Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OS TRÊS PORQUINHOS...(Hora do conto na escola)

Projeto  Hora do Conto:
                                OS TRÊS PORQUINHOS

    Questão desencadeadora: Livro “Os Três Porquinhos”
            Conhecendo a história ”Os três porquinhos”
             

          Objetivos Estimular a criatividade,sensibilidade, curiosidade e imaginação;
   •    Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
   •    Estimular a linguagem oral;

     Matemática
          As atividades matemáticas devem  explorar  uma variedade de idéias  relativa a números conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, como histórias, jogos e brincadeiras que envolvam a contagem   e que possibilitem desenvolver o raciocínio lógico.

Contagem e recitação:
Após contar a história,
·       Explorar quantos são os porquinhos da história;
·       Distribuir os fantoches/figuras dos três porquinhos no chão e pedir para uma  criança contar apontando o dedinho para cada fantoches.
·       E quantos lobos?

Educação sensorial:

Visual
       Observar as gravuras da história, cores das roupas, e outros detalhes (árvores, passarinhos);
       Apagar a luz da sala e com o auxílio de uma lanterna apontar o fecho/foco de luz para a gravura (porquinho, lobo...) e pedir para a criança falar o nome do desenhos/personagem.

Auditiva/ tátil
      Explorar diferentes texturas  das casinhas (palha, pedrinhas, madeira) e sons dos porquinhos (ronc...ronc...)

Seriação
       Distribuir figuras dos três porquinhos no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar        com elas.
       Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor?
(Nessa idade e natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4 anos.)
      Para o maternal 1 é apropriado trabalhar com caixinhas de madeira de vários tamanhos.
      Deixar a criança manusear e encaixar uma dentro da outra;
      Empilhar as caixinhas;
      Ordenar as caixinhas;
      Sugerir que a criança coloque uma caixa maior dentro da menor e observar a sua reação.
    
  Dramatização
 Fazer a dramatização da história e fazer a contagem das crinças/porquinhos;
       Colocar  os personagens em sequência e comparar tamanhos;
        Pedir para ficar um personagem atrás do outro e  perguntar qual é o primeiro...o último;  qual está na frente ...está atrás...

Cantar
      Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau-------Bis

CULMINÂNCIA: Apresentação do teatrinho os três porquinhos e exposição de maquete desenvolvidas com os alunos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação dar-se-á através da observação do comprimento e interesses das crianças no decorrer do projeto. A oralidade também será o foco da avaliação em situações de “rodinha” onde as crianças poderão demonstrar a aprendizagem construída pala troca de conhecimento e conversa sobre o assunto, além de dobraduras e apresentação de teatro

   



Atividades  variadas(pré e maternal)




















Mascaras


Painéis






Lembrancinhas




Nenhum comentário:

Postar um comentário