Blog da Cidha Cunha

sábado, 30 de outubro de 2010

Arte pode ser feita com qualquer coisa. É só ter uma ideia legal.

ESCULTURA EM PAPEL ALUMINIO


As turmas da 3ª e 4ª series, (301e 405),se encantaram com essa aula de Artes do dia 29/10/2010.

Nesta aula,foi trabalhado o conceito de ESCULTURA:


ESCULTURA - Esse trabalho de talhar ou modelar, possibilita ao escultor sentir o seu caminho/percurso de criação e descoberta pessoal, dirigindo-se pela forma tomada/encorpada na matéria, na qual suas mãos obedecem aos pensamentos próprios e às possibilidades do material, numa atitude de respeito e encantamento. Assim, o cortar e o esculpir num processo escultórico é dar forma a um bloco, a um todo bruto que se apresenta de forma autônoma e deixa-se revelar na ênfase da função expressiva. (LELIS, Soraia Cristina Cardoso. Poéticas Visuais em construção – o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais, 2004, UNICAMP, Campinas - SP, p. 112)


Mesmo com somente 45 minutos de aula,foi possível os alunos trabalharem a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras; onde todos exercitaram a prática da escultura em papel alumínio.

Disponibilizei rolos de papel alumínio e recomendei aos alunos que fizessem a construção de corpos humanos,objetos ou animais na tridimensionalidade, buscando modelar/esculpir o objeto sem recortes ou emendas,tampouco usando cola, durex, fita crepe ou grampeador. só as mãos e o papel aluminio.

Fazer arte é coisa que a gente começa a fazer bem cedo. Segundo o artista francês Auguste Rodin (se diz “Rodan”) gostava de fazer esculturas com a massa do pão que a mãe fazia. E ele acabou se tornando um dos artistas mais famosos da História.

Foi muito legal ,uma aula diferente e descontraída.

E.E.B.Profª Emerita Duarte Silva e Souza / Biguaçu

Trabalho com as turmas de 1ª á 8é série .(matutino e Noturno)


Nenhum comentário:

Postar um comentário