diversão e conhecimento para conhecer como é um
campo e o que te nele: grama, trave, riscos no chão, formas geométricas,
arquibancada etc.
8ª Atividade
Confecção do campo de futebol os alunos
irão pintar a roupa dos jogadores com tinta plástica em pequenos bonecos de
plástico. Em uma caixa de terra será plantada sementes de capim para a
reprodução do campo.
Material: Caixa de Madeira, semente de
capim, boneco de plástico, tinta plástica.
9ª Atividade
Confecção do jogador o Brasil . Será desenhado no papel cartão branco e pintado com tinta,
cada aluno pintará uma parte do jogador. Para do desenvolvimento da coordenação
motora e o trabalho em grupo.
Material: Papel cartão branco ,
guache (amarelo, azul claro, azul escuro,verde e branco).
10ª Atividade
Confecção da bola de futebol: os alunos
pintarão a bola de isopor para reproduzir a bola de futebol. Este será um
trabalho em grupo, para o desenvolvimento da coordenação motora e da
criatividade.
Conhecendo a história da bola de futebol "BRASUCA"
Material: Bola de isopor E guache .
11ª Atividade
Reprodução da obra “Futebol” de Cândido Portinari através da colagem dos personagens que aparece na obra, será realizada em papel colorido. Será realizada a obra por ter nascido no Brasil,
seus pais eram imigrantes Italianos e viaja para Paris. Reúne os 3 países podendo ser trabalhados na pesquisa.
12ª Atividade
Confecção da lembrança: os alunos irão
confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a
base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o
movimento de amassar e a criatividade.
Material: Biscuit colorida (20),
Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).
13ª Atividade
Pesquisa para os pais realizarem com os
filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as
mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou
do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração
da copa.
Material: Pesquisa dos pais.
14ª Atividade
Reprodução dos pontos turísticos:
-) Desenvolvendo
a criatividade e a montagem de uma maquete.
Material: Placa de Isopor (2 Grossa),
gel, argila, paisagem.
15ª Atividade
Montagem do jogo da memória com a
bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.
Material: Caixa de leite (6), barbante,
bandeiras (EVA).
16ª Atividade
Recorte de torcedores da copa. Os pais
enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o
campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste,
gritando).
17ª Atividade
Confecção do Hino Nacional com figuras.
Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.
Material: Hino Nacional, Figuras, cola,
papel cartão branco (2).
18ª Atividade
Confecção do mascote, pra acompanhar durante todo o projeto. FULECO
Material: Tesoura, cola para EVA sugestão (Fernando Bond)
19ª Atividade
Confecção da lembrança: os alunos irão
confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a
base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o
movimento de amassar e a criatividade.
Material: Biscuit colorida (20),
Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).
Avaliação
Será feita através de Registro e notas,criatividade,participação, organização e pontualidade.
Exposição dos trabalhos: Festa das nações..
Poderá ser feito um desfile com roupas tipicas dos paises e gincana para toda a equipe escolar..
Algumas atividades:
Lembrancinhas:
FULECO |
CLIQUE AQUI E CONFIRA :ATIVIDADES SOBRE A COPA |
Ola Cida parabéns pela bela sugestão. gostei! pena que hoje não estou atuando em sala de aula. Mas vou anunciar para minhas colegas.
ResponderExcluirAbraço.