Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 3 de março de 2010

Atividades sobre o Dia Internacional da Mulher

Atividade para o Dia Internacional da Mulher
Em roda de conversa :o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
• Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si..
Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos.

.Ler ou contar a historia como surgiu o dia internacional da mulher:

.Sugerir um desenho (ilustrar a história),e montar um cartaz.
.Pesquisar com os alunos figuras de mulheres e colar junto ao cartaz.

.Fazer um ACRÓSTICO com a palavra MULHER,colocando qualidades.
.


: TEXTO INFORMATIVO

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Durante o Congresso Internacional de Mulheres, realizado em 1919, na cidade de Copenhague, Dinamarca, essa data foi escolhida e oficializada como o dia ideal para o Dia Internacional da Mulher em homenagem ao assassínio de 129 mulheres, que foram queimadas em resposta a uma greve realizada na fábrica têxtil Cotton, em Nova York, em 8 de março de 1857.

O motivo da greve era um protesto contra uma jornada diária de 16 horas de trabalho, aliada a baixos salários. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, Como resposta à manifestação, os patrões ordenaram que fosse ateado fogo no prédio onde essas mulheres se encontravam e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário