Projeto Hora do Conto:
OS TRÊS PORQUINHOS
Questão desencadeadora: Livro “Os Três Porquinhos”
Conhecendo a história ”Os três
porquinhos”
Objetivos: Estimular
a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação;
• Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
• Estimular a linguagem oral;
• Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
• Estimular a linguagem oral;
Matemática
As
atividades matemáticas devem explorar uma variedade de
idéias relativa a números conservando o prazer e a curiosidade. Para
isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, como histórias, jogos e
brincadeiras que envolvam a contagem e que possibilitem
desenvolver o raciocínio lógico.
Contagem e recitação:
Após contar a história,
· Explorar
quantos são os porquinhos da história;
· Distribuir
os fantoches/figuras dos três porquinhos no chão e pedir para
uma criança contar apontando o dedinho para cada fantoches.
· E
quantos lobos?
Educação
sensorial:
Visual
Observar as
gravuras da história, cores das roupas, e outros detalhes (árvores,
passarinhos);
Apagar a luz da
sala e com o auxílio de uma lanterna apontar o fecho/foco de luz para a gravura
(porquinho, lobo...) e pedir para a criança falar o nome do desenhos/personagem.
Auditiva/ tátil
Explorar diferentes texturas das casinhas
(palha, pedrinhas, madeira) e sons dos porquinhos (ronc...ronc...)
Seriação
Distribuir figuras dos três porquinhos
no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.
Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior?
E menor?
(Nessa idade e natural não conseguir seriar, segundo Piaget
a seriação ocorre a partir dos 4 anos.)
Para o
maternal 1 é apropriado trabalhar com caixinhas de madeira de vários tamanhos.
Deixar a
criança manusear e encaixar uma dentro da outra;
Empilhar as
caixinhas;
Ordenar as
caixinhas;
Sugerir que a criança coloque uma caixa maior dentro da
menor e observar a sua reação.
Dramatização
Fazer a dramatização da história e fazer a contagem
das crinças/porquinhos;
Colocar os personagens em sequência e
comparar tamanhos;
Pedir para ficar um personagem atrás do outro
e perguntar qual é o primeiro...o último; qual está na
frente ...está atrás...
Cantar
Quem tem medo do Lobo
mau, Lobo mau, Lobo mau-------Bis
CULMINÂNCIA: Apresentação do teatrinho os três porquinhos e exposição de
maquete desenvolvidas com os alunos.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação dar-se-á através da observação do comprimento e interesses das
crianças no decorrer do projeto. A oralidade também será o foco da avaliação em
situações de “rodinha” onde as crianças poderão demonstrar a aprendizagem
construída pala troca de conhecimento e conversa sobre o assunto, além de
dobraduras e apresentação de teatro
Nenhum comentário:
Postar um comentário