Por meio de linguagem simbólica dos
contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo
exterior para seu mundo interior, aprendendo valores,refletindo sobre suas
ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade,sua expressão e
linguagem.Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e
partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e
vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e
elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças
se encantam. Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura.
OBJETIVOS
- Habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas;
- Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
- Incentivar o trabalho em equipe;
- Estimular a criatividade;
- Promover o hábito de leitura.
A literatura infantil e principalmente os contos de fadas,podem ser usados para ajudá-los a reconhecer o mundo em que estão inserido e com o qual divide seus ganhos e suas perdas,seus valores morais e éticos ou simplesmente ensiná-los e motivá-los ao prazer de ler.
O conto de Fadas projeta o alívio de todas as pressões prometendo uma solução: "Felizes para sempre".
PÚBLICO ALVO
1ª á 4ª Série do Ensino Fundamental
CONTOS SUGERIDOS
JOÃO E MARIA
AS DOZE PRINCESAS
CINDERELA
O GATO DE BOTAS
BRANCA DE NEVE
A PEQUENA SEREIA
A BELA ADORMECIDA
RAPUNZEL
A BELA E A FERA
O SOLDADINHO DE CHUMBO
A PRINCESA E O SAPO
OS TRÊS PORQUINHOS
CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS...
ATIVIDADE COLETIVA
Escolha uma das estórias publicadas e conte-a a seus alunos (se
possível, faça uma “leitura dramatizada”).
Discuta a estória com a classe. Há palavras desconhecidas? Há
passagens que não ficaram claras? Explore a narrativa com os
alunos até que não restem dúvidas.
Organize as crianças em grupos e peça que cada um represente a
estória de uma forma diferente: pode ser por meio de desenho,
montagem das personagens em massinha, dramatização, colagem,
pintura, etc. Promova uma exposição dos trabalhos dos alunos. Registre com fotos.
SUGESTÃO DE MÚSICA PARA APRESENTAÇÃO
Era uma vez - Sandy e Junior e Toquinho -
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
REFRÃO
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia
(2x)
DICAS:
# A maioria dos contos de fadas são,por esse motivo aparecem nos contos : castelos,reis, príncipes, etc.
# Seria interessante contar às crianças que, na época em que esses contos foram escritos, há muitos e muitos anos, a vida era bastante diferente... Peça que descubram, nos contos,pistas de como era a vida das pessoas naquela época.
# Para aqueles que ainda não são alfabetizados podem levar a história impressa para casa, (para que alguém da família leia para eles).
# Pergunte às crianças que elementos se repetem nos contos lidos (fadas, bruxas, princesas, príncipes, reis, castelos...) e ajude-as a construir, a partir desses elementos, o conceito de contos de fadas.
# Você também pode levar a turma até a biblioteca da escola para que os alunos escolham outros contos de fadas para lerem.Caso haja termos utilizados nos contos que as crianças desconheçam, motive-os a pesquisar seu significado. Anote todos (use e abuse do dicionário com os alunos).
# Peça aos alunos para escolherem um dos contos lidos. Sugira que reescrevam a história, em conjunto (a turma toda), mudando o final, acrescentando ou eliminando personagens, trazendo a história para a atualidade, etc.
O projeto envolve todas as disciplinas!
ATIVIDADES VARIADAS
Sugestão para o 3º e 5º anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário