Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 3 de julho de 2018

SÃO TOMÉ - 03 de Julho -

SÃO TOMÉ - 03/07


São Tomé era israelita e foi um dos doze apóstolos de Jesus. São três as grandes passagens do apóstolo Tomé no livro Sagrado. A primeira é quando Jesus é chamado para voltar à Judéia e acudir Lázaro. Na segunda passagem, É ele quem pergunta a Jesus, durante a Última Ceia, sobre o caminho que conduz ao Pai: “Senhor (diz Tomé), não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Diz-lhe Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. E a terceira, foi quando todos lhe contaram que o Cristo havia ressuscitado. Tomé disse que só acreditaria se visse nas mãos do Cristo o lugar dos cravos e tocasse-lhe o peito dilacerado. Jesus lhe apareceu e disse: “Põe o teu dedo aqui e vê minhas mãos!… Não sejas incrédulo, acredita!”
HISTÓRIA
Origens
Tomé foi um dos doze Apóstolos escolhidos por Jesus (Marcos 3, 18; Mateus 10, 3) Era judeu, da Galiléia e provavelmente pescador. Seu nome aparece onze vezes no Novo Testamento. Tomé ou Tomás, significa “gêmeo”. No grego, a palavra equivalente é Didymus. Isto nos faz supor que ele tinha um irmão gêmeo. Ele acompanhou Jesus como discípulo durante os três anos de vida pública do Mestre. Após a morte de Jesus, Tomé estava entre os Apóstolos que receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes. Depois disso, sabe-se que ele foi pregar o Evangelho na Índia.
A Dúvida de São Tomé
A memória de São Tomé está fortemente relacionada ao fato de ele ter duvidado de seus companheiros, quando estes lhe afirmaram terem visto Jesus ressuscitado (João 20, 24-29). Ele quis “ver para crer”. Neste sentido, ele representa a cada um de nós quando passamos por momentos de dúvida. Por outro lado, sua dúvida nos ajuda a entender que Deus não rejeita a necessidade de certeza, mas elogia aqueles que “creem sem terem visto”. Porém, que possamos nos inspirar também no seu testemunho de fé quando a verdade se apresenta.
Tomé no Novo Testamento
O nome de Tomé aparece onze vezes no Novo Testamento
Três passagens
O Evangelho de São João apresenta três passagens importantes onde Tomé se torna protagonista, revelando um temperamento melancólico, pessimista e para quem tudo tem que ser muito esclarecido.
A primeira delas é quando emissários de Lázaro, amigo de Jesus, pede que o mestre vá curar Lázaro que está doente. Jesus estava sendo perseguido pelos líderes judeus. Então Tomé diz: “Vamos também nós, para morrermos com ele” (Jo 11,16).
A segunda intervenção importante de Tomé, mostra, mais uma vez, seu pessimismo, mas dá a Jesus a oportunidade de fazer uma de suas revelações mais importantes: “Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? Ao que Jesus respondeu: Eu sou o Caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14,5-6)
E a terceira passagem, como vimos, foi quando Tomé duvidou da ressurreição de Jesus e quis “ver para crer” (Jo 20, 24-29). A incredulidade de São Tomé transformou-se numa das provas da ressurreição de Cristo, pois, foi atestada por um cético.
O Apóstolo
Após a ressurreição de Cristo e a vinda do Espírito Santo em Pentecostes, Tomé, como todos os outros apóstolos, saiu para pregar o Evangelho onde Deus o levasse. Sabe-se que ele anunciou a Boa Nova entre os partas, os medos e os persas. A Tradição aponta também que foi ele quem levou o Evangelho pela primeira vez à Índia. Lá, foi perseguido por líderes religiosos
Missionário e mártir na Índia
Os católicos de Malabar, na Índia, cultuam São Tomé há dois mil anos. A Tradição local conservou a história de São Tomé como evangelizador daquele local. Conservam também a história de seu martírio através dos hindus, que o feriram mortalmente com lanças por causa do poder de sua pregação. Com efeito, a pregação de São Tomé converteu a muitos na região e nasceu ali uma fervorosa comunidade cristã que dura dois mil anos.
Comprovação
Documentos antiquíssimos atestavam a ida de São Tomé para a Índia e seu martírio através de lanças. Muito mais tarde, no Século XVI, quando os portugueses chegaram àquele país, descobriram a cripta onde está sepultado o corpo de São Tomé, bem como suas relíquias, um pouco de sangue coagulado e um pedaço de uma lança que o feriu de morte. São Francisco Xavier, também no Século XVI encontrou a herança cristã deixada por São Tomé na Índia.
Milagre da Tsunami
No ano de 2004 um fato mexeu com toda a região. Em dezembro deste ano, como foi noticiado, uma terrível tsunami devastou totalmente a região. Porém, a Igreja de São Tomé onde se conversam suas relíquias, ficou intacta. Uma tradição local conta que São Tomé fincou um poste em frente ao local onde fica a igreja, afirmando que as águas do mar jamais ultrapassariam aquela marca. O poste se conserva até hoje e fica em frente do local onde, mais tarde, construiu-se a igreja dedicada a ele. Por causa disso, alguns sacerdotes hindus da região decidiram não mais perseguir os cristãos do local.

SIMBOLOS
O manto marrom de São Tomé
O manto marrom de São Tomé fala-nos sobre a humildade do santo. Sua humildade propiciou sua "volta" para Cristo. Se ele tivesse permanecido com o coração duro, cético e fechado, sua história teria tomado um rumo muito diferente. Mas ele foi humilde e reconheceu seu erro. Sua profissão de fé "Meu Senhor e meu Deus" é testemunha de sua humildade.
O livro na mão direita de São Tomé
O livro na mão direita de São Tomé significa sua missão de vida: pregar o Evangelho de Jesus Cristo; contar para todos sua experiência com o Mestre e seu caminho da dúvida para a fé, das trevas para a luz. São Tomé pregou o Evangelho no Oriente, especialmente na Índia. Lá, converteu a muitos, realizou vários milagres e renovou a esperança de milhares de fiéis; tudo em nome do livro que está em sua mão direita: o Evangelho, ou seja, a Boa Nova de Jesus Cristo. Mas, por isso também, ele foi martirizado.
A túnica vermelha de São Tomé
A túnica vermelha de São Tomé simboliza o sangue de Cristo e o próprio sangue de São Tomé, que morreu mártir por causa de seu anúncio do Evangelho. Chegando á região do atual Estado de Kerala, na Índia, São Tomé dedicou-se a pregar o Evangelho ao povo. Vendo que ele convertia muitos ao cristianismo pelo poder de suas palavras, sacerdotes hindus decidiram mata-lo, caso ele não renegasse a fé em Cristo. Como ele não renegou Jesus, foi morto.
A lança de São Tomé
A lança na mão esquerda de São Tomé mostra-nos a forma como ele foi martirizado: a lançadas. Assim, aquele que duvidara da ressurreição de Cristo, entregou sua vida por anunciar que Jesus estava vivo e atuante. Mas seu testemunho deixou uma semente cristã na Índia. Na região onde ele pregou o Evangelho foram construídas sete igrejas e o cristianismo ainda persiste firme, cercado por várias outras crenças.
Milagre
Uma das igrejas de Kerala foi construída diante de poste fixado ali por São Tomé. Na ocasião, São Tomé profetizou que as águas do mar nunca chegariam até ali. E, de fato, no tsunami recente de 2004, quando toda a região foi devastada pelas ondas gigantes, a Igreja de São Tomé, onde estão suas relíquias, permaneceu intacta. As águas chegaram somente até o poste fixado pelo santo.

Oração a São Tomé
Ó Apóstolo São Tomé,
Experimentaste o desejo de querer morrer com Jesus,
Sentiste a dificuldade de não conhecer o Caminho, 
E viveste na incerteza e na obscuridade da dúvida, no dia de Páscoa.
Na alegria do encontro com Jesus Ressuscitado,
Na comoção da fé reencontrada, 
Num ímpeto de terno amor, exclamaste: 
"Meu Senhor e meu Deus!" 
O Espírito Santo, no dia de Pentecostes,
Transformou-te num corajoso missionário de Cristo, 
Incansável peregrino do mundo,
Até aos extremos confins da terra. 
Protege a tua Igreja, a mim e à minha família
E faz com que todos encontrem o Caminho, a Paz e a Alegria
Para anunciar, com paixão e abertamente, 
Que Cristo é o único Salvador do Mundo, ontem, hoje e sempre.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário