Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 22 de setembro de 2009

De Florianópolis para Guiné Bissau!!!


Pe. Lúcio Espíndola dos Santos..nosso querido padre Lúcio,que é um exemplo de religiosidade,fundou a Capela Nossa Senhora dos Navegantes -Biguaçu,na qual sou catequista . Tornou-se o primeiro padre diocesano brasileiro associado ao P.I.M.E para uma missão“ad-gentes”, em Empada, na Guiné-Bissau (África).



O que é o P.I.M.E ?

O P.I.M.E. contribuiu para a fundação de inúmeras dioceses numa atitude de serviço missionário às Igrejas locais. Ultimamente, recebe também vocações locais, na Índia, Estados Unidos, no Brasil, para ajudar essas comunidades a se abrirem à dimensão missionária universal.
O P.I.M.E. nasceu na Itália como expressão missionária daquela Igreja, que não queria ficar fechada só sobre seus problemas, mas desejava abrir-se para contribuir para a evangelização do mundo inteiro.
Pe. Lucio, conhece bem o PIME.Seu primeiro contato foi com o Pe. José Negri, hoje bispo auxiliar em Florianópolis. Mas entendeu melhor o Instituto, através do padre Paulo De Coppi, do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), do qual ele ainda está à frente. Na condição de diretor espiritual no seminário de Azambuja, Pe Lucio manteve inúmeros contatos com seminaristas do P.I.M.E, em Brusque. Quando o P.I.M.E completou 150 anos de fundação (em 2000), foi concedida a ele uma placa comemorativa .

Vida abençoada de Pe. Lucio










Nome : Lúcio Espindola dos Santos. Natural de Palhoça – SC, onde foi ordenado sacerdote diocesano aos 26 anos.
Trabalha na arquidiocese de Florianópolis há 28 anos.
Trabalhou nas paróquias,seminários e durante seis anos trabalhou na diocese de Barra – BA, através do projeto Igrejas Irmãs, que mantém uma paróquia conveniada com sua arquidiocese.

Seu despertar para as Missões:

Seu desejo veio lentamente...aos 13 anos,durante um retiro no seminário ,sentiu um impulso missionário após a pregação e em seguida falou com o pregador que o orientou a ter calma que um dia Deus o chamará e mostrará o caminho na hora exata.
Algum tempo depois,ainda trabalhando na Bahia,participou do congresso Latino- americano,em Belo Horizonte o COMILA 5..Durante esse congresso, finalmente amadureceu a idéia de ir para as missões ad gentes ,entretanto era só mais uma linda idéia!
Depois retornando a Santa Catarina,retomou o contato com o Pe De Coppi,estudou mais profundamente as origens da igreja e a Redemptores Missio.Concluiu que a arquidiocese deveria se abrir as missões ad gentes.Então colocou-se a disposição do arcebispo,até por escrito, para representar a diocese em Missões Alem – fronteiras; o conselho aceitou e agora segue suas missões.

A missão!

Pe. Lucio afirma que seu amigo P. Pedro Zilli, bispo brasileiro do P.I.M.E em Bafatá, na Guiné Bissau, precisa com urgência de ajuda. Naquela diocese, onde só 7% da população é cristã, não falta trabalho. Então, é lá que será sua missão. Assim mesmo, será obrigado a falar, além do português, que é a língua oficial, o italiano, o francês e uma ou outra língua local.

“ sonho, a partir da experiência feita, em abrir uma frente missionária que, devagarzinho, a arquidiocese assuma, porque não tem mais retorno. Todo mundo pede, a Igreja pede, Cristo pede. A idéia é criarmos tradição entre as dioceses irmãs, porque é um sinal da maturidade da Igreja diocesana”. Pe. Lucio

Nenhum comentário:

Postar um comentário