Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 5 de março de 2010

Apresentando os Números para a turminha:

Para as crianças,a apresentação deve ser o mais simples o possível, já que quando se trata de matemática,surge aquele "medinho".Por isso deve ser de forma mais clara e objetiva , pois, para os pequenos que estão apenas começando ficam um pouco assustados com tanta informação e formalidades.
Seria legal começar com:
*Numa roda de conversa,mostre que os números fazem parte da vida de todos. Questione com os alunos, para descobrirem entre si,a idade, o número da camiseta, sapato ,número da casa onde mora, telefone,quantos alunos há na sala, quantos meninos e quantas meninas etc...
Dando continuidade,explique que os números são representados de maneira bem simples, em forma de desenho e escrita...ex: o numero um escrito>>(um) /desenho(1)
*Cante uma música(pra descontrair) que fale dos números(Os Dedinhos é bem conhecida pela criançada) é muito boa, pois além de ajudá-los a contar na ordem exata dos algarismos é divertida e conta com a participação de todos.
*É possível também fazer atividades de colagens...recortar uma unidade...representando o numero ao lado ,ex: recorte uma flor..escreva ao lado um (1).
*Sugiro que para começar a gravar a quantidade use atividades do tipo =>desenhe o que se pede:
>>>1bola/3peixinhos/5pipas ...e assim sucesssivamnete até dez!
=>escreva os vizinhos>>>....(5).... .....(8)....
não esquecendo...cada vez que for mostrado um número...ter a imagem dele ...em cartaz ou mesmo em e.v.a ,para ficar na parede ou em algum lugar visivel na sala!
Obs: espero que o resultado seja satisfatório..pois eu mesma fiz com meus alunos..e foi maravilhoso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário