Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Muito cuidado ao puxar uma criança pela mão ou antebraço!

Pronação dolorosa


É um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação ao ligamento anular. O rádio é um dos ossos do antebraço e cabeça do rádio é a porção deste osso que participa da articulação do cotovelo. O ligamento anular envolve a cabeça do rádio como um anel. Esta lesão ocorre em crianças menores de cinco anos, devido à consistência mais elástica dos ligamentos e ao desenvolvimento ósseo incompleto.
A história é quase sempre a mesma. A criança é puxada pela mão ou pelo antebraço; por exemplo, quando a mãe segura a criança para que esta não saia correndo pela rua, ou quando a criança é balançada pelos braços.



• SINAIS E SINTOMAS:
Eventualmente pode-se ouvir um pequeno estalo quando ocorre a lesão. A criança começa a chorar imediatamente e permanece com o braço imóvel ao lado do corpo, com o cotovelo dobrado. Normalmente após algum tempo a criança para de reclamar, desde que não movimente o braço ou toquem em seu cotovelo. Algumas vezes é possível que a criança com pronação dolorosa se queixe de dor no ombro ou punho.


• COMO TRATAR?
Leve a criança para o hospital o mais rápido possível. O ortopedista irá colocar o osso de volta em seu lugar, normalmente sem a necessidade de nenhum tipo de anestesia. Este procedimento é bastante simples, mas deverá ser realizado apenas por pessoas treinadas. Algumas vezes é possível que o problema se resolva espontaneamente antes da chegada ao hospital.
Logo depois do procedimento os sintomas desaparecem e a criança volta a mexer o braço normalmente, sem dor. Habitualmente não há necessidade de nenhum tipo de tratamento depois da redução. Porém, em alguns poucos casos, o ligamento pode ter um
pequeno rompimento e a criança continua com sintomas mesmo após a redução. Nestas situações deve-se usar uma tala para imobilizar o cotovelo até a cicatrização do ligamento, usualmente 1 semana ou pouco mais.
Algumas crianças têm maior predisposição a esta lesão e os episódios podem ser recorrentes. Isto não é motivo para preocupação, pois as lesões devem cessar com o crescimento da criança, não deixando nenhuma sequela.
Esta lesão ocorre em crianças com idade média entre 2 e 3 anos, sendo que o lado mais acometido é o esquerdo, e 65 % dos casos acontecem em meninas. A história é quase sempre a mesma. A criança é puxada pela mão ou pelo braço (quando a mãe segura o pequeno para que ele não saia correndo pela rua, ou quando a criança é balançada pelos braços), ocorre a subluxação do ligamento anular da cabeça do rádio, e acontece em crianças pequenas. Elas sofrem uma tração (puxão) longitudinal súbita no membro superior com o cotovelo em extensão.
A dor inicial diminui rapidamente e a criança reluta em utilizar o braço, que permanece ao lado do corpo, com o antebraço pronado (virado). Na tentativa de mexer o braço a criança sente dor.
Geralmente não há necessidade de radiografias antes da redução (ato de exercer tração sobre os membros de forma adequada para que os ossos voltem à posição normal), somente nos casos em que, após o procedimento, a criança permanecer com dor, o que sugere outras lesões.
A redução é feita com criança sentada, segurando o antebraço com cotovelo em semiflexão e colocando o polegar sobre a região lateral do cotovelo.
Imobilização: no primeiro momento após a redução, se a criança estiver confortável e utilizando o braço, não será necessária a imobilização. Já nos casos recorrentes, deve-se fazê-la, com uma tipoia por 3 a 4 dias. Os pais ou cuidadores precisam de orientação sobre o mecanismo que produziu a pronacão dolorosa e evitá-lo.


• PREVENÇÃO:
Evite puxar a criança pelas mãos conforme explicado anteriormente, especialmente se esta já tem história de pronação dolorosa. Neste caso oriente também a babá, os parentes e as outras pessoas que terão contato com a criança.Evite também manipilar o braço da criança,principalmente quando há um relato de trauma ou do choro







Fonte: Baseado no texto do autor no livro: Manual de Urgências e Emergências em Pediatria. Hospital Infantil Sabará – Ed. Sarvier Categoria: Medicina / Pediatria e Puericultura ..... Pronto-atendimento em Pediatria - 2ª Ed. 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário