Blog da Cidha Cunha

domingo, 24 de maio de 2020

DITADOS POPULARES - PARTE II -

PROVÉRBIOS E DITADOS POPULARES...CONTINUAÇÃO.

21. Filho de peixe, peixinho é.



ORIGEM
Sabe-se apenas que a primeira é like father, like son, o equivalente ao nosso “tal pai, tal filho” que quer dizer a mesma coisa que “filho de peixe, peixinho é”.
SIGNIFICADO
 Essa expressão popular é muito utilizada para indicar as semelhanças em aparência ou personalidade entre um pai, ou uma mãe, e seu filho. Note que essas semelhanças podem ser físicas ou relacionadas com a personalidade.

22. Gato escaldado tem medo de água fria.



ORIGEM
A origem deste ditado aborda que se o gato um dia acabou se escaldando, ele nunca mais vai querer tomar banho. Isso tem muito sentido, pois um fato interessante é que alguns gatos possuem pavor de banho
SIGNIFICADO
Esse ditado popular significa que se alguém já sofreu com algo, ficará mais esperto se tiver que passar por uma situação semelhante. Ou seja, torna-se uma pessoa mais precavida.

23. Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.


ORIGEM
Estas frases, que se tornaram um provérbio muito popular,  foram ditas pela primeira vez como desculpa pelo pirata e corsário inglês Francis Drake no sec. XVI. Saqueava as caravelas em alto mar,que continham materiais roubados. Para livrar-se das  acusações, ele usava sempre a mesma frase: Ladrão  que rouba ladrão tem cem anos de perdão.Depois de alegar que roubava outros ladrões, ele recebeu o honroso título de Sir, concedido pela rainha Elizabeth I, também conhecida por Isabel, a Rainha Virgem. A  rainha deu uma desculpa diferente: ele roubava de ladrões e trazia os bens para a Inglaterra.
SIGNIFICADO
Essa expressão popular significa, em sentido literal, que quando alguém se apropria de algo que pertence à outra pessoa, essa mesma pessoa tem o direito de fazer o mesmo. Em sentido figurado, ele pode ser utilizado em outras situações como, por exemplo, quando alguém age com agressividade, o atingido pode agir da mesma maneira, sem ser julgado.

24. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.



ORIGEM
Uma tradição de antigos caçadores. Eles achavam melhor ficar com a ave que tinham atingido de raspão, antes que ela fugisse, do que tentar atirar nas que estavam voando e errar o alvo."
SIGNIFICADO
Esse ditado popular significa que mais vale ter algo garantido do que não ter nada. Assim, ele define a prudência da certeza, no lugar de algo que é ainda considerado incerto.

25. Mentira tem perna curta.

ORIGEM
As pernas curtas em questão tinham dono: o famoso pintor Henri de Toulouse-Lautrec. No final do século XIX, Lautrec era famoso pelas histórias generosas que contava sobre si mesmo.Dizem que seu talento para a mentira era tão grande quanto sua vocação artística. Como o pintor tinha um defeito físico que impediu suas pernas de se desenvolverem como o esperado, surgiu a expressão “a mentira tem perna curta”, que usamos até hoje.
SIGNIFICADO
Essa expressão popular nos revela que a verdade, em algum momento, superará a mentira. Isso porque a mentira tem perna curta, ou seja, não vai muito longe. Portanto, é melhor tomar cuidado com as inverdades que se pronuncia, porque de uma forma ou de outra ela virá à tona.

26. Do arco-da-velha



ORIGEM
A origem da expressão é bíblica e explica que, após um grande dilúvio, Deus sugeriu a Noé que fosse feita uma aliança entre os homens e ele. Essa velha  aliança foi representada por um arco-íris que surgiu então no céu. Daí o sentido de fantástico.
SIGNIFICADO
Atualmente utilizada para indicar que algo é muito velho ou muito antigo, a expressão “do arco-da-velha” originalmente indicava algo surpreendente; fantástico.O arco-íris passou a representar o arco da velha aliança (entre Deus e os homens).A expressão possui uma variação, arca-da-velha, que consiste em um tipo de baú onde senhoras idosas guardavam seus pertences, alguns deles relíquias. Daí o sentido de velho; antigo.

27. De meia-tigela




ORIGEM
O origem da expressão tem por base a época da monarquia portuguesa. Durante esse período, os funcionários da realeza eram alimentados de forma que a quantidade de comida recebida fosse proporcional à função desempenhada.
Essas quantidades estavam predefinidas em um livro oficial chamado de “Livro da Cozinha del Rei”.Assim, enquanto os funcionários com cargos de hierarquia mais alta comiam uma tigela inteira, os de hierarquia mais baixa comiam apenas meia tigela.
SIGNIFICADO
Quando dizemos que algo é "de meia-tigela" estamos nos referindo a algo sem qualidade e/ou insignificante.

28. Vá tomar banho!



ORIGEM
A origem da expressão está relacionada com o período da monarquia portuguesa no Brasil. Naquela época, o banho não era um hábito comum. Alguns membros da corte passavam dias e dias com as mesmas roupas, que também não eram lavadas. Os habitantes indígenas, incomodados com o mau cheiro e já fartos de receberem ordens dos portugueses, costumavam dizer a eles que tomassem banho. Tomar banho era sinônimo não só de higiene, mas também de purificação. Acreditava-se que um banho limpava também as desonestidades e impurezas da alma, e melhorava o caráter. Assim, também era comum dizer a alguém para ir tomar banho quando considerava-se que essa pessoa era impura.
SIGNIFICADO
Atualmente, quando dizemos "Vá tomar banho!" a alguém, mostramos a essa pessoa que provavelmente estamos irritados por ela estar nos chateando.O mais usual é usá-la como forma de ofensa, de xingamento, e significa o mesmo que "cala a boca",

29. Colocar panos quentes.



 ORIGEM
A origem da expressão tem por base um tratamento terapêutico paliativo, no qual panos quentes são aplicados sobre determinada parte do corpo para aliviar dores e/ou sintomas como, por exemplo, a febre. A aplicação de calor para combater a dor ajuda a relaxar os músculos e, com isso, a evitar espasmos. O calor dos panos quentes também tende a causar uma transpiração que resulta na diminuição da temperatura do corpo. Isso pode levar ao término da febre. Apesar de não curar o motivo do problema, os panos quentes proporcionam uma sensação de alívio que ajuda a controlar o problema temporariamente.Um processo semelhante acontece com o uso da expressão. Ao "colocar panos quentes" em determinada situação, não se resolve o problema, porém encontra-se uma solução temporária.
SIGNIFICADO
"Colocar panos quentes" é uma expressão de uso figurado, utilizada para fazer referência a uma tentativa de amenizar uma situação. O objetivo principal é o de apaziguar um problema, evitando, assim, que uma confusão seja instaurada.

30. Tempo é dinheiro.



ORIGEM 
A expressão teve origem em uma frase do filósofo grego Teofrastos, que afirmou em um de seus livros que “o tempo custa muito caro”. Teofrastos levava uma média de 2 meses para escrever cada um de seus livros e o tempo que ele passava escrevendo acabava por voltar para ele sob a forma de dinheiro. Depois de saber disso e de ler as obras do filósofo, o físico americano Benjamin Franklin concluiu que, afinal, “tempo é dinheiro”.
SIGNIFICADO
A expressão “tempo é dinheiro” é utilizada para indicar que, em um contexto laboral, o tempo utilizado para fazer algo acaba por ser um tempo vendido. Afinal, a pessoa que trabalha recebe determinado valor pelo tempo que passou trabalhando. A frase também costuma ser interpretada de uma segunda forma: o tempo que uma pessoa tem livre também pode ser "transformado" em dinheiro se utilizado para realizar uma atividade que dê dinheiro (por exemplo, vender algo, trabalhar, etc.)

31. Meter o bedelho.



ORIGEM
Bedelho tem dois significados principais. A palavra designa a pequena tranca posicionada na horizontal entre os batentes de uma porta ou janela, de forma a permitir que ela seja fechada ou aberta, e também um trunfo pequeno, insignificante, em um jogo de cartas. Diz-se que esse segundo significado estaria mais relacionado com a origem da expressão. Quando uma pessoa "mete o bedelho" em algo, ela geralmente dá uma opinião intrometida, insignificante, sem importância. O mesmo acontece no jogo de cartas. Um bedelho usado é praticamente uma carta forçada; não faz muita diferença no jogo e, por isso, é irrelevante.
SIGNIFICADO
“Meter o bedelho” significa intrometer-se em um assunto que não diz respeito a si próprio ou dar opinião onde não foi chamado.

32. Dar a mão à palmatória.



 ORIGEM
A palmatória é um antigo objeto de madeira formado por um cabo onde uma das extremidades é mais larga e geralmente arredondada. Antigamente, ela era utilizada pelos professores para bater na palma da mão de alunos como forma de discipliná-los. Quando os alunos estavam errados, eles estendiam um dos braços com a palma da mão voltada para cima de modo que o professor pudesse bater nela utilizando a palmatória.
A origem da expressão faz alusão à antiga metodologia utilizada por professores, onde os alunos, ao admitir um erro, literalmente davam a mão à palmatória.
SIGNIFICADO
“Dar a mão à palmatória” significa “confessar ou admitir um erro”; “reconhecer que não tem razão”.

33. Pagar o pato.



ORIGEM
Num conto do italiano Giovanni Bracciolini (1380-1459), um camponês vende um pato a uma mulher em troca de sexo. O rapaz, insaciável, quer mais, mas ela se nega. Aí chega seu marido, perguntando qual o motivo da discussão. Para escapar, o camponês diz que faltam 2 vinténs para completar o pagamento. Preocupado com o jantar, o corno literalmente paga o pato.
SIGNIFICADO
Sofrer consequências de algo, ser enganado ou seja fazer papel de bobo ou ser usado por alguém, principalmente pagando por aquilo que não deve ou sendo responsabilizado por algo que não fez. Pode também ser usada para demonstrar que uma pessoa pagou por alguma coisa que não usou/comprou ou por algo que apenou beneficiou outra pessoa.

34. Bicho de sete cabeças.



ORIGEM
Vem da história mitológica dos 12 trabalhos de Hércules. Um deles era matar a hidra, uma serpente de sete cabeças que ficava em Lerna, um pântano da Grécia. Além de o bicho ser assustador por si só, cada vez que uma cabeça dele era cortada, duas apareciam no mesmo lugar.
 SIGNIFICADO
 Problema sério. Usa-se a expressão diante de uma situação que seja complicada ou de difícil solução. 

35.Fazer uma vaquinha.



ORIGEM
Na década de 20, a torcida do time carioca Vasco da Gama bolou um novo jeito de incentivar os jogadores: caso o time vencesse, os atletas levavam 10 mil réis ou “um coelho” (animal correspondente no jogo do bicho), coletados entre os torcedores. No caso de vitória importante, o prêmio era 25 mil, uma “vaca”. 
SIGNIFICADO
 Unir-se para arrecadar dinheiro ou seja,juntar dinheiro com a ajuda de várias pessoas com a intenção de atingir um determinado objetivo ou comprar alguma coisa.

36.Tirar o cavalinho da chuva.



ORIGEM
Vem dos tempos em que o cavalo era o principal meio de transporte. Se não tivesse a intenção de demorar, o visitante deixava o animal desprotegido na frente da casa. Porém, às vezes, o anfitrião o convidava para ficar mais, falando para o amigo abrigar melhor o bicho com a frase “Pode tirar o cavalo da chuva”. Ou seja: “Desista dessa ideia de ir embora”. 
SIGNIFICADO
 Ordem para desistir de fazer algo ou seja,desistir de alguma coisa, abandonar pretensões, perder as ilusões.

37. Bode expiatório.



ORIGEM
Vem de um ritual da tradição judaica, o Yom Kipur (Dia da Expiação). Durante ele, acreditava-se que uma boa forma de se livrar dos pecados consistia em depositá-los simbolicamente em um bode, que depois era abandonado à própria sorte para morrer no deserto. Assim, todos estariam livres. Outra versão conta que eram usados dois bodes: o primeiro era sacrificado e o outro atirado de um precipício. 
SIGNIFICADO
Quem leva a culpa pelo que não fez, muito usada quando alguém é acusado de um delito que não fez, ou que não foi o idealizador.

38.Tempo de vacas gordas e vacas magras.



ORIGEM
Tem origem na Bíblia, na história de José, filho de Jacó. Levado ao Egito por mercadores de escravos, ele interpretou um sonho do faraó em que sete vacas gordas eram devoradas por sete vacas magras. Na sua interpretação, isso significaria sete anos de prosperidade seguidos por sete anos de problemas na economia. 
SIGNIFICADO – Período de prosperidade/crise ou seja, provavelmente, terá que lidar num determinado momento com pesadelos de relações públicas ou gerenciamento de algo e em momento as coisas prosperam e caminham para o sucesso. É preciso sobreviver as vacas magras para garantir-se nas  vacas gordas.

39. A cobra vai fumar.



ORIGEM
A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na 2ª Guerra Mundial na Europa, tinha um símbolo inusitado: uma cobra verde fumando um cachimbo. O desenho foi uma resposta à provocação de um jornalista do Rio de Janeiro, que disse que era mais fácil uma cobra fumar que o Brasil entrar na guerra.
SIGNIFICADO
 Algo  difícil de ser realizado e se acontecer sérios problemas podem surgir.Também serve como algo importante está prestes a acontecer.

40.Espírito de porco.



ORIGEM
Essa expressão está ligada à fama de que porcos são impuros e demoníacos, que vem desde os livros do Antigo Testamento. Além disso, em uma história do Evangelho de São Marcos, no Novo Testamento, Jesus permitiu que espíritos ruins que haviam possuído um grupo de humanos fossem transferidos para uma vara de porcos.No período da escravidão, a má reputação do porco foi reforçada pela crendice de que o espírito de um porco entrava no corpo de quem o matou, causando tormentos até o fim de seus dias.
 SIGNIFICADO
 Esse ditado é utilizado para se referir a uma pessoa cruel, ranzinza, que se especializa em complicar situações ou em causar constrangimentos.Alguém malicioso ou que só atrapalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário