Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 20 de maio de 2020

DITADOS POPULARES - PARTE I -

Provérbios e Ditados Populares

Provérbios e Ditados populares, são frases curtas que têm a função social de aconselhar e advertir, ao mesmo tempo que transmitem ensinamentos. Alguns deles possuem rimas, recurso que facilita a memorização. Eles fazem parte da cultura popular brasileira e também  do nosso folclore. São transmitidos oralmente entre gerações. Por isso, geralmente, os autores dessas expressões são anônimos.
Provérbios e ditados mais populares no Brasil:

1. Dai a César o que é de César, a Deus o que é de Deus.


ORIGEM
Esse provérbio foi dito por Jesus e está presente na Bíblia (Mateus 22:15-22). E se tornou uma espécie de resumo da relação entre o cristianismo e a autoridade secular. Na mensagem original, ela apareceu como resposta a uma questão sobre se seria lícito para um judeu pagar impostos a César e dá margem a múltiplas interpretações sobre em que circunstâncias seria desejável para um cristão se submeter à autoridade terrena

SIGNIFICADO
Esse provérbio popular mistura política e religião recheada de sabedoria. Sabedoria esta que põe cada coisa e cada pessoa no seu lugar.

2. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.



ORIGEM
Há registro de dois milênios em Ovídio (43 a.C.-18 d.C.), poeta latino, autor de A arte de amar e Metamorfoses: “A água mole cava a pedra dura.Esse ditado muito popular diz respeito à persistência para vencer os obstáculos. Ou seja, a erosão causada nas rochas pela água é fruto da insistência de bater diversas vezes no mesmo ponto, o que acaba furando a pedra.
SIGNIFICADO
A expressão louva a persistência como virtude que vence a dificuldade, é só  insistir que você consegue.
3. A pressa é a inimiga da perfeição.



ORIGEM
Quando comentou a rapidez com que se redigia o Código Civil Brasileiro, o jurista Rui Barbosa (1849-1923) usou essa expressão. Depois, no famoso discurso que fez em Haia, na Holanda, Rui Barbosa acrescentou que “a pressa é também a mãe do tumulto e do erro”.
SIGNIFICADO
Essa expressão popular significa que as coisas devem ser feitas com calma para ficarem boas. Se do contrário, forem feitas com pressa, elas ficarão imperfeitas. Esse ditado está relacionado com outro muito popular: “ O apressado come cru.”.

4. À noite todos os gatos são pardos.



ORIGEM
Este ditado popular, tem uma explicação física: com baixa luminosidade(a noite), os cones (células fotossensíveis da retina), que são responsáveis pela visão colorida, são menos sensíveis do que os bastonetes (c. fotossensíveis da retina), estes, que distinguem apenas as diferentes intensidades de brilho, e portanto correspondem à uma visão em preto e branco.
SIGNIFICADO
Esse ditado popular significa que sem muita luz tudo se parece igual. Sabemos que na escuridão não enxergamos bem as coisas e, por isso, devemos nos policiar antes de falar sobre algo visto nesse momento, pois podemos nos confundir.

5. Antes só do que mal acompanhado.



ORIGEM
O dito popular vem da Espanha de antes de 1300, do tempo dos Cruzados ,que partiam para a Terra Santa
("Mejor sería andar solo que mal acompañado")
SIGNIFICADO
Esse ditado afirma que há casos em que é melhor estar sozinho do que com alguém que nos cause sofrimento e infelicidade. Muitas vezes, essa pessoa não acrescenta em nada, e só atrapalha a vida e os planos.É quando uma pessoa é boa , correta, digna, ela não quer a companhia de pessoas que não tenha seus princípios .

6. As aparências enganam.



ORIGEM
Enquanto nos tempos antigos acreditava-se que o mal se revestia de uma aparência feia e
pouco agradável  nos tempos atuais, o mal se confunde com a simpatia e a elegância
de sujeitos de fino trato, sugerindo que a boa aparência do indivíduo não serve como garantia
de bons antecedentes, pelo contrário, ela cada vez mais tem sido usada para camuflar os atos
ilícitos das pessoas de caráter duvidoso.
SIGNIFICADO
Esse ditado popular significa que muitas vezes julgamos uma pessoa de um jeito, e ela mostra ser de outro. Por isso, ele nos ensina que a essência das pessoas é mais importante do que a aparência. Essa expressão está relacionada com outras muito populares: “Quem vê cara não vê coração” e “O hábito não faz o monge”.

7. A voz do povo é a voz de Deus.



ORIGEM
A expressão veio do latim vox populi, vox Dei. Há milênios, as pessoas consideravam que o julgamento popular era a voz de Deus. Tal crença tem raízes nas mais diversas procedências. Tudo começou na região de Acaia, no Peloponeso, onde o deus Hermes se manifestava em seu templo do seguinte modo: o consulente entrava, fazia a pergunta ao oráculo e saia do templo com as orelhas tapadas. As palavras ditas pelos primeiros transeuntes que passassem pelo consulente seriam as respostas divinas, ou seja, perguntava-se a um deus, mas era o povo que respondia.
SIGNIFICADO
Esse provérbio significa que a voz do povo tem a força, o poder e ainda, carrega a verdade, tal como a voz de Deus. Por isso, a voz do povo deve ser escutada.

8. Cada macaco no seu galho.



ORIGEM
"Algumas pesquisas mostram que a expressão tem origem na guerra entre o Paraguai e uma aliança entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina. ... Neste conflito, a maior parte do exército brasileiro era composta por homens negros, a quem os brancos chamavam insultuosamente macacos.
SIGNIFICADO
Esse ditado popular é muito utilizado para referir sobre a importância de cada um cuidar de seus próprios assuntos, sem se intrometer no de outros. Outra expressão popular muito utilizada e que possui o mesmo sentido é: “Cada um no seu quadrado”.

9. Caiu na rede, é peixe.



ORIGEM
Entre os pescadores,é comum  demostrar a felicidade em encontrar peixes,  para o pescador, se caiu na sua rede de pesca, é bom e é feito a seleção dos peixes e manda o resto pro mar o que cair na rede vai ser considerado peixe por aquela pessoa que tá aceitando tudo...mesmo que venha camarão, polvo ou um pneu velho...é para aquelas pessoas que estão desesperadas..
SIGNIFICADO
Esse ditado popular significa que devemos aproveitar tudo sem ficar escolhendo muito, pois qualquer coisa que tivermos será boa e servirá de conforto. Assim, nesse contexto, tudo deve ser aceito.

10. Casa de ferreiro, espeto de pau.



ORIGEM
Não se sabe ao certo a origem, porem é notável  a referencia de um  ferreiro, que sabe trabalhar com isso, mas sua casa é feita de madeira.
SIGNIFICADO
Esse ditado é utilizado quando uma pessoa refere-se a alguém que é hábil para determinada profissão, mas não usa desta habilidade em favor próprio. Por exemplo, cozinhar na casa de outros, mas não fazer o mesmo em sua casa.

11. Cachorro que late não morde.



ORIGEM
Desconheço a origem, porem sabemos que um cachorro não consegue morder e latir ao mesmo tempo.
SIGNIFICADO
Essa expressão popular é utilizada para enfatizar que muitas pessoas que falam de forma ameaçadora podem não ser assim tão perigosas,ou sejam falam muito e nada fazem.

12. Cavalo dado não se olha os dentes.



ORIGEM
Surgiu em consequência da idade dos equinos, ser facilmente avaliada  pelo estado dos dentes do animal e, quanto mais novo, melhor para realizar as atividades. Com dois anos o cavalo muda a dentição e nascem dentes amarelados. Com o passar dos anos os dentes ficam desgastados com a mastigação.Partindo desta observação, ao se comprar um animal, deve-se observar o estado dos dentes mas, ao recebê-lo de presente, não terá importância se ele for mais velho.Desta forma, quando recebemos um presente que não nos agrada, podemos usar esse provérbio.
SIGNIFICADO
Esse provérbio significa que não devemos criticar um presente ou algo que nos é dado, mesmo que não seja de nosso agrado. A ideia aqui é sempre agradecer em vez de ser crítico.

13. De grão em grão, a galinha enche o papo.




ORIGEM
Não se sabe ao certo,porém a comparação  com a galinha, que comendo de grão em grão fica com o papo cheio,mesmo que isso demore um pouco.
SIGNIFICADO
Essa expressão está relacionada com a paciência que devemos ter na vida para atingir determinado objetivo. Quando a galinha come, ela vai enchendo o papo com os grãos.
Quer dizer que pouco a pouco, com paciência, podemos conseguir bens e riquezas em grande quantidade, ou seja, até ficarmos de «papo cheio».

14. De médico e de louco todo mundo tem um pouco.



ORIGEM:
A origem é desconhecida, porem em se tratando do médico e do louco,percebemos que  a  maioria das pessoas conhece um meio empírico para tratar pequenos problemas do dia -a-dia, e isso permite com que elas sobrevivam de maneira qualificada perante os desafios imposto.
O médico tem a capacidade de tratar e de curar, assim como nós, nas situações cotidianas de nossa vida, enquanto o louco tem a capacidade de pensar e enfrentar os desafios de maneira a se sobressair de fatos ou coisas que para uma pessoa inteiramente normal seria difícil.

SIGNIFICADO
Esse ditado significa que todos nós adquirimos conhecimentos na vida que nos permitem identificar uma doença e algo que possamos tomar para minimizar os seus efeitos. Da mesma forma, também aprendemos a enfrentar alguma situação que nos obrigue a refletir além da realidade.

15. Deus ajuda quem cedo madruga.




ORIGEM
Deus ajuda quem cedo madruga. Para Lutero na Reforma Protestante, a salvação do fiel dava-se pela leitura e interpretação pessoal da Bíblia. O Calvinismo uniu às ideias luteranas a ideia de que Deus enviaria sinais que a alma estava salva, e um deles seria adquirir bens por meio do trabalho
SIGNIFICADO
Essa expressão popular significa que aquele que acorda cedo para trabalhar ou fazer algo que seja necessário será beneficiado, pois Deus sempre ajuda aqueles que possuem disposição. Do contrário, as pessoas que têm preguiça não serão beneficiadas.

16. Deus escreve certo por linhas tortas.
ORIGEM
Deus escreve certo por linhas tortas é um ditado popular de origem religiosa que quer dizer que, apesar de tudo, Deus tem um plano, Ele sabe o que faz. Se  aconteceu alguma coisa ruim ou indesejada, não se deve desesperar.
SIGNIFICADO
Esse provérbio significa que a vida pode apresentar um caminho diferente daquele em que traçamos os objetivos que gostaríamos de atingir, o qual seria uma linha reta com partida e chegada. Entretanto, um caminho cheio de curvas não será necessariamente um caminho errado, uma vez que com elas aprendemos algo que nos será valioso.

17. Diz-me com quem andas e eu te direi quem és.




ORIGEM
Podemos dizer que ela não está escrita na Bíblia, mas também, que ela está na Bíblia! Isto é, em outras palavras, podemos encontrá-la na Bíblia de forma semelhante, em outras palavras, de forma contextual. Tendo o mesmo significado. Busquemos na Bíblia alguns versículos que ajudem entender este “dito popular”:1 Coríntios 15, 33 : “Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.”
SIGNIFICADO
Relacionado com a ideia das influências que sofremos das nossas companhias, esse ditado popular alerta para as qualidades e defeitos que podemos copiar das pessoas com quem mantemos contato.
Esse ditado  se tornou clássica a nossos pais quando eles queriam nos afastar da má influência das companhias. Eles tinham de fato toda a verdade. Sabiam muito bem as confusões que poderíamos aprontar se seguimos as orientações destes maus companheiros. Eles queriam que evitássemos estes constrangimentos, para nós e em especial para eles.

18. É dando que se recebe.



ORIGEM
Este é um trecho da conhecida "Oração de São Francisco": "É dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado" , que por sua vez é um trecho bíblico,no qual  disse o Senhor Jesus:"Dai, e vos será dado; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também." (Lucas 6. 38);
SIGNIFICADO
Esse provérbio nos indica que quanto mais nos doamos e ajudamos os outros nessa vida, mais isso nos beneficiará. Isso significa que quem se beneficiou de nossa ajuda em dado momento, não hesitará em fazer o mesmo quando precisarmos de algo.

19. Em terra de cego quem tem olho é rei.



ORIGEM DESCONHECIDA

SIGNIFICADO
Dá a entender que em um lugar, situação ou localidade em que ninguém conhece a fundo um problema, alguém que tenha qualquer conhecimento a mais passa-se por sábio e vira o grande entendedor daquilo que está em discussão. Esse ditado popular é uma metáfora que significa que no meio de tanta ignorância (os cegos) quem tem um olho (melhor possibilidade) é considerado alguém superior. Importante destacar que aqui quem tem o olho não necessariamente sabe muito, mas o pouco que sabe se sobressai.

20. Escreveu, não leu; o pau comeu.




ORIGEM:
Surgiu no Egito,segundos relatos populares, Cleópatra,a rainha do Egito não queria mais saber de Marco Antônio, ele então escrevia cartas e ela não lia. Marco Antônio foi lá e deu um pau nela (no sentido de surra sexual). Dizem que ela gostou tanto que, sempre que ele escrevia, ela não lia, ele ia lá e... pau nela!
SIGNIFICADO
Expressão popular que implica em desafio ou ameaça a
quem não cumpre com a obrigação ou não faz as coisas
corretamente Esse ditado significa que quando não prestamos atenção ao que escrevemos devemos arcar com as consequências. Um exemplo disso é assinar um contrato sem ter lido o seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário