O Barquinho Amarelo, de Iêda Dias da Silva é aquele clássico que fez parte da história de muitos professores nas décadas de 80 e 90. Muitos brincaram e confeccionaram os barquinhos de papel na correnteza de água nos dias de chuva! Quem não?!
Um plano de aula com base nesse maravilhoso e inesquecível livro.
O LIVRO
O PROJETO
Campo de Experiências:
*Escuta, fala, pensamento, imaginação.
Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento:
*Estimular a linguagem oral.
*Desenvolver a curiosidade, imaginação, fantasia e criatividade. Ampliar o vocabulário.
* Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando a escrita das ilustrações.
A contação de histórias na educação infantil
*Desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções.
*Incentivar a leitura, este é um momento que estimula a imaginação, a oralidade, o vocabulário, a construção de frases e narrativas.
*O ato de contar histórias instrui, socializa e diverte as crianças.
É uma ferramenta que desperta o interesse pela leitura, ajuda no desenvolvimento psicológico e moral, auxiliando na manutenção da saúde mental das crianças em fase de desenvolvimento, amplia o vocabulário e o mundo de ideias, desenvolvendo a linguagem e o pensamento.
ATIVIDADES
ATIVIDADE: Chamadinha divertida!
DICA:Para uma melhor aprendizagem , Poderá ter ao lado dos nomes, a foto e a inicial do nome (CAIXA ALTA).Sendo assim a criança reconhecerá seu nome ,sua inicial e possivelmente as iniciais dos nomes dos amiguinhos. Outra maneira de fazer a chamadinha ,é fazer aleatoriamente ,como uma revelação de amigo oculto,ou seja, pegar o nome e adivinhar de quem será, claro sempre utilizando o método de questionário:Quem será? Quais as características?Quais as iniciais e as letras iguais,etc. Explorando sempre a criatividade,a curiosidade e as respostas das crianças.
ATIVIDADE: Hora de respirar!
DESENVOLVIMENTO:Com uma dobradura do barquinho de papel, determinar um ponto de partida e chegada, dentro de uma bacia d'água. Explicar que a criança deverá soprar o barquinho de um determinado ponto ao outro. As crianças poderão decorar do seu jeito cada barquinho.
DOBRADURA DO BARQUINHO:
A atividade sugerida para a família será a contação da história: O barquinho Amarelo
Depois da história incentive ao (a) seu (sua) filho (a) reproduzir a história, contando o que ouviu. Também poderão ilustrar a história no papel, com colagem, recortes ou desenho. E por último, fazer confecção do barquinho, aproveitando o que a criança aprendeu em sala, sendo assim, em casa poderá brincar com bacias d’água na supervisão dos pais. Será enviado em forma ilustrativa a confecção do barquinho passo a passo , para que os pais possam reconstruir juntamente com seus filhos. A criança pode observar o adulto e poderá ajudar a decorar do seu jeitinho,pode usar tinta, lápis de cor, giz de cera ou o que tiver em casa.
Materiais:
Papel (revista, jornal e outros)
Uma bacia com água.
Lápis de cor, giz de cera,tinta, ou outro material que tiver em casa.
ATIVIDADES IMPRESSAS FEITAS EM SALA
Lembrancinha:
Nenhum comentário:
Postar um comentário