Blog da Cidha Cunha

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Projeto : O Barquinho Amarelo - Ed. Infantil -

 


O Barquinho Amarelo, de Iêda Dias da Silva é aquele clássico que fez parte da história de muitos professores nas décadas de 80 e 90. Muitos brincaram e confeccionaram os barquinhos  de papel na correnteza  de água nos dias de chuva! Quem não?!

Um plano de aula  com base nesse maravilhoso e inesquecível livro.

O LIVRO 




















O PROJETO

Campo de Experiências:

*Escuta, fala, pensamento, imaginação.

Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento:

*Estimular a linguagem oral.

*Desenvolver a curiosidade, imaginação, fantasia e criatividade. Ampliar o vocabulário.

* Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando a escrita das ilustrações.

A contação de histórias na educação infantil

*Desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções.

*Incentivar a leitura, este é um momento que estimula a imaginação, a oralidade, o vocabulário, a construção de frases e narrativas.

*O ato de contar histórias instrui, socializa e diverte as crianças.

 É uma ferramenta que desperta o interesse pela leitura, ajuda no desenvolvimento psicológico e moral, auxiliando na manutenção da saúde mental das crianças em fase de desenvolvimento, amplia o vocabulário e o mundo de ideias, desenvolvendo a linguagem e o pensamento.

ATIVIDADES


ATIVIDADE:  Chamadinha divertida! 


DESENVOLVIMENTO: Levar para a sala ,barquinhos de papel prontos com os nomes de cada criança, espalhá-los no centro da sala e cada criança pegará o seu.

DICA:Para uma melhor aprendizagem , Poderá ter ao lado dos nomes, a foto e a inicial  do nome (CAIXA ALTA).Sendo assim a criança reconhecerá seu nome ,sua inicial e possivelmente as iniciais dos nomes dos  amiguinhos. Outra maneira de fazer a chamadinha ,é  fazer aleatoriamente ,como uma revelação de amigo oculto,ou seja, pegar o nome e adivinhar de quem será, claro sempre utilizando o método  de questionário:Quem será? Quais as características?Quais as iniciais e as letras iguais,etc. Explorando sempre a criatividade,a curiosidade  e as respostas das crianças.

ATIVIDADE: Hora de respirar!



DESENVOLVIMENTO:Com uma dobradura do barquinho de papel, determinar um ponto de partida  e chegada, dentro de uma bacia d'água. Explicar que a criança deverá soprar o barquinho de um determinado ponto ao outro. As crianças poderão decorar do seu jeito cada barquinho.

 DOBRADURA DO BARQUINHO:




 ATIVIDADE EM CASA: Orientações para a atividade 

A atividade sugerida para a família será a contação da história: O barquinho Amarelo

Depois da história incentive ao (a) seu (sua) filho (a) reproduzir a história, contando o que ouviu. Também poderão ilustrar a história no papel, com colagem, recortes ou desenho. E por último, fazer confecção do barquinho, aproveitando o que a criança aprendeu  em sala, sendo assim, em casa poderá brincar com bacias d’água na supervisão dos pais.  Será  enviado em forma ilustrativa  a confecção do barquinho passo a passo , para que os pais possam reconstruir juntamente com seus filhos. A criança pode observar o adulto e poderá ajudar a decorar do seu jeitinho,pode usar tinta, lápis de cor, giz de cera ou o que  tiver em casa.

Materiais:

 Papel (revista, jornal e outros)

 Uma bacia com água.

 Lápis de cor, giz de cera,tinta, ou outro material que tiver em casa.

ATIVIDADES IMPRESSAS FEITAS EM SALA






Lembrancinha: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário