Blog da Cidha Cunha

sábado, 20 de março de 2010

Procissão do Senhor Jesus dos Passos em Florianópolis/2010

Senhor Jesus dos Passos!!!
A imagem originalmente era destinada a uma igreja da cidade do Rio Grande – RS. O barco que a trazia fez escala, para abastecimento de víveres, na antiga Desterro (Florianópolis).

Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido à fortes tempestades em alto mar, a imagem ficou em Desterro. Estas tempestades inesperadas foram tomadas pela tripulação do barco como sinal divino de que era desejo da imagem permanecer na Desterro, onde já havia recebido tantas visitas e pedidos de bênçãos e graças de devotos que a ela recorreram nos dias em que permaneceu no porto.

No passado comentava-se que a imagem movia a cabeça, os olhos e a língua, o que a transformava na imagem de um homem vivo. Como esses movimentos atemorizavam os fiéis, eles foram travados.
A Procissão!
Hoje(20/03/2010) acontece a grande manifestação de fé, as 20horas com a realização da procissão para levar a imagem do Senhor Jesus dos Passos, da capela Menino Deus para a Catedral.No domingo as 16h haverá procissão do encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora da Dores.
Grande é o número de populares e autoridades que acompanham a secular Procissão. Integram o cortejo pessoas da comunidade representando as figuras de José de Arimatéia, Nicodemus, São João, Maria Mãe de Jesus, Maria Madalena, Simão Cirineu, Três Beús e a Verônica, que acompanharam Cristo em direção ao Monte Calvário.
Junto ao cortejo verifica-se, também, a presença de pessoas "pagadoras de promessas", numa comovente atitude de fé e amor ao Senhor Jesus dos Passos. No decorrer da Procissão, acontecem algumas paradas, chamadas de "estações da Via Crucis". É neste momento que Verônica canta anunciando a dor de Cristo. Após o canto, a matraca (instrumento de madeira e ferro) é tocada e o seu som é o sinal para dar prosseguimento ao cortejo.

Ao atingir a Catedral Metropolitana, dá-se o comovente "Encontro" das duas imagens: Nosso Senhor Jesus dos Passos - o Filho - e Nossa Senhora das Dores - a Mãe, de onde é proferido o "Sermão do Encontro" por autoridade eclesiástica especialmente convidada. Após este ato, as duas procissões se unificam e seguem em direção à Capela do Menino Deus, no Morro da Boa Vista, simbolizando o Monte Calvário.

O Encontro "Mãe e Filho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário